Espaço para comentar notícias, falar sobre o cotidiano, política, comunicação, e a cultura que nos leva a ser quem somos. Ou será o contrário?

sexta-feira, 14 de dezembro de 2007

A história das doenças e instituições de saúde

Castro SantosO Museu de História da Medicina do Rio Grande do Sul (Muhm) recebeu nesta segunda-feira à noite o pesquisador da Universidade Estadual do Rio de Janeiro Luiz Antonio de Castro Santos, que apresentou, no Auditório do Hospital Beneficência Portuguesa, a palestra História das doenças e instituições de saúde: encontros e (alguns) desencontros. A introdução e apresentação foi da também pesquisadora Beatriz Teixeira Weber, da Universidade Federal de Santa Maria.

Castro Santos parabenizou, na pessoa da MD. Ana Maria Martins, o Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers), pela iniciativa inédita da criação de um museu. Na sua fala, o pesquisador abordou aspectos históricos e sociológicos da história na área da saúde e das doenças, passando pelo pensamento sanitarista, medicalização, rituais e políticas de saúde.

O evento, que foi gravado, contou com a presença de estudantes e profissionais de diferentes especialidades da medicina, da saúde e da história, entre eles, um pesquisador da Alemanha. A próxima palestra, que segue a proposta de estimular a produção e divulgação da pesquisa e do conhecimento, deve ser realizada em março de 2008, quando os eventos voltam a ser mensais. Os certificados dos participantes estarão disponíveis na próxima semana na Administração do Muhm, na avenida Independência, 270.

Castro Santos (E), e Beatriz WeberPúblico

Documentário "Os caminhos invisíveis do negro em Porto Alegre"

A dica para a próxima semana é no StudioClio, com o documentário "Os caminhos invisíveis do negro em Porto Alegre - a tradição do Bará do Mercado". A direção é da antropóloga Ana Luiza Carvalho da Rocha, e traz os relatos de sete religiosos de matriz africana sobre o fundamento afro-religioso chamado O Bará do Mercado Público, a partir dos percursos e experiências urbanas desses negros na cidade de Porto Alegre.

Conforme a tradição, no centro do Mercado, no meio da encruzilhada que o funda, está 'sentado' o orixá Bará - entidade responsável pela abertura dos caminhos e pela fartura. Uma tradição que remonta ao Mercado como um espaço de reconhecimento e reivindicação da população afro-descendente e da cultura negra da cidade de Porto Alegre.


Após a exibição acontece um debate com Mãe Norinha de Osalà, Bábà Diba de Iyemonjà e Ana Luiza Carvalho da Rocha.

Quando: 19 de dezembro, quarta-feira, às 19h30min
Vagas: 100
Quanto: R$ 10,00
Mais informações: StudioClio - Rua José do Patrocínio, 698, Cidade Baixa, Porto Alegre, fone (51) 3254.7200 ou site www.studioclio.com.br.

quarta-feira, 12 de dezembro de 2007

Exageros

Nada contra quem deseja nivelar por cima a profissão, que exija-se o máximo em termos de atualização profissional e cultura, mas me pergunto o motivo de alguns pré-requisitos colocados por aí.
Exemplo (verídico, pode aproveitar e mandar): "O portal Terra procura jornalista para atuar como redator temporário para a cobertura do Big Brother Brasil 8, da Rede Globo, e demais especiais das editorias Música, Cinema e Personalidades. É indispensável ter conhecimentos de Inglês, e o escolhido vai trabalhar na redação de São Paulo. Enviar texto de autoria própria e currículo para diversao@corp.terra.com.br."
Espera-se que realmente seja para privilegiar possíveis crescimentos na carreira, que essa pessoa faça reportagens com artistas internacionais da música, do cinema, etc. Que não seja apenas para não chegarem rios de currículos aos RHs, ou - o que pode ser ainda pior, pela frustração - que contratem um profissional bom para ficar restrito aos Big Chatos. Chega de desperdício (né, Bial?)!

terça-feira, 11 de dezembro de 2007

Flamenco no SESC

A Companhia e Escola de Flamenco Andrea del Puerto realizam, no próximo dia 12, às 20h e às 21h15min, o espetáculo Café Cantante Pa'Ti', no Teatro do Sesc, que fica na rua Alberto Bins, 665, Centro. Mais informações no site www.andreadelpuerto.com.br. Esta apresentação deverá homenagear a bailarina e idealizadora da companhia, falecida neste ano.

terça-feira, 27 de novembro de 2007

VII Congreso de Archivología del Mercosur, Chile

Na última semana, de 21 a 24, participei do VII Congresso de Arquivologia do Mercosul, no Chile. O evento - apesar de alguns pequenos detalhes, outros literalmente "o fim da picada" - foi muito bom: abordou de diplomática a conservação, passando por gestão, arquivos públicos, privados, particulares, memória e patrimônio.

Orla de Viña del Mar e Castelo Wulff

O cenário é contraditório (ou não!): Viña del Mar é uma cidade relativamente nova, mas cheia de museus e espaços culturais (a preocupação vai além do turismo), e suas construções, embora em estilo clássico, tem cerca de 100 anos. Não que por aqui seja muito diferente. Mas depois de ir a Santiago e da visita ao Museu de Arte Pré-Colombiana, tudo fica muito novinho. Aliás, uma ótima pedida pra quem está indo pra lá, especialmente a exposição temporária sobre a civilização Moche.

Museu de Belas Artes

No Museu de Belas Artes, o destaque fica para a exposição do fotógrafo Robert Frank. E não dá pra ir ao Chile e não ir ao Museu Histórico Nacional. Como tudo é pertinho e o Metro é tudo de bom, não tem problema.

Outra pedida é conhecer as casas do Neruda. La Sebastiana, em Valparaíso, ou as de Isla Negra e de Santiago - todas viraram museus, e a visão delas é incrível.

Por enquanto, fica o "gostinho"...

La Sebastiana

terça-feira, 13 de novembro de 2007

Semana da Consciência Negra: pioneiros do RS são destaque na programação

O Museu de História da Medicina do Rio Grande do Sul (Muhm) apóia a XVI Semana da Consciência Negra, que iniciou neste domingo (11) e segue até o dia 20, data alusiva à morte de Zumbi dos Palmares. Quem participar da programação da semana, poderá conhecer um pouco da história dos primeiros médicos negros do Estado.

Panatiri, à direita, com seus colegas, em 1949Luciano Raul Panatieri
Porto Alegre, 1897 – 1972

Formado pela Faculdade de Medicina de Porto Alegre em 1922, é, conforme os registros, o primeiro médico negro formado no Rio Grande do Sul.

Trabalhou em Rio Pardo e na capital gaúcha. O interesse pela literatura o levou ao Grêmio Rio-pardense de Letras.


Veridiano FariasVeridiano Farias
Rio Grande, 1906 – 1952

Concluiu os estudos secundários aos 36 anos, prestando vestibular para medicina em seguida. Em 1943 foi aprovado, matriculando-se na Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro, conseguindo transferência para Porto Alegre logo em seguida. Durante os anos de estudo trabalhou como chofer e motoneiro de bonde. Formou-se em 1951 e iniciou a vida profissional no Hospital Colônia Itapuã. Faleceu pouco tempo depois.

Mais fotos

Durante a Semana da Pátria. Rio Pardo, 1934. Panatieri, no canto à direita.Durante a Semana da Pátria. Rio Pardo, 1934. Panatieri, no canto à direita.


Veridiano FariasVeridiano Farias

segunda-feira, 5 de novembro de 2007

Levitando na feira

Na próxima terça-feira (06) às 9h, Cláudio Levitan estará na Casa do Pensamento, no Armazém A do Cais do Porto, participando do "Papo-cabeça – Lingüidificadora – Misturando as linguagens numa língua", que integra a programação da 53ª Feira do Livro. No bate-papo, o autor de livros infantis como Pimenta do Reino em Pó (que concorre ao Prêmio Açorianos de Literatura 2007) e O Porão Misterioso (vencedor do Açorianos de melhor livro infantil em 2001) vai falar sobre literatura, música, teatro e as múltiplas possibilidades das artes, e o que faz um autor se tornar multimídia. Ele também participa de outras atividades hoje (05) e amanhã na feira.

Compositor, músico, ilustrador, produtor e diretor de espetáculos cênico-musicais, Levitan está com uma agenda intensa na feira. No dia 30 autografou o livro Tangos e Tragédias em quadrinhos, com Edgar Vasques.

Nesta segunda (05) e na quarta-feira, também participa da programação infanto-juvenil no Teatro Sancho Pança, no Armazém B do Cais do Porto, onde apresenta, atua e canta a Opereta Infantil Pé de Pilão, com texto de Mario Quintana e música própria em parceria com Vitor Ramil e Nico Nicolaiewsky.

Cláudio Levitan está em estúdio em tempo quase integral: além de estar gravando as músicas da Opereta Pé de Pilão para a um cd que garantiu o apoio do Fumproarte, e que deve ser lançado no início de 2008, também grava com os Tripulantes as músicas do Outro Lado B, o novo cd da banda (Levitan e Os Tripulantes).

domingo, 4 de novembro de 2007

Opereta Infantil Pé de Pilão na Feira do Livro

Nesta segunda-feira (05) às 14h e quarta-feira (07) às 10h, o espetáculo que ganhou o troféu Tibicuera 2006 de melhor trilha e se confirmou como um dos maiores sucessos do teatro infantil, misturando teatro, bonecas e musical, poderá ser visto por quem passar pelo Teatro Sancho Pança - Armazém B do Cais do Porto, dentro da programação da 53ª Feira do Livro de Porto Alegre: é a Opereta Infantil Pé de Pilão entrando em cena. Escolas podem agendar a participação na feira desde o turno da manhã, pois a área infantil abre às 9h.

Com texto de Mário Quintana, música de Nico Nicolaiewsky, Vitor Ramil e Cláudio Levitan, e direção de Mário de Ballentti, o grupo de cinco atores-músicos conta e canta a história do menino que virou pato e sua avó enfeitiçada, que perde seu encanto, o de nunca envelhecer. O pato, na tentativa de reencontrar sua avó enviando-lhe uma foto, é preso pelo cavalo-polícia, junto com o macaco retratista e o passarinho da máquina fotográfica. Uma aventura que envolve cobra, fada enfeitiçada, Nossa Senhora, meninas traquinas, professor Dom Galaor, e muitos feitiços até ele reencontrar a sua avó enfeitiçada. O elenco é composto por Cláudio Levitan, Ju Dariano, Ian Ramil, Ed Lannes e Melissa Arievo.

Após 20 anos de dificuldades em lançar a opereta, o grupo fez suas primeiras apresentações nas comemorações do centenário do poeta, e agora, além das apresentações em teatros e escolas de Porto Alegre e Interior, se empenha nos projetos de lançamento de um CD - que já conquistou o apoio do Fumproarte em 2007 - e de um DVD com as músicas que encantam os espectadores. A obra Pé de Pilão foi lançada em 1976, depois de 30 anos censurada pelo Estado Novo de Vargas, que condenou o texto por se referir à polícia como "um cavalo montado noutro cavalo". Cláudio Levitan também fez, nos anos 80, uma edição em quadrinhos, do livro, cuja edição está esgotada.


Informações sobre agendamentos e participação de escolas nos eventos da 53ª Feira do Livro podem ser consultadas no site da Câmara Rio-Grandense do Livro: http://www.camaradolivro.com.br, pelo fone (51) 3225-5096, fax 3228-3282 ou pelo e-mail leitura@camaradolivro.com.br.

quinta-feira, 1 de novembro de 2007

Livro "Interação Mediada por Computador"


No dia 09 de novembro (a OUTRA sexta-feira), será a sessão de autógrafos do livro "Interação Mediada por Computador", de Alex Primo.

Lembram da participação do blog em uma reunião de blogueiros "convocada" pelo PPG em Comunicação e Informação da Ufrgs, em julho deste ano? Pois é, essa é uma produção do programa.

O site de mesmo nome tem um material complementar ao livro, que pode ser acessado pelos mais curiosos. É também nesse endereço que estão alguns trechos como o reproduzido abaixo:

O que é "interatividade"? Esta foi a pergunta que inicialmente motivou este livro. Muito além de uma aparente simplicidade, tal problema exige uma reflexão cautelosa, que coloque em revista até mesmo o que se pensa e se sabe sobre os processos de comunicação. A utilização dos conceitos e teorias da comunicação de massa pouco servem para esse debate. Não se quer, claro, menosprezar décadas de estudos rigorosos sobre os processos midiáticos. Mas se a interconexão na Internet permite ultrapassar diversas barreiras até então impostas pelos meios massivos, como estudar a interação mediada por computador com auxílio apenas das tradicionais senhas explicativas?

(da Introdução)


Quem é o autor (do mesmo site):

Alex Primo é professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação da UFRGS. Possui mestrado em Jornalismo (Ball State University) e doutorado em Informática na Educação (UFRGS). Sua tese de doutorado foi premiada pela Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom) e pela Sociedade Brasileira de Infomática na Educação (SBIE). Foi secretário da Compós (2005-2007) e editor dos periódicos e-compós e Intexto. Atualmente pesquisa escrita colaborativa de hipertextos e conversações online. Coordena o Laboratório de Interação Mediada por Computador (LIMC).


Quem quiser se aprofundar e acompanhar as novidades na área de pesquisa sobre esse assunto, pode ir direto à fontec, o LIMC. Lá é possível baixar artigos, conhecer projetos, entrar em contato, etc.

Título: Interação Mediada por Computador
Autor: Alex Primo
Editora: Sulina
Preço médio: R$ 35,00

Sessão de autógrafos: 09/11/2007, às 19h30min, na Praça de Autógrafos da Feira do Livro de Porto Alegre

quarta-feira, 31 de outubro de 2007

Curso de Extensão UFRGS: Estudos Culturais e os Currículos Escolares Contemporâneos



O Núcleo de Estudos sobre Currículo, Cultura e Sociedade (Neccso) da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) está realizando, de 05 a 13 de novembro, o curso de extensão "Estudos Culturais e os Currículos Escolares Contemporâneos". As vagas são limitadas e a atividade vale como horas complementares para alunos da graduação, com emissão de certificado de 20h/aula.

Temáticas / Palestrantes

05/11/2007 – Estudos Culturais,
Educação e Pós-Modernidade
Profa. Dra. Marisa C. Vorraber Costa


06/11/2007 – Estudos Culturais: perspectivas, tendências,
possibilidades de articulações com a educação escolarizada
Profa. Dra. Maria Lúcia C. Wortmann


12/11/2007 – Processos de inclusão, subjetivação e disciplinamento na constituição da categoria social aluno
Profa. Dra. Maria Luíza M. Xavier


13/11/2007 – Michel Foucault e Educação
Prof. Dr. Alfredo Veiga-Neto

Linha de Pesquisa
Estudos Culturais em Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação/UFRGS


Coordenação
Profa. Dra. Elisabete Maria Garbin
Profa. Dra. Ivaine Maria Tonini


Local de Realização do Curso
Sala 410 – Prédio da Arquitetura

Horário
18h30min às 22h30min

Informações
Fones: (51) 3308-4139
E-mails: ivaine@terra.com.br
emgarbin@terra.com.br
NECCSO: Sala 700-9, 7º andar - FACED
Av. Paulo Gama, s/n - Prédio 12201
90046-900 - Porto Alegre - RS - Brasil

terça-feira, 23 de outubro de 2007

Muhm assina convênio com Unisinos e promove conferência sobre Patrimônio Histórico e Saúde


Na próxima quarta-feira (24), às 19h30min, o Museu de História da Medicina do Rio Grande do Sul (Muhm) assina um convênio com a Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) e o Arquivo Histórico do RS, para a recuperação da documentação histórica do Hospital Beneficência Portuguesa. Após o ato, que acontece no auditório do hospital onde está sediado o Muhm, será realizada a conferência Patrimônio Cultural da Saúde: por um inventário nacional. O evento contará com a presença de Renato Gama-Rosa, pesquisador do departamento de Patrimônio Histórico da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro, da arquiteta e diretora do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (Iphae), Maria Beatriz Kotter, e de Adriane Raimann, historiadora do Centro Cultural da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre.

Segundo a diretora do Muhm, a historiadora Juliane Serres, este é o primeiro de uma série de eventos que o museu irá promover. O evento do dia 24 é direcionado para a comunidade acadêmica, profissionais da saúde, história e arquitetura, e tem as inscrições gratuitas. "Pretendemos trazer referências na área de História da Medicina, não apenas locais, mas também de outros estados", relata.

Juliane Serres também destaca a importância do convênio que será assinado. "A equipe do museu ganhará um importante reforço técnico e acadêmico para realizar o trabalho, pois contará com alunos do curso de História da Unisinos e a experiência dos profissionais do Arquivo Histórico, garantindo a qualidade e o cuidado que a tarefa exige", explica a diretora.

O Muhm

Inaugurado no último dia 18, Dia do Médico, o Museu de História da Medicina do RS é uma iniciativa do Sindicato Médico do Estado, e tem como objetivo constituir acervos, cuidando de sua preservação, conservação, organização e divulgação, além de ser um promotor e incentivador de pesquisas sobre a história médica no Estado. O acervo do museu é formado por doações, e já conta com mais de 4 mil peças, divididas entre acervo museológico (instrumentos), acervo bibliográfico (livros) e arquivístico (documentos).

Serviço

Data: 24 de outubro de 2007
Horário: 19h30min
Local: Museu de História da Medicina (Muhm)
Auditório do Hospital Beneficência Portuguesa
Av. Independência, 270
Inscrições: gratuitas, podem ser feitas no local e também pelo telefone (51) 3029.2900, ou ainda pelo e-mail: eventosmuseu@simers.org.br
Maiores informações: www.muhm.org.br
Público alvo: acadêmicos e profissionais da área da saúde, história e arquitetura.
Serão fornecidos certificados de participação.

segunda-feira, 22 de outubro de 2007

Visita do Olodum na TV

Para quem perdeu, aí vai uma pequena amostra, do RBS Notícias de sábado:

sábado, 20 de outubro de 2007

Olodum visita escola na Lomba do Pinheiro


Foi como na música: avisa lá que eu vou. O grupo baiano Olodum, de passagem por Porto Alegre neste sábado (20) para fazer um show, aproveitou a vinda para atender um pedido muito especial: visitar alunos da Escola Municipal São Pedro, na Lomba do Pinheiro, em Porto Alegre. As crianças e adolescentes de 10 a 14 anos vinham estudando a cultura afro-brasileira através de músicas do grupo, o que sensibilizou os integrantes. Tonho Matéria, um dos vocalistas, foi quem respondeu o e-mail da professora Vanessa Castro. Mas não só respondeu: disse que ia e ainda levou mais quatro integrantes com ele.

Recepcionados com uma explosão de alegria, os músicos falaram da origem humilde, os problemas enfrentados, a importância do estudo e o trabalho que o Olodum faz na Bahia. Tonho citou seu exemplo: se forma em Publicidade no mês que vem. Após a conversa com as crianças, tocaram sucessos da banda, cantados em coro pelos alunos. Nem mesmo uma das letras em inglês intimidou a gurizada. Eles haviam treinado com o auxílio da professora de inglês, e pediram para cantar para os músicos, que se emocionaram. Difícil mesmo foi deixar eles irem embora. O resultado: o Olodum vai voltar no ano que vem, para ministrar oficinas aos alunos da escola. Em uma tarde, crianças e artistas saíram todos sentido-se "baiúchos", como disse a professora Vanessa. O Olodum levou uma cuia e um dicionário de porto-alegrês, para estreitar ainda mais os laços com a escola e a comunidade, que nunca mais vai esquecer o dia de hoje.

Conhecendo o MUHM

O Museu de História da Medicina de Porto Alegre (MUHM) abriu as portas ao público nesta sexta-feira (19), e quem ainda não foi conhecer pode fazer uma visita virtual pelo site http://www.muhm.org.br ou ainda pelos vídeos das emissoras que cobriram o dia da inauguração.







quinta-feira, 18 de outubro de 2007

Museu da História da Medicina é inaugurado dia 18 em Porto Alegre


Nesta quinta-feira (18) será inaugurado o Museu de História da Medicina do Rio Grande do Sul (MUHM). A instituição abre suas portas com a exposição Olhares sobre a História da Medicina, que vai funcionar no prédio histórico do Hospital Beneficência Portuguesa . No mesmo dia, será lançado o novo website do museu, que permitirá a estudantes, pesquisadores e interessados em história médica conhecer o acervo online da instituição, inclusive teses, fotos e objetos. A imprensa e os membros da Associação de Amigos do Museu de História da Medicina serão recepcionados a partir das 18h30min, e a abertura oficial será às 20h, no saguão do hospital.
O MUHM é uma iniciativa do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers), e tem como objetivo constituir acervos, cuidando de sua preservação, conservação, organização e divulgação, além de ser um promotor e incentivador de pesquisas sobre a história médica no Estado. O acervo do museu é formado por doações, e já conta com mais de 4 mil peças, divididas entre acervo museológico (instrumentos), acervo bibliográfico (livros) e arquivístico (documentos). Estes registros revelam um pouco da história da medicina e de seus profissionais no Estado, e atestam os percursos tecnológicos, o aperfeiçoamento das técnicas, os tratamentos das doenças e a inserção dos médicos na sociedade. A maneira como determinadas doenças eram concebidas em determinadas épocas, também faz parte do patrimônio do museu. Por mais imemorial e humana que seja a doença, seus tratamentos são históricos e podem ser contados, oferecendo à comunidade informações que tornam possível ler a sociedade sob um determinado ponto de vista, o médico.

Curiosidades

Quem visitar a exposição vai descobrir que o cuidado com a saúde é mais antigo do que a maioria das pessoas imagina. A diferença era como lidar com as doenças, que poderia ser interpretada como ações de forças do mal, resultando na busca por feiticeiros ou sacerdotes como agentes privilegiados de cura. O avanço do conhecimento sobre a anatomia e a fisiologia humana e a identificação das causas das doenças conferiram, aos poucos, o status que médico possui até hoje.

A exposição lança alguns olhares sobre estas práticas que compõem a história da medicina, com destaque para alguns momentos específicos, da época em que eram aplicadas ventosas no corpo até a formação do profissional e surgimento dos hospitais, além de abordar a loucura, as doenças imperceptíveis ao olho humano, a cirurgia, o trabalho das parteiras e fármacos.

Serviço

O Museu é credenciado junto ao Sistema Estadual de Museus, participa do Cadastro Nacional de Museus do IPHAN, Ministério da Cultura e é filiado ao Conselho Internacional de Museus. Além da exposição, a equipe administrativa também passará a atender na nova sede. A mudança da equipe técnica e do acervo completo, que continuará na av. Ipiranga, 3501, está prevista para o final de 2007, quando a segunda parte da restauração do espaço estará concluída.

Endereço da sede

Hospital Beneficência Portuguesa de Porto Alegre
Av. Independência, 270 - CEP 90035-070
Porto Alegre – RS
Telefone: (51) 3029-2900

Horários de funcionamento
Expediente interno: de segunda a sexta-feira, das 8h30min às 17h30min
Horário de pesquisa: das 11h às 17h30min

Visitações*
De terça a sexta-feira: das 11h às 19h
Sábados, domingos e feriados: das 14h às 19h

*Durante a vigência do horário de verão, as visitações ocorrem das 12h às 20h durante a semana e das 15h às 20h nos sábados, domingos e feriados.

sábado, 6 de outubro de 2007

Opereta Infantil Pé de Pilão volta em cartaz na Álvaro Moreyra

A Opereta Infantil Pé de Pilão volta em cartaz aos sábados e domingos, de 20 a 28 de outubro, sempre às 16h, na Sala Álvaro Moreyra. Misturando teatro, bonecas e musical, o espetáculo ganhou o troféu Tibicuera 2006 de melhor trilha e se confirmou como um dos maiores sucessos do teatro infantil.

Com texto de Mário Quintana, música de Nico Nicolaiewsky, Vitor Ramil e Cláudio Levitan, e direção de Mário de Ballentti, o grupo de cinco atores-músicos conta e canta a história do menino que virou pato e sua avó enfeitiçada, que perde seu encanto, o de nunca envelhecer. O pato, na tentativa de reencontrar sua avó enviando-lhe uma foto, é preso pelo cavalo-polícia, junto com o macaco retratista e o passarinho da máquina fotográfica. Uma aventura que envolve cobra, fada enfeitiçada, Nossa Senhora, meninas traquinas, professor Dom Galaor, e muitos feitiços até ele reencontrar a sua avó enfeitiçada. O elenco é composto por Cláudio Levitan, Ju Dariano, Ian Ramil, Ed Lannes e Melissa Arievo.

Após 20 anos de dificuldades em lançar a opereta, o grupo fez suas primeiras apresentações nas comemorações do centenário do poeta, e agora, além das apresentações em teatros e escolas de Porto Alegre e Interior, se empenha nos projetos de lançamento de um CD - que já conquistou o apoio do Fumproarte em 2007 - e de um DVD com as músicas que encantam os espectadores. A obra Pé de Pilão foi lançada em 1976, depois de 30 anos censurada pelo Estado Novo de Vargas, que condenou o texto por se referir à polícia como "um cavalo montado noutro cavalo". Cláudio Levitan também fez, nos anos 80, uma edição em quadrinhos, do livro, cuja edição está esgotada.

O quê: Opereta Infantil Pé de Pilão
Onde: Sala Álvaro Moreyra
Quando: sábados e domingos, de 20 a 28/10
Contato para escolas: 51 9919-1079 ou operetapedepilao@gmail.com

quinta-feira, 4 de outubro de 2007

Curso de Produção Cultural


O StudioClio está promovendo o 4º Curso de Produção Cultural, com a jornalista e produtora Dedé Ribeiro. O programa da nova edição traz várias novidades, incluindo as mais recentes atualizações nas políticas culturais pública e privada, questões de gestão e as estratégias de mobilização de público.

O curso oferece aos interessados em trabalhar com produção cultural todas as noções e técnicas fundamentais para o planejamento e a atuação bem sucedidos.

Informações e inscrições:
Studio Clio - Rua José do Patrocínio, 698 - Porto Alegre
Fone: 51 3254-7200
Docente: Dedé Ribeiro
Data: de 15 de outubro a 3 de dezembro, segundas-feiras
Horário: das 9h às 12h

segunda-feira, 1 de outubro de 2007

Tangos & Tragédias em Quadrinhos

Nesta terça-feira (02), às 19h, será lançado com sessão de autógrafos, na Livraria Siciliano do Shopping Moinhos de Vento, a versão em quadrinhos do sucesso teatral Tangos & Tragédias, pela editora L&PM. O espetáculo es treou em 1984, protagonizado por Hique Gomez e Nico Nicolaiewsky como Kraunus Sang e maestro Plestkaya. Agora, os fãs poderão levar para casa aquilo que só podiam ver nos palcos, nas sempre lotadas temporadas no Teatro São Pedro, através do talento de Cláudio Levitan e Edgar Vasques.

Cláudio Levitan é arquiteto, músico, escritor e compositor. Entre outros trabalhos de sucesso, é o autor da música Ana Cristina, um dos pontos altos do espetáculo, que ganhou versão rock com sua banda Levitan e os Tripulantes. Também não é sua primeira experiência em quadrinhos, já que havia feito o mesmo com o livro Pé de Pilão, de Mário Quintana, que se virou peça e se transformou na Opereta Infantil Pé de Pilão , que agora está virando cd, em mais uma parceria musical com Nico Nicolaiewsky, além de Vitor Ramil.

Chargista, cartunista e aquarelista, Edgar Vasques também é arquiteto e publicou diversos trabalhos, tendo participado do boom humorístico dos anos 70, época na qual criou Rango – um dos mais célebres anti-heróis das tiras brasileiras, que se tornou um símbolo de resistência à ditadura militar.

O quê: Tangos & Tragédias em quadrinhos, de Cláudio Levitan e Edgar Vasques
Quando: dia 2 de outubro, terça-feira, às 19h
Onde:
Livraria Siciliano do Shopping Moinhos de Vento
Rua Olavo Barreto Vianna, 36, 3º piso

Era uma vez uma Casa Encantada: a magia do Parque Irmãos Levitan


Tudo começou em 1947, quando o terreno foi comprado. Mas o sonho começou, mesmo, um ano depois, com um bolo de aniversário em forma de cogumelo, como a casa dos 7 anões e da Branca de Neve. Do monte de areia que surgiu para fazer um lago em forma de um violão, onde ficariam peixes pescados no Guaíba, surgiu o Parque Dourado, o parquinho de brinquedos de alumínio em miniatura, feitos por Ely Levitan. Surgiu também o Jardim que o abrigava, em meio ao mato nativo de Ipanema. Ao poucos, Ely foi criando mais brinquedos, que foram tomando conta do espaço. Passado um certo tempo, desapareceram as plantas e ficou o gramado repleto de brinquedos cintilantes e dourados como um castelo rico e majestoso. Assim começa a história da Casa Encantada de Ipanema.

Mas, aí, veio a morte. E tudo começou a se desmanchar com o implacável tempo e suas mudanças. A chuva, o vento, o sol, o orvalho da noite foi cobrindo tudo com o seu ar de velhice e abandono. Há um ano de completar 60 anos do início da construção dos brinquedos, os irmãos Levitan preparam um projeto ora ousado, ora simples: ousado, porque pretendem transformar a casinha de Ipanema em um Centro Cultural. Simples, porque a pureza e a delicadeza da obra e do seu propósito pedem o mesmo tratamento com ela.

O projeto "Casa Encantada – Parque Irmãos Levitan" tem como objetivo inicial restaurar os brinquedos criados por Ely Levitan. Em seguida, ter um apoiador constante para a manutenção desses brinquedos. A reforma da casa e a transformação dela em espaço cultural vem logo a seguir. Ali a família espera criar mais que um local de preservação da memória dessa história, mas um centro de incentivo à leitura, alfabetização e difusão cultural, especialmente para o público infantil. Literatura, desenho, fotografia, música, teatro: todas as expressões artísticas terão espaço garantido lá.

A primeira ação será uma exposição de fotografias feitas pela jornalista e fotógrafa Eneida Serrano, de 10 a 30 de outubro, na livraria Letras & Cia, na av. Osvaldo Aranha, 444. O coquetel de lançamento da mostra prevê ainda a apresentação de um vídeo com imagens da casa e depoimentos da família. Na ocasião, parceiros e convidados vão poder conhecer todas as fases propostas para o projeto, que também prevê o lançamento do site www.casaencantada.net e atividades de contação de histórias e esquetes teatrais. As fotografias darão origem a um livro sobre a casa, prefaciado e comentado por autores gaúchos que apóiem o projeto.
A iniciativa também pretende ser um agente incentivador da revitalização do próprio bairro de Ipanema, envolvendo a comunidade local e trazendo de volta o caráter turístico que vem se perdendo ao longo dos anos, retomando seu caráter de área de lazer e harmonia.

Coquetel de apresentação do projeto e reunião de parceiros:
10 de outubro às 19h, na Livraria Letras&Cia. - Av. Osvaldo Aranha, 444
Exposição: até 30 de outubro, de segunda a sexta-feira, das 10h às 20h e sábados das 10h às 15h



sexta-feira, 28 de setembro de 2007

Overdoze

É com "z", mesmo, nesse caso. Isso porque serão 12 horas de música em Montenegro, na virada do dia 19 para 20 de outubro. Overdoze é um projeto nacional do SESC que acontecerá pela primeira vez no Rio Grande do Sul. O objetivo é criar um ambiente de criação, processo, improvisação, além de uma programação fixa (da qual a banda Levitan e os Tripulantes fará parte).

Nessas 12 horas, das 20h as 8h, teatro, dança, música, cinema, poesia, bate papo literário, graffite, xilogravura, fotografia, performance, muita coisa vai acontecer, simultaneamente ou não. No caso da música, o palco será na rua, intercalando com o teatro, ao invés de ter um palco para show, optando pela aproximação da platéia com o artista. Também haverá espaço para a gastronomia como arte, e, após as meia noite, será servido brodo, pão e frutas, e para encerrrar café a moda interior.

quinta-feira, 27 de setembro de 2007

Momento Jones


Toda mulher na TPM sabe que tem duas coisas que ajudam a "aplacar" essa fera interna: chocolate e compras. Sim, porque elogios funcionam, mas não fazem milagre em um período em que a pessoa se sente inchada - ou seja, gorda. Dito isso, é hora do tradicional protesto contra a indústria da moda enquanto promotora da magreza a qualquer custo.

Para os desavisados de plantão - homens, na maioria - existe um fenômeno em que os tamanhos de roupas nas "araras" diminuem cada vez mais. A cliente chega na loja e só encontra, no máximo, tamanho 38 exposto. A loja até tem peças maiores, mas a pessoa passa por esse constrangimento inicial e totalmente desnecessário. Ou pior ainda: o tamanho existe, mas encolheu. E quando ao invés de numeração (38, 40, 42, 44, 46...) vem aquela classificação PP, P, M, G, GG, XG #%$!!!? Aí a coisa fica pior ainda, porque um G pode parecer um P, e a essas alturas, a mulher vítima de TPM na loja, já surtou. Bem, aí vem uma questão democrática - se deixarmos o "detalhe" do preço de lado: bolsas e sapatos.

Muita gente se pertunta porque tantas mulheres, famosas ou não, colecionam bolsas e principalmente sapatos. Muito simples: embora haja diferença entre os tamanhos dos pés, a chance de alguém ter um pé gordo já é bem mais reduzida, e bolsa, então, independe. Logo, se a mulher está com crise de auto-estima, ou mesmo se foi apenas um ataque fulminante de ansiedade e TPM, bolsas e sapatos são a solução. Diferentes preços, tamanhos e modelos, que talvez faltem por muitas pessoas terem o mesmo tamanho, mas o tamanho não é motivo de vergonha (ao menos na maioria dos casos, embora as causas de complexos de inferioridade sejam sempre amplas).

Então é isso: se a calça não fechou, sapatada!

24 horas de jornalismo na TV - e grátis

Hoje, às 20h, estreou o canal Record News. Finalmente vai ter algo interessante para olhar na tv aberta em todos os horários, já que normalmente é tão restrito e muitas vezes tarde da noite. Pra mim, o programa do Serginho Groissmann é outro que tem um mérito incrível, e o slogan "vida inteligente na madrugada" é tudo a ver. O canal novo tem coisas pra melhorar? Óbvio, recém estreou! O GC nem sempre aparece, a news bar é muito rápida, e à meia-noite repetiu assuntos sem o devido aviso de que era reprise... quando vi, estava passando novamente informações sobre o lançamento. Mas promete MUITO. A Globo que se cuide.

Aliás, aí vem um paradoxo: ao mesmo tempo em que há uma certa genialidade (ambígüa, é verdade) em termos de integrar a Nação através da linguagem unificada no jornalismo, fazendo com que esse país imenso continue a se comunicar dentro de um certo padrão - leia-se retirar o máximo de sotaques - por outro lado, esse padrão é extremamente arbitrário, massificador e culturalmente empobrecedor, já que evita que CONHEÇAMOS esses sotaques e diferenciais. Bem, o padrão, de certa (certeira) forma, foi colocado pela Globo. Agora, a Record News se propõe a colocar no ar nacionalmente notícias regionais de diferentes estados. Vamos ver o que acontece. Mais que isso: que os dois continuem acontecendo. Quanto mais opções diferentes, melhor!

Sem querer ser puxa-saco (nem ingênua, apenas um tanto quanto otimista e pró-utopia), espero que essa iniciativa realmente ajude a modificar, mesmo que pouco, a vida dos milhões de alienados que existem por aí. Afinal, é o primeiro canal de notícias 24 horas em TV aberta (embora UHF).



Em tempo: ainda estou avaliando o novo portal da Zero Hora, mas se o objetivo for aumentar o número de jornalistas da casa, para efetivamente ir atrás de notícias e fazer reportagens, em vez de apenas "dar ctrl+c e ctrl+v", então é nota dez. Senão, é só mais um hELEFANTE branco. Com "hagah", mesmo...

quarta-feira, 19 de setembro de 2007

Madame Curie com ingressos esgotados na Casa Rocco

A Casa Rocco (na Riachuelo, 1626), é um daqueles prédios que compõem a história de Porto Alegre. Tombada em 1997, já foi confeitaria, e agora traz outro doce deleite ao público: o teatro. Entrou no circuito do Porto Alegre Em Cena e fica aberta até às 2h para receber os amantes das artes dramáticas.

Além disso, nesta terça e quarta-feira, é palco de Madame Curie. A peça conta a história da pioneira em experimentos científicos, nascida em Varsóvia em 1867, que mudou para a França onde estudou Física e Matemática na Sorbonne e onde conheceu o físico francês Pierre Curie, com quem se casou. O problema é que com o local e a obra sendo, ambos, atrações, os ingressos já acabaram. Mas ainda há outras opções. É só conferir no site http://www.poaemcena.com.br.

No site, é possível consultar tudo o que está esgotado e o que ainda existe em termos de ingressos. A Casa Rocco também funciona como bilheteria e centro de informações turísticas.

Sony abandona dvd

Do site Geek:

A Sony anunciou que doravante vai utilizar o formato Blu-ray em todos os seus gravadores de vídeo digital de alta definição, a serem lançados no Japão. Com isso, a fabricante japonesa mostra que seus planos de dar adeus ao formato DVD estão acelerados.

Simultaneamente ao anúncio, feito na quarta-feira (12/09), a Sony apresentou quatro novos modelos de gravadores Blu-ray, com suporte a discos de dupla camada - algo esquecido nos lançamentos do mesmo período do ano passado, lembrou a PC World - e capacidade de decodificar para o formato MPEG4 AVC, aumentando consideravelmente a capacidade de gravação. Com isso, um disco de 50GB, que armazena apenas quatro horas de filme em HDTV no formato MPEG2, passa a guardar 16 horas de gravação.

(...)

Os novos equipamentos chegam às lojas do Japão dia 8 de novembro, com preços que variam de 140 mil ienes (US$ 1.225), no caso do T50, a 200 mil ienes (US$ 1.750), para o BDZ-X90, com planos de uma produção de 40 mil aparelhos por mês, segundo o The Wall Street Journal. Em termos de comparação, acrescentou a PC World, o preço do gravador de DVD mais barato da Sony disponível no mercado atualmente está na faixa dos 50 mil ienes (US$ 430).


Haja bolso para acompanhar...

terça-feira, 11 de setembro de 2007

Querência amada

Passada a Expointer, a gauderiada agora emenda o acampamento no Parque Harmonia. Até o dia 23, CTGs, Piquetes, shows típicos, Feira de Artesanato, e muito, mas muito churrasco, carreteiro e chimarrão vão rolar no Acampamento Farroupilha. Do Piquete das Gurias ao Galpão Ecológico, muitas novidades e atrações estão programadas. E os sites www.semanafarroupilha.com.br e www.portoalegre.rs.gov.br/acampamentofarroupilha podem ajudar bastante, tanto quem é turista ou novo por aqui, como aqueles que quiserem consultar a extensa programação cultural. Aliás, Porto Alegre está à toda: Bienal + Acampamento Farroupilha + POA Em Cena, fora o recém terminado POA em Dança. Enfim, tem pra todos os gostos, do contemporâneo ao tradicionalista, da pintura às artes cênicas e dança.

domingo, 2 de setembro de 2007

Entrando "Em Cena"

Neste domingo (02) começaram as vendas para o 14º Porto Alegre Em Cena. É preciso estar atento para os locais e horários de compra de ingressos, e também às possibilidades de descontos, inclusive através de doação de alimentos. Além dos espetáculos estão previstas oficinas e palestras, que podem ser conferidas pelo site da Prefeitura de Porto Alegre.

Já estão confirmados os grupos internacionais Théâtre Du Soleil, de Ariane Mnouchkine, com o espetáculo "Les Éphémères"; o bailarino argentino Julio Bocca, com o "BoccaTango"; e "Kagemi", espetáculo de Sankai Juku. Estão previstas ainda atrações da Argentina, Uruguai e Espanha.

Do Brasil estão certos "A Pedra do Reino", texto de Ariano Suassuna adaptado para televisão e que agora pode ser visto no teatro, e "Prêt-à-Porter 9", ambos do diretor Antunes Filho. Também figuram na lista "O Invisível", de Samir Yazbek, e os espetáculos gaúchos que apresentam os clássicos "Navalha na Carne", de Mauro Soares, de Caxias do Sul, e "O Beijo no Asfalto", de Helquer Paez, de Santa Maria.

Do site da Prefeitura de Porto Alegre, as informações sobre os ingressos:


As bilheterias, instaladas na sede do Escritório Municipal de turismo (Travessa do Carmo, 84 – Cidade Baixa) funcionarão em horários diferenciados. De 2 a 9 de setembro, o horário para compra antecipada será das 10h às 22h. Entre 10 e 22 de setembro, as bilheterias funcionarão das 12h às 18h. No dia do espetáculo, havendo disponibilidade de ingressos, eles serão vendidos uma hora antes do espetáculo, na bilheteria do respectivo teatro.

Os interessados também poderão reservar ingressos pela Internet, no site do Em Cena, entre 2 e 22 de setembro. A abertura das reservas pela web será feita às 14h de domingo, 2. Mais informações sobre o funcionamento das bilheterias são obtidas pelos fones (51) 3212- 3464 e (51) 3212-2432.

Cada pessoa poderá adquirir até dois ingressos, que serão vendidos unitariamente a R$ 20. A venda será feita somente em dinheiro. Cartões de crédito ou débito ou cheques não serão aceitos. Há possibilidade de descontos de até 50%, não cumulativos (veja Box).

Internet
Os ingressos disponíveis para a venda na internet são apenas para reserva. Nesse processo, faz-se a operação de reserva pelo site e imprime-se o código de barras gerado no sistema. De posse desse, é preciso dirigir-se ao ponto de venda antecipado (Escritório Municipal de Turismo - Travessa do Carmo, 84) e efetuar o pagamento (momento em que será efetivada a venda e entrega dos ingressos), até às 18h do dia anterior à apresentação do espetáculo que efetuou reserva. Não serão aceitos cheques ou cartões de crédito, somente dinheiro. 20% dos ingressos estão destinados à comercialização na internet.


O Porto Alegre Em Cena também disponibiliza descontos de 50% no valor do ingresso para quem doar 1 kg de alimento não-perecível (1 por ingresso) - mas nos postos de venda, não nas bilheterias dos teatros. Além disso, estão assegurados os descontos legais para idosos, mediante apresentação de documento de identidade; estudantes, mediante apresentação de carteira estudantil, professores, desde que comprovem sua condição, assim como a classe artística, funcionários da PMPA, Associação dos Amigos do Theatro São Pedro, Clube do Assinante ZH (titular e acompanhante) e clientes da Petrobras e Caixa Econômica Federal.

sexta-feira, 31 de agosto de 2007

Cidade de quem?


Estréia nesta sexta-feira, 31, o filme Cidade dos Homens, (con)sequência da série de TV lançada após o sucesso do filme Cidade de Deus. Nesse novo longa, os personagens Acerola e Laranjinha, interpretados por Douglas Silva e Darlan Cunha. Gravidez e paternidade na adolescência, primeiro emprego (e a falta dele), família, violência, drogas e o drama de tentar seguir a vida apesar de todas as dificuldades. Temas presentes não apenas nos morros do Rio de Janeiro, mas em todo adolescente.



Do Estadão:

Filmado com câmera na mão em sete favelas do Rio, de Chapéu Mangueira ao Vidigal, Cidade dos Homens mantém o mesmo naturalismo e ritmo frenético que garantiu o sucesso de Cidade de Deus, de Fernando Meirelles, que foi indicado a quatro Oscar em 2004. Vários atores, como Silva, Cunha e Haagensen também atuaram em Cidade de Deus. Cidade dos Homens é a continuação de um projeto de sucesso, inovador em mais de um sentido --especialmente, ao colocar a cara do povo na tela.

Começa a 6ª Bienal do Mercosul


No próximo sábado (1º) começa a 6ª Bienal do Mercosul. O evento é cada vez mais multimídia e diversificado, e neste ano, um dos destaques é o projeto "Os Diálogos", são encontros entre artistas onde um artista (ou curador) da Bienal, se encontra, individualmente, com jovens artistas locais para discutir suas obras e seus problemas de criação. Outra iniciativa pedagógica da mostra é o "Trocas de Experiências" voltado para a apresentação de projetos de professores que, em suas aulas, trabalham com a idéia de educação como arte e arte como educação. A programação está dividida entre o Cais do Porto, Santander Cultural e Museu de Arte do RS (MARGS), e segue até 18 de novembro, passando pela época do Acampamento Farroupilha, que promete ser uma cidade à parte neste ano, e encontrando com a consagrada Feira do Livro.

segunda-feira, 27 de agosto de 2007

Nem só dei bois vive a Expointer

Até o dia 02 de setembro acontece no Parque Assis Brasil, em Esteio, a 30ª Expointer. Mas engana-se quem pensa que é uma feira só de animais. Na verdade, o lucro maior é com as máquinas e diversos outros negócios. E tanta gente mobilizada em mais de uma semana de feira, pede atrações culturais, também. A programação está disponível no site da secretaria estadual da Cultura.

quinta-feira, 23 de agosto de 2007

Lá e cá

Vanessa da Mata está em Porto Alegre. A mato-grossense vem com toda a sua "boa sorte" mostrar aos gaúchos porque está fazendo sucesso. Mas é um daqueles exemplos em que os extrangeiros valorizam mais que os próprios brasileiros. Não que já não fosse bastante conhecida, até mais que muitos por aí. Mas tem muita gente boa que todo mundo pensa que sumiu, desistiu, só porque não está aqui. Ao contrário, está muito bem, obrigado, mas bem longe. O caso de Vanessa? Bastou fazer uma música com artista de fora (Ben Harper) pra aparecer no Fantástico e, aí, sim, a galera (re)conhece, vira unanimidade. Enfim, antes tarde que nunca. Amanhã (24) e sábado ela está no Teatro do Sesi, lançando o cd "Sim".

Feiura literária

Era para ser um sarau sobre cultura judaica. Mas confesso que não consegui esquecer a leitura do livro "A mulher que escreveu a Bíblia", do Moacyr Scliar, que a Cláudia Tajes fez. A mulher feia do rei Salomão (uma entre centenas), que, de tão feia, só lhe restava escrever, é ótima. Ótima do ponto de vista do humor negro - expressão, entre outras, que o Cláudio Moreno bem fez em lembrar que de conotação racista não tem nada, o preconceito está em nós - e da maneira realista e divertida com que encara o machismo e a situação da mulher, sem deixar de ser atual. Infelizmente. E qualquer comparação com escrevinhadoras (o termo correto) e escrivinhadoras, está vetada!!! Além desta leitura, a Kátia Suman escolheu trechos de Woody Allen, que por si só, é muito bom.

Mas a noite não foi só de gracinhas, embora tenham sido ótimas. Imaginar o rei Salomão tendo que "encarar" o bagulho da própria esposa - ou não, como diria Caetano - foi sem dúvida inesquecível. Luís Augusto Fischer trouxe o texto de Paul Alster, "O inventor da Solidão", que fala muito da percepção, da ausência, da presença e do paradoxo entre essas duas últimas coisas, em vida e depois dela. Já o convidado da noite, Cláudio Levitan, também apresentou seus destaques, mas ele mesmo era o maior dele, por ter reunido no trabalho "Minha Longa Milonga", ao mesmo tempo, um cd, um relato e também uma conversa virtual entre dois primos de origem judaica de Keidânia, na Lituânia, de onde é sua família. Nas músicas e na história contada entre o Leste Europeu e o Rio Grande do Sul, está contado o triste destino que os cerca de dois mil judeus lituanos tiveram, em tempos de regimes facistas pré-nazistas.

Depois de tudo isso, a noite encerrou com a interpretação de salmos pela cantora Heloísa Weinereb. A sonoridade é incrível, linda, mesmo. Para os agnósticos, ateus e afins, é um ótimo exemplo de que nem tudo precisa ser levado para o lado religioso, a não ser que o propósito seja este. Importa é a mensagem, que a música traga paz e harmonia. Quem só gosta do que é pop, e/ou quem curte world music, também vai gostar muito. Shalom!



quinta-feira, 16 de agosto de 2007

Shows de sábado no Garagem Hermética


No próximo sábado, 18 de agosto, as bandas Levitan e Os Tripulantes e Eric Van Delic estarão no Garagem Hermética (Rua Barros Cassal, 386), acompanhados pela DJ Sabrina. Os Tripulantes levam a sua "música p.r.a.", ou "Música Popular de Raízes Aéreas, enquanto a EVD apresenta as suas "experimentações espaciais".


Depois do cd com.pacto.triplo, lançado em 2006, que reproduz o visual dos antigos compactos duplos em vinil, a banda formada por Cláudio Levitan (voz/violão), Leonardo Brawl (baixo), Alexandre Kumpinski (guitarra) e Carina Levitan (bateria) se prepara para gravar o Outro Lado B. Quem for ao show poderá conhecer as músicas que estarão no novo cd, fechando o lp virtual criado pelo grupo, e o single SIFO, disponível na Internet pelo site www.myspace.com/levitaneostripulantes. Os integrantes também estão com novo figurino, ou, como preferem dizer, com seus novos trajes para a viagem que fazem pela música.

A Eric Van Delic é formada por Marcus Diego, Thiago Borella e Juan Acosta, e já tem dois trabalhos lançados: Não é bem por aí (2006) e Este disco eu não fiz pra ti (2005). As músicas da banda podem ser baixadas na Internet pelo endereço www.tramavirtual.com.br/eric_van_delic.


Quem:
LEVITAN E OS TRIPULANTES
+ ERIC VAN DELIC
+ DJ SABRINA
Quando: 18 de agosto - sábado
Onde: Garagem Hermética - Barros Cassal, 386
Ingressos: R$ 8,00 até 23h, após, R$ 10,00

domingo, 12 de agosto de 2007

30 anos sem Elvis

Na próxima quinta-feira (16), faz 30 anos que Elvis Presley morreu - embora alguns muros insistam em trazer mensagem contrária. Em todo o mundo serão feitos shows e homenagens para lembrar a data e o ídolo, que talvez seja mais importante por ter trazido o rock do mundo dos negros para o dos brancos, provocando uma sensível, mas significativa quebra de paradigmas sociais e culturais que perduram, infelizmente, até hoje. Em Porto Alegre, as casas Sargent Pepper's e Abbey Road Pub, embora sejam mais conhecidas pela temática em torno dos Beatles, rendem-se ao precursor, e dedicam a noite a Elvis Presley. Em uma pesquisa básica no Google com seu nome, é possível encontrar pelo menos 3.620.000 resultados. E cada um que decida se ele não vive, realmente.

sexta-feira, 10 de agosto de 2007

Mais lançamentos e estréias


Neste sábado (11) a banda Superguidis lança o cd "A Amarga Sinfonia do Superstar", no Garagem Hermética. Já no Teatro São Pedro, estréia hoje e segue até domingo a peça "Brincando em cima daquilo", monólogo com Débora Bloch. Também passa por por Porto Alegre a cantora Olívia Byington, no StudioClio.

Mais Pinocchio

E pra quem acha que viu pouco Pinocchio neste ano, o Teatro São Pedro traz outra versão da peça de 17 a 19 de agosto. Esta montagem é do grupo paulista Giramundo.

Cena argentina

Buenos Aires é um dos destinos preferidos dos gaúchos, seja no inverno ou no verão. Em tempos de dólar baixo, mais ainda. E ainda tem o medo de avião - é exterior mas ainda dá pra ir de ônibus, apesar do desgaste. Mas não só de BsAs vive a Argentina, e a noite dos hermanos é bem diversificada. Quem quiser saber mais sobre o que está rolando por lá, pode conferir o site http://www.mtsproducciones.com, produtora local, ou da casa The Roxy Club. Também vale a pena conferir os sites dos jornais locais, é claro, como o La Nacion e Clarín.Além disso, o Centro Cultural Borges é sempre uma pedida, com atrações de dança, teatro e música.

segunda-feira, 6 de agosto de 2007

Cds novos na praça

Os Subtropicais lançam no dia 09 de agosto, no Batemacumba, o cd "Temporal no Céu da Boca". O show terá a participação dos músicos da Zumbira e os Palmares. O bar fica na João Alfredo, 701, em Porto Alegre.

No dia 12 de agosto, a banda Fruet e os Cozinheiros lançam no Ocidente (João Telles esquina com Osvaldo Aranha) o vídeoclipe da música Que se Faz, uma das seis faixas do disco-objeto O Som do Fim ou Tanto Faz. A música foi do Alemão Diego, vencedor do BBB 2007. O clipe foi rodado em Porto Alegre e San Francisco (Califórnia/USA), onde foi montado, e custou menos de R$ 300.

Outra novidade que deve sair até o final de 2007 é o primeiro CD de Vanessa Longoni, produzido por Arthur de Faria. Longoni estará muito bem acompanhada: em “A Mulher de Oslo”, participarão diversos músicos de peso, como Cláudio Levitan, Siba, Hique Gomes, Ângelo Primon, Clóvis Boca Freire, Diego Silveira, Arthur de Faria e seu Conjunto, o uruguaio Hugo Fattoruso e os argentinos Martín Sued e Omar Giammarco.

Ardecidade

No próximo dia 09 de agosto, às 19h, será aberta a exposição ARDECIDADE - uma oncologia urbana, que pretende a tratar de arte e urbanidade, do óbvio ao absurdo, passando pela linguagem das grandes aglomerações humanas. A exposição segue até o dia 31, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h30min, no DMAE, na rua 24 de Outubro, 200.

A pedida é participar da abertura, que terá intervenção musical do Projeto Malaghetta, formado por Carina Levitan (bateria), Felipe Zancanaro (guitarra) e Julio Bottari (trompete e flauta), além de performances do Lab Teatral Livre e de Daniel Mateus.

domingo, 5 de agosto de 2007

Brasil animado e a luta de Scrat

A animação é uma técnica e uma arte. E cresce cada vez mais no Brasil: em festivais como o Anima Mundi, é possível ver o quanto os brasileiros estão se aprimorando, colocando ou não elementos regionais, mas que tem alcançado níveis cada vez mais algos de qualidade. É o caso diretor brasileiro Carlos Saldanha, criador do esquilinho Scrat, do filme-animação A Era do Gelo. O sucesso foi tanto, que no segundo filme ele ganhou muito mais tempo, e os fãs não param de crescer. Pode ser que não tenha nada a ver, mas a luta para alcançar e manter a noz tão desejada lembra muito a saga da maioria dos brasileiros.

sábado, 4 de agosto de 2007

Gravuras e fotos: as cores do preto-e-branco

Participando do Fórum de Fotografia Interlocuções do Imaginário, da Câmera Viajante, além de ter tido a oportunidade de ouvir mais sobre a fotografia como olhar subjetivo e poético, e de conhecer a exposição que leva o mesmo nome do evento - e que prosseguirá no Centro Cultural CEEE até 25 de agosto, também é possível fazer aquisições na área. As sugestões são: Revelação em preto-e-branco (Senac) e Negro em Preto e Branco - História Fotográfica da População Negra de Porto Alegre (publicado com apoio do Fumproarte). O primeiro é um manual completo sobre a revelação fotográfica, incluindo a conservação preventiva. Já o segundo ganhou o Prêmio Açorianos de Literatura de 2006 e é um registro não apenas da comunidade negra, mas da formação de Porto Alegre.



A propósito: amanhã termina a exposição das gravuras de Goya no Margs. A dica é não deixar para a última hora do dia, para não pegar fila na entrada. É que o museu entrega uma revista do Memorial do RS sobre o autor e empresta uma lupa para que os visitantes possam ver o detalhe dos trabalhos expostos. Vale a pena também conferir a versão online da Tauromaquia.

Olho em transe

Na onda da imagem e do sábado à noite, um vídeo para "viajar". Mas é preciso ter cuidado com o transe.

sexta-feira, 3 de agosto de 2007

Fotografia em debate

Interlocuções do ImaginárioNeste sábado (04) tem início o Fórum de Fotografia "Interlocuções do Imaginário", no Centro Cultural CEEE Erico Verissimo (Rua dos Andradas, 1223), promovido pela Câmera Viajante. Até o dia 25, serão discutidos olhares e abordagens técnicas, poéticas e educacionais de fotografia, além de apresentações de áudiovisual, cursos e oficinas que vão desde a técnica pinhole até fotografia para moda e fotopoesia.

Entre os palestrantes previstos estão os profissionais Luciana Gruppelli Loponte, Maristela Salvatori, Carmen Inês Debenetti, Maria do Carmo Campos, Rogério do Amaral Ribeiro, Charles Monteiro, Rejane Pivetta, Gláucia de Souza, Alberto Souza Gonçalves, Evandro Peretti, Gerson Tessler, Walter Karwatzki, Maria Alice Targa, Daliana Mirapalhate, Fernanda Chemale, Betina Muller, Karla Nyland, Ruy Varella, Romulo Lubachesky, Fernando Bueno, Vivian Smith e Alice Bemvenuti.

Palestras previstas:
IMAGINÁRIO E A REPRESENTAÇÃO NA FOTOGRAFIA
O INSTANTÂNEO – A PROCURA DA IMAGEM
HISTÓRIA DA FOTOGRAFIA DE PORTO ALEGRE
IMAGEM, POESIA E LITERATURA
O DESPERTAR DO OLHAR NO FOTÓGRAFO AMADOR
A EXPRESSÃO NA ARTE DE RETRATAR
A SUBJETIVIDADE DO OLHAR (DA FOTOGRAFIA P&B AO INFRARED)
A FOTOGRAFIA COMO MEIO DE EDUCAÇÃO

Mais informações, horários e programação estão disponíveis no site do Fórum.

quarta-feira, 1 de agosto de 2007

Anima até o sol raiá

"Até o Sol Raiá" é uma animação de origem e temática nordestina (mais precisamente pernambucana) exibida e premiada no Anima Mundi 2007, sobre um boneco de barro que ganha vida. Este é apenas o trailer, mas já dá para saber porque foi premiada.

terça-feira, 31 de julho de 2007

Temporada de cursos na CCMQ

Está aberta a temporada de cursos e oficinas na Casa de Cultura Mário Quintana. Fazem parte do programa oficinas de introdução à fotografia, foto na lata e fotografia P&B. Na área de Literatura, oficinas de contos, criação poética e criação literária, literatura infantil e trabalho em sala de aula, poesia dramática e teatro poético. A música também está contemplada com uma oficina de violão e um curso de produção que ensina a gravar um cd, passando por gravação, produção e pós-produção. A maioria das atividades inicia no dia 02 de agosto, mas alguns já tiveram uma primeira aula hoje mesmo. Inscrições na Central de Informações (térreo), das 9h às 17h30min, e informações pelo telefone (51) 3221-7147.

Já na área da pós-graduação, encerraram hoje as inscrições para o MBA sobre indústria do entretenimento na UFRJ. Para quem ficou curioso, vale a pena conferir a notícia no JB ou no site da universidade carioca.

Ah sim: acabou a greve dos servidores do Ministério da Cultura.

segunda-feira, 30 de julho de 2007

O que vem por aí

Dia 03 de agosto estréiam em Porto Alegre as peças Canção do Exílio, no Teatro de Arena, e A Farsa, no Teatro São Pedro, de sextas a domingos.

Termina em 05 de agosto a exposição de Goya no Margs, mas o encontro com o Ciclo Iberê Camargo finaliza ainda no dia 03.

Vem aí mais uma montagem de Pinocchio, desta vez com bonecos. Será no Teatro São Pedro, de 17 a 19 de agosto.

O Opinião traz o quarteto feminino The Donnas, no dia 22. As californianas também passarão por Curitiba, Goiânia e São Paulo. Antes e depois, somente na terrinha. Delas. O som é pesado, com influências de bandas como L7.

No Teatro Bourbon Country, dia 31, Paula Toller apresenta o show solo Sónós.

The Donnas

domingo, 29 de julho de 2007

Tripulantes, Quartchêto e Adriana Deffenti: Sons da Cidade no Renascença


Na próxima terça-feira (31) a banda Levitan e Os Tripulantes leva a sua "música p.r.a.", ou "Música Popular de Raízes Aéreas", para o Teatro Renascença, onde será uma das atrações do projeto Sons da Cidade. Nesta edição participam ainda o grupo Quartchêto e a cantora Adriana Deffenti. O show tem início às 20h30, e o teatro fica na av. Érico Veríssimo, 307. O ingresso é 1kg de alimento não perecível e o beneficiário das doações é o Asilo Padre Cacique.

Depois do cd com.pacto.triplo , lançado em 2006, que reproduz o visual dos antigos compactos duplos em vinil, a banda formada por Cláudio Levitan (voz/violão), Leonardo Brawl (baixo), Alexandre Kumpinski (guitarra) e Carina Levitan (bateria) se prepara para gravar o Outro Lado B. Quem for ao show poderá ter uma amostra das músicas que ainda não foram gravadas e que estarão no novo cd, que fecha o lp virtual criado pelo grupo.


Os músicos também acabam de lançar o single SIFO, disponível na Internet pelo site http://www.myspace.com/levitaneostripulantes. Os integrantes também estão com novo figurino, ou, como preferem dizer, com seus novos trajes para a viagem que fazem pela música.

Adriana DeffentiO projeto Sons da Cidade une as mais diversas formas de música de artistas profissionais em Porto Alegre no palco do Teatro Renascença. Chorinho, blues, samba, rock, música erudita, folclórica, mpb, jazz, diferentes estilos, gêneros e gerações, uma vez por mês. São sempre três grupos de gêneros musicais variados, executando cada qual um bloco de 30 minutos.

Quartchêto

sexta-feira, 27 de julho de 2007

Anoiteceu em Porto Alegre

Hoje à noite (27) a banda Pública lança no Laika Club o clipe Long Plays, música que pode ser escutada no endereço deles no MySpace. A festa contece na rua Santana, 375, quase com Jerônimo de Ornellas.

Amanhã

A banda Apanhador Só estará no Salão de Atos da Ufrgs, com ingressos adiantados a R$ 10,00. Às 21h.

DivulgaçãoFlávio Vaz Brasil faz show na Livraria Cultura, e o ingresso é 1 Kg de alimento não-perecível. Às 17h.

Nando Reis também se apresenta no Teatro do Bourbon Contry, com ingressos a partir de R$ 30,00 até R$ 60,00. Às 21h. Esgotado.

Enquanto isso, o Festival de Inverno de Porto Alegre continua até segunda-feira, dia 30/07. A boa notícia é que a Orquestra Fernández Fierro faz show extra às 18h.

Ballet Imperial da Rússia no Sesi


DivulgaçãoNa última quinta-feira (26) à noite o Ballet Imperial da Rússia esteve no Teatro do Sesi, em Porto Alegre, onde apresentou o Lago dos Cines.

É claro que a escola clássica russa é impecável em termos do objeto principal, que afinal de contas, é a dança, a técnica.

Mas é preciso que se diga que deveriam ter mais cuidado e serem mais exigentes com relação a algumas coisas. Por exemplo: já que são clássicos, deveriam exigir uma orquestra para acompanhar. Além de estar mais de acordo e ser infinitamente mais bonito, evitaria os problemas de som que ocorreram durante o espetáculo, que já apresentava cortes bruscos ao término das músicas quando, finalmente, silenciou no meio de uma dança. Os bailarinos principais terminaram os segundos finais da coreografia em silêncio, se retiraram, e as demais ficaram aguardando a música voltar e alcançar o ponto em que deveriam continuar. Lamentável, mas acontece. Se fosse orquestra...

Bem, outro probleminha: o programa. Totalmente incompleto. Deveriam ter seguido o exemplo do Ballet Nacional de Cuba (e de qualquer programa que se preze), que coloca não apenas a ficha técnica e o nome dos bailarinos, com currículo da companhia, mas também o resumo da história do ballet, quanto tempo de cada ato e de cada intervalo. Além disso, erraram no número de atos. São quatro, apresentaram em três e o programa tinha dois. Ao menos o que eu comprei.

Já os figurinos, gostei mais que os que tenho visto ao vivo e na televisão. Pequenos detalhes que deram mais vida aos cisnes. E a dramaticidade nos rostos das bailarinas também passou a dose que eu esperava da atmosfera sombria do momento.

A coreografia é de Marius Petipa (1º e 3º atos), Lev Ivanov(2º e 4º atos) e, neste caso, de Gediminas Taranda, também idealizador da criação, em 1994, do Ballet Imperial da Rússia, reunindo bailarinos das principais companhias de dança do mundo.

O Lago dos Cisnes é uma lenda na qual a Princesa Odette é transformada em cisne por feiticeiro, e para voltar à forma natural, precisa encontrar um amor verdadeiro, qe se sacrifique por ela. O Príncipe Siegfried a encontra durante uma caça, e acaba resgatando a princisa (essa é uma das histórias que viraram ballet em que a mocinha acaba bem no final, ao contrário de muitas outras...). A famosa música da peça foi composta por Tchaikovsky em 1876, por encomenda do Teatro Bolchoi de Moscou.

quinta-feira, 26 de julho de 2007

A nova polêmica dos Simpsons

Depois de fazerem um episódio inteiro sobre o Brasil há alguns anos, agora foi uma piadinha dentro de outro episódio dos Simpsons que está dando o que falar. Nele, Lisa e Bart falam a respeito de um lugar muito sujo, o pior em que já estiveram, com uma ressalva: o Brasil vem antes. Antes que os patriotas de plantão saltem em defesa da pátria amada, é preciso lembrar que o sucesso dos Simpsons está justamente na crítica, embora muitas vezes cruel, do próprio país e de personalidades locais. Mas, eventualmente, criticam também a situação de outros países ou estrangeiros famosos. É uma crítica ácida, mas construtiva. Se o povo se indignasse mais com os causadores do problema que com aqueles que o apontam, estaríamos bem melhor.
Outro ponto é que a FOX, após decidir pela dublagem de toda a sua programação, como já foi dito aqui neste blog (Nacionalismo, comércio... e nivelar por baixo, pq não?, de 08/07/07), acabou contribuindo para uma certa "censura" dos dubladores - e a emissora diz que não tem nada a ver com isso. Confira no vídeo como era e como ficou.

Eu acho que... não precisava, mas tudo bem

Embora já existam milhões de websites, blogs, fóruns e outros espaços de opinião na Internet, Alguém Achou Que... não era suficiente. E esse alguém criou o site "Eu Acho Que", com o objetivo de "criar um espaço na internet para que as pessoas tornem públicas a suas opiniões e posicionamentos sobre qualquer assunto". Tudo bem, afinal, desde que as pessoas estejam pensando e discutindo, já é muito bom. Só não é exatamente uma novidade. Enfim, estamos tão carentes de seres pensantes e de que leiam mais, que nunca é demais.

quarta-feira, 25 de julho de 2007

Shows do Festival de Inverno na Internet


Foto: Divulgação PMPA
Muitos dos shows do Festival de Inverno de Porto Alegre já estão com ingressos esgotados. Nem por isso os portoalegrenses terão desculpa para não assistir, ao menos quem tem acesso à Internet. É que a Procempa está transmitindo os shows online. Os sinais estarão disponíveis somente na hora dos shows. Mais informações pelo endereço http://pwvideo1.procempa.com.br:8080/festivaldeinverno2.

Pra não dizer que não falei das flores (repro)


Filme A Montanha dos Sete AbutresEste foi um post meu em outro blog, pessoal. Mas, depois de pensar um pouco, acho que é preciso registrar aqui. Infelizmente.

Pra não dizer que não falei das flores

Eu não vou repetir o que já foi dito sobre a tragédia que se passou na última semana. Muito já foi dito. Talvez, até demais. Falta, mesmo, é ser feito, com responsabilidade e competência, porque até agora só foi gerada mais confusão. Mas, além da tristeza com o que aconteceu e a indignação com relação ao desgoverno geral - federal e municipal, pois se os aeroportos são de responsabilidade federal, o crescimento da cidade é municipal -, fiquei muito decepcionada com a relação da imprensa com o caso. Não com a questão política, como já era de esperar. Com a humana, mesmo.

Tenho uma amiga que perdeu pelo menos 13 amigos no acidente. O que me faz lembrar a importância de estar sempre em contato com os amigos e de viver fazendo o que se gosta, com prazer, porque nunca se sabe quando é a nossa vez. E, nesse ponto, eu posso me considerar feliz. É claro que quero fazer muito mais, e se tiver tempo, farei. Mas, se não tiver, não tenho o que lamentar.

Claro que liguei para ela, afinal, além de tudo, ela havia trabalhado lá até pouco tempo atrás. Sabe-se lá quanto risco não correu. E sabia também que conheceria muita gente envolvida no acidente. Então, além de ouvir a voz para tranqüilizar a mim mesma, era também uma chance de deixar ela falar, desabafar. E o primeiro desabafo foi: "Me diz uma coisa: jornalista aprende a ser insensível na faculdade?". Juro que não esperava por essa. Bem, talvez de alguns programas sensacionalistas, mas o quadro que ela pintou, o comportamento dos "colegas" em geral, foi realmente vergonhoso e deprimente. Gente que empurra em plena missa, que faz perguntas idiotas e inoportunas, que não tem tato pra chegar nos amigos e familiares que estão passando por um momento difícil, que passa fotos pelo laptop em plena igreja... pra resumir. Achei que esse tipo de comportamento tinha ficado na Montanha dos sete abutres. Mas, infelizmente, não ficou. Despreparo, pressa, vontade de aparecer, e muito mais. Lamentável.

Um pouquinho de humanidade faria bem tanto aos chefes e editores como aos repórteres. Claro que não dá pra generalizar. Depois que a raiva passou e eu expliquei que apesar de tudo isso e de ser execrável a atitude, jornalismo deveria ser SERVIÇO e que a notícia precisa ser dada, afinal, há amigos e familiares que querem e precisam se inteirar, ela até relatou duas boas almas que honraram a profissão e agiram bem. E tem a parte política, sim, que precisa indignar pra coisa não continuar como está. Mas é preciso ser feito com tato, com respeito, delicadeza, enfim, atitudes que o momento exige.

Espero, sinceramente, que os colegas não passem por situação semelhante para precisar aprender. Mas também espero que, se a educação não veio de berço nem da escola, que ao longo da sua trajetória - o mais rápido possível - aprendam a agir corretamente. Se possível, que a faculdade torne obrigatória a disciplina de Psicologia social, e talvez inclua a de Assistência Social. Porque, do jeito que está, infelizmente está uma terra de ninguém, onde não me parece que o tão defendido diploma -, inclusive por mim - esteja fazendo efeito na qualidade do nosso jornalismo.

O relato foi sobre a imprensa em São Paulo, mas fica a reflexão, pode ter acontecido em qualquer lugar. Sei que não preciso me preocupar com os colegas gaúchos que conheço, mas não tenho a ilusão de que sejamos a fina-flor. Só desejo que eles sejam uma luz e uma inspiração para os que ainda não despertaram do seu mundinho.

terça-feira, 24 de julho de 2007

Nem todos os direitos reservados

Creative CommonsEm tempos de Internet e vazamento de filmes, músicas e livros antes do tempo, é preciso pensar em outras alternativas. Pensando nisso e na lógica do "se não pode vencê-los, junte-se a eles", a Creative Commons lançou um sistema em que, ao contrário do antigo "Todos os direitos reservados", lida com o "Alguns direitos reservados". Funciona assim: o autor decide o que libera ou não, sempre visando a difusão da obra. E, se quiser, confere domínio público - o que hoje só acontece 70 anos após a morte do autor. É o caso da obra de Noel Rosa a partir de 2008. Bom, isso se os herdeiros não conseguirem mudar alguma coisa, pois a lei mudou muito do tempo dele para cá. E como ainda é novidade, essa liberação dos direitos ainda deve dar muito o que falar,

domingo, 22 de julho de 2007

Festival de Inverno de Porto Alegre


Nesta segunda-feira (23) inicia o Festival de Inverno de Porto Alegre, com shows, cursos e exibições de cinema. Na verdade a programação começou no dia 18, com intervenções de Geraldo Flach e convidados interpretando músicas em homenagem a Fernando Ribeiro, e show Arthur de Faria & Seu Conjunto. A maioria de shows e cursos pagos tiveram as incrições e vendas iniciadas no dia 19, e alguns já estão esgotados. Outros são gratuitos e é preciso retirar a senha uma hora antes, então, é preciso se programar para não ficar de fora. A programação completa está no site do Festival e da Secretaria da Cultura de Porto Alegre.

sexta-feira, 20 de julho de 2007

GIG Rock encerra hoje

Nesta sexta-feira (20) encerra o GIG Rock. O festival teve início no "dia do rock", na semana passada. Mas não foram só shows: teve discotecagem rock, palestras, workshops de produção musical e videoclipes, bate-papo com nomes da área, exposição de fotos, projeções de videoclipes e outros vídeos. Mais infos no site do Beco.