Espaço para comentar notícias, falar sobre o cotidiano, política, comunicação, e a cultura que nos leva a ser quem somos. Ou será o contrário?

quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Tradições quilombolas em exposição no Gasômetro


A exposição Quilombolas - Tradições e Cultura da Resistência chega a Porto Alegre depois de visitar 15 outras cidades brasileiras e oito da América Latina. A abertura é nesta sexta-feira (08), no Centro Cultural Usina do Gasômetro - Galeria dos Arcos. O trabalho em negativo convencional preto-e-branco tratado digitalmente, do documentarista André Cypriano, é resultado da pesquisa de campo em 11 comunidades negras remanescentes dos quilombos no Brasil. A exposição pode ser "levada para casa" em livro homônimo disponível nas melhores livrarias (R$ 65 a 75).

A mostra pretende divulgar a realidade das comunidades quilombolas brasileiras e incentivar o diálogo entre as comunidades afrodescendentes de cada região do país por onde passa, dando-lhes visibilidade e enfatizando as questões sociais, culturais, reconhecimento e participação social.

A exposição, que em Porto Alegre tem o patrocínio da Petrobras, é composta por 27 fotografias em preto-e-branco, no formato 50 cm x 75 cm; sete fotografias panorâmicas, no formato 40 cm x 110 cm, seis fotografias em preto-e-branco 30 x 40 cm, dois mapas, cinco painéis de textos e legendas.

Desde 2007, a mostra já circulou por 15 cidades brasileiras e oito da América Latina (Assunção, Buenos Aires, Montevidéu, La Paz, Lima, Bogotá, Quito e Caracas). A curadoria da exposição é de Denise Carvalho, produtora cultural e diretora da Aori Produções Culturais, empresa realizadora do projeto. O material original faz parte do livro Quilombolas - Tradições e cultura da resistência, com fotografias de André Cypriano e pesquisa de Rafael Sanzio Araújo dos Anjos.


Exposição Quilombolas - Tradições e Cultura da Resistência
Local: Centro Cultural Usina do Gasômetro Galeria dos Arcos
Av. Pres. João Goulart, 551 - Porto Alegre
(51) 3289-8133 / 8135
Abertura: 8 de janeiro de 2010, às 19h
Visitação: De 9 de janeiro a 7 de fevereiro de 2010
Terça a domingo das 10h às 22h
Entrada gratuita

__________________________________________
http://www.escrivinhadoradenoticias.blogspot.com
http://twitter.com/leticiacastro79

Nenhum comentário: