Espaço para comentar notícias, falar sobre o cotidiano, política, comunicação, e a cultura que nos leva a ser quem somos. Ou será o contrário?

quarta-feira, 19 de maio de 2010

Assembleia do Rio Grande do Sul vira jogo e derruba veto da Governadora

Reproduzo o conteúdo site do Sindicato dos Jornalistas profissionais do RS sobre a vitória obtida ontem, dia 18 de maio, restabelecendo a conquista que não é só da categoria, mas da sociedade, já que impede que pessoas sem o menor preparo sejam colocadas no serviço público. Todos os cargos deveriam exigir qualificação específica, principalmente os de confiança. Isso é prestação de contas.



Por trinta e cinco votos contra três, os deputados gaúchos derrubaram o veto da Governadora Yeda Crusius ao projeto de lei 236/09 do deputado Sandro BoKa (PMDB) que prevê a obrigatoriedade do diploma de jornalista para servidores públicos das esferas estadual e municipal. Numa votação rápida e sumária o plenário, que foi prestigiado por um bom número de jornalistas e sindicalistas, registrou quorum de 48 deputados que derrubaram em seguida o veto que necessitava de 28 votos para reverte-lo. 

Para o autor da matéria, deputado Sandro Boka (PMDB), a derrubada do veto significa uma vitória para o povo gaúcho e para os jornalistas e a Assembléia Legislativa, mais uma vez é percussora e dá demonstração que quer qualidade no serviço público. ‘’Essa aprovação pelos deputados fortalece os projetos em tramitação no Congresso Nacional e também em outros Estados. O Rio Grande do Sul mostra que a sociedade quer qualidade de informação acima de tudo’’, destaca. 

Fotos Arfio Mazzei 
 
Deputados votaram 35 a 3, derrubando o veto da governadora 

Satisfeito com o placar obtido na votação, Boka argumentou que não esperava o veto da governadora, uma vez, que o projeto havia passado por unanimidade, mas como ocorreu foi em busca dos votos necessários de gabinete em gabinete. ‘’Foi uma verdadeira batalha em busca dos votos. A derrubada do veto resgata a auto-estima dos jornalistas e estudantes de jornalismo. Todo o empenho e investimento feito valeu a pena’’, comenta. O projeto agora depende da sanção do presidente da Assembléia, deputado Giovani Cherini (PDT). 

O vice-presidente da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), Celso Schröder saudou a iniciativa do deputado Boka de apresentar este projeto e, neste momento, a responsabilidade das bancadas que honraram a decisão anterior da Assembléia que havia aprovado a lei por unanimidade. Esta vitória dos jornalistas gaúchos servirá de lição para todo o Brasil, avalia o presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul, José Maria Rodrigues Nunes. Para Nunes esta decisão não só servirá para avalizar todos os projetos similares que tramitam nas assembleias do país, como também é um elemento importante para enfrentar a decisão do STF que retirou a obrigatoriedade da formação superior em jornalismo como requisito para o exercício da profissão. 

O secretário de Comunicação da CUT-RS, Paulo Farias, que acompanhou a votação destacou: "foi uma importante vitória que tivemos no estado. É uma primeira vitória que irá forçar a Câmara de Deputados a também reconhecer o diploma dos jornalistas." 

No final os jornalistas e diretores presentes na plenária comemoraram a decisão com palavras de ordem: "ão, ão, assembléia deu lição!" 

 
Jornalistas presentes na votação comemoraram a vitória! 

Nenhum comentário: