Espaço para comentar notícias, falar sobre o cotidiano, política, comunicação, e a cultura que nos leva a ser quem somos. Ou será o contrário?

quinta-feira, 27 de setembro de 2007

24 horas de jornalismo na TV - e grátis

Hoje, às 20h, estreou o canal Record News. Finalmente vai ter algo interessante para olhar na tv aberta em todos os horários, já que normalmente é tão restrito e muitas vezes tarde da noite. Pra mim, o programa do Serginho Groissmann é outro que tem um mérito incrível, e o slogan "vida inteligente na madrugada" é tudo a ver. O canal novo tem coisas pra melhorar? Óbvio, recém estreou! O GC nem sempre aparece, a news bar é muito rápida, e à meia-noite repetiu assuntos sem o devido aviso de que era reprise... quando vi, estava passando novamente informações sobre o lançamento. Mas promete MUITO. A Globo que se cuide.

Aliás, aí vem um paradoxo: ao mesmo tempo em que há uma certa genialidade (ambígüa, é verdade) em termos de integrar a Nação através da linguagem unificada no jornalismo, fazendo com que esse país imenso continue a se comunicar dentro de um certo padrão - leia-se retirar o máximo de sotaques - por outro lado, esse padrão é extremamente arbitrário, massificador e culturalmente empobrecedor, já que evita que CONHEÇAMOS esses sotaques e diferenciais. Bem, o padrão, de certa (certeira) forma, foi colocado pela Globo. Agora, a Record News se propõe a colocar no ar nacionalmente notícias regionais de diferentes estados. Vamos ver o que acontece. Mais que isso: que os dois continuem acontecendo. Quanto mais opções diferentes, melhor!

Sem querer ser puxa-saco (nem ingênua, apenas um tanto quanto otimista e pró-utopia), espero que essa iniciativa realmente ajude a modificar, mesmo que pouco, a vida dos milhões de alienados que existem por aí. Afinal, é o primeiro canal de notícias 24 horas em TV aberta (embora UHF).



Em tempo: ainda estou avaliando o novo portal da Zero Hora, mas se o objetivo for aumentar o número de jornalistas da casa, para efetivamente ir atrás de notícias e fazer reportagens, em vez de apenas "dar ctrl+c e ctrl+v", então é nota dez. Senão, é só mais um hELEFANTE branco. Com "hagah", mesmo...

Nenhum comentário: