Espaço para comentar notícias, falar sobre o cotidiano, política, comunicação, e a cultura que nos leva a ser quem somos. Ou será o contrário?

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Porto Alegre com problemas na programação do FSM


Está difícil de engrenar a programação de Porto Alegre no site oficial do FSM 2010. Ainda não entendi onde é o furo da bala, já que a diversidade político-partidária da organização é bem diversa. Ou talvez seja só bagunça de início de evento, mesmo, e felizmente (parece) as coisas mais "sérias", que tem atenção da mídia e trazem celebridades, estão correndo normalmente. Agora, mesmo sendo público e notório que a prefeitura está priorizando (imagina se não estivesse, na usina não sabem nem dizer o horário de funcionamento...) outros eventos que vem por aí, como a Copa, uma atualização de site não dá para dizer que é algo que vá afundar os cofres públicos, depois de tudo montado. Os jornais publicam - o que sai mais caro - os anúncios de shows, etc, então no site entrariam as palestras, exposições, oficinas, etc. Mas, não adianta. E, o pior, é que tempo houve. E, pior ainda, é ver que foi feito material gráfico de várias páginas para fazer propaganda durante o Fórum, mas não foi impressa a programação. Quer dizer, se era para gastar com impressão, porque não fazer logo tudo junto, e aproveitar melhor o material? Só os #Fofos sabem. Afinal, as demais cidades da Grande POA estão com a programação lá, em html, pdf ou ambas.




Outro mistério é como é que os colegas conseguem fazer matéria sobre o Fórum se não colocam os fones da tradução simultânea e não prestam atenção nas falas, nem todas em inglês ou espanhol ou outros idiomas ocidentais. Dão razão aos que dizem que o maior defeito do jornalista é não ouvir. Quase ninguém com os fones, embora a maioria retirasse. Muitos só olhando para o próprio notebook, e as famosas perguntas que acabaram de ter a resposta dada acabam acontecendo muito. Uma pena, tanto para o repórter que perde a oportunidade tanto de ser mais rápido como de aproveitar falas com conteúdo - ou de discordar delas - como para o jornalismo em si. Acabamos dando munição a quem diz que não é necessário o diploma.




Nenhum comentário: