Espaço para comentar notícias, falar sobre o cotidiano, política, comunicação, e a cultura que nos leva a ser quem somos. Ou será o contrário?

sexta-feira, 30 de abril de 2010

JournoTwit se propõe a concorrer com o TweetDeck

Exposição valoriza profissões de Porto Alegre

Patrimônio Cultural - Ofícios Antigos em Porto Alegre é a uma exposição que registra em 15 cartões portais diferentes profissões que marcaram a cidade nos últimos 100 anos. Atrás de cada postal informações e frases desses profissionais. No Solar do Câmara, de 03 a 31 de maio.




Programação do Planetário da UFRGS para os domingos de maio

Muita gente nem conhece, outros tantos foram há muito tempo ao Planetário da UFRGS Prof. José Baptista Pereira, em Porto Alegre. Pois nos próximos domingos (dias 02, 09, 16, 23 e 30) haverão várias oportunidades, inclusive com programação infantil. A entrada é solidária e individual: 1 kg de alimento não perecível. Depois de iniciada a sessão, não é mais permitida a entrada na sala de projeção. Abaixo, a programação de maio. Outras informações na página www.planetario.ufrgs.br ou pelo fone (51) 3308.5384. O Planetário da UFRGS fica na av. Ipiranga, 2000, em Porto Alegre. 

Programação Infantil
Horário: 16 horas - Duração: 37min

TAINAKAN - Estrela da Manhã
O pequeno indígena Tainá perde-se na floresta e encontra Jaci, a deusa da Lua. Com ela viaja pelo céu, visita os astros que fazem parte da tribo do Sol e aprende a reconhecer as condições que possibilitam a vida na Terra.

Programação Adultos
Horário: 18 horas - Duração: 50min

JORNADA NO SISTEMA SOLAR
Uma detalhada descrição de nosso sistema planetário. A ciência e a investigação sobre a estrutura e dinâmica dos planetas, satélites e pequenos corpos que compõem o complexo conjunto ligado ao Sol.

terça-feira, 27 de abril de 2010

Viva o Centro a Pé, dia 8 de maio - Museus

O próximo Viva o Centro a Pé será no dia 08 de maio e passará pelo Caminho dos Antiquários e por alguns museus. 
O que: Caminhada Orientada pelo Centro Histórico de Porto Alegre.
Quando: dia 08 de maio, sábado. Em caso de chuva será transferido para o sábado seguinte.
Saída: No totem do Caminho dos Antiquários, na Demétrio Ribeiro em frente a Praça Daltro Filho, no encontro das ruas Coronel Genuíno e Marechal Floriano.
Horário: 10h.
Roteiro, 08 de maio: Caminho dos Antiquários, Viaduto Otávio Rocha, Museu Júlio de Castilhos (visitação interna), Museu da Eletricidade do RS – CCCEV (visitação interna), Museu Hipólito José da Costa (visitação interna) e Praça da Alfândega, relacionando as instituições aos pontos turísticos existentes entre elas e a forma de pensar-ver-olhar a cidade como espaços de memória, tanto quanto são os museus.

Duração: aproximadamente 2 horas.
Nei Vargas - Mestre em Artes Visuais, ênfase em História, Teoria e Crítica da Arte pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência em museus como o Musée du Louvre - Paris/França, Museu da UFRGS e diferentes museus do interior do Estado. Foi responsável pela criação e implantação do Setor Educativo do Santander Cultural. Atualmente trabalha na Secretaria do Patrimônio Histórico da UFRGS.

O Caminho dos Antiquários:

A feira Caminho dos Antiquários é parte integrante de programas do governo municipal. Com o objetivo de revitalizar a área central o espaço, já repleto de lojas de antiguidades, foi transformado em uma grande feira a céu aberto. A rua Marechal Floriano, entre a Fernando Machado e a Demétrio Ribeiro, é fechada e as lojas colocam seus produtos na rua.
As caminhadas do Viva o Centro a Pé são realizadas duas vezes por mês, sempre aos sábados, orientadas por professores especialistas em história ou arquitetura.
Inscrições:
As inscrições devem ser feitas pelo e-mail vivaocentroape@gmail.com, ou pelos telefones 3333-1873 ou 3289-3738. O valor é 1 kg de feijão, ou arroz, ou óleo de cozinha, ou uma lata de leite em pó. As doações serão encaminhadas a instituições do município. Existem caixas para o recolhimento no ponto de saída das caminhadas.


Realização
Secretaria do Planejamento Municipal (SPM), da Cultura (SMC), Turismo (SMTUR), Programa Viva o Centro e Gabinete da Primeira Dama.



Cow Parade em Porto Alegre de outubro a dezembro

Nesta terça-feira (27) às 17h será apresentada ao prefeito José Fortunati pelo presidente da Vonpar Alimentos, Ricardo Vontobel, e o sócio-diretor da agência GlobalComm, Alexandre Skowronsky o projeto CowParade Porto Alegre - Circuito das Vacas. A exposição de arte circula há 11 anos pelo mundo e após passar por 58 cidades, inclusive São Paulo, Curitiba, Belo Horizonte e Rio de Janeiro, deve chegar a Porto Alegre para exposição entre outubro e dezembro. Nas fotos abaixo, alguns exemplares em Lima, Peru, em dezembro de 2009.


Praça em Miraflores

Parte externa do Shopping Larcomar, Miraflores
Praça Simon Bolívar, Pueblo Libre

segunda-feira, 26 de abril de 2010

Seminário Hélio Oiticica - Museu É o Mundo

Entre 28 e 29 de abril o Itaú Cultural (Avenida Paulista 149, Paraíso, São Paulo-SP) realiza o seminário Hélio Oiticica - Museu É o Mundo, com organização e mediação de Felipe Scovino. O evento promove reflexão e debate com a presença de intelectuais de diversas áreas, artistas e pesquisadores que conviveram com Oiticica e possuem trabalhos sobre sua produção. O seminário pretende ampliar o espaço para a troca de ideias entre os convidados e o público sobre um dos mais significativos artistas da contemporaneidade. O evento terá transmissão ao vivo no site www.itaucultural.org.br.

O livro: essa invenção genial

Depois do post sobre o iPAD, voltemos às origens...

quarta-feira, 21 de abril de 2010

FestFotoPoA segue no Santander Cultural





Layout 2.0: redes sociais e o Museu de História da Medicina


Site do Museu tem nova aparência e funcionalidades


A partir de agora o site do Museu de História da Medicina do Rio Grande do Sul - www.muhm.org.br - passa a oferecer as funcionalidades das Redes Sociais de Web 2.0, como Twitter, Flickr!, Facebook, Orkut e YouTube e acesso mais fácil às exposições, agenda e parceiros. 
A agenda também ganhou um calendário próprio, possibilitando que mesmo escolas que não acessam o site www.muhm.org.br/educativo, produzido em flash, possam ver as visitações agendadas e marcar visitas gratuitas de grupos e escolas às exposições e oficinas, além de transporte, no caso de escolas públicas de Porto Alegre e região Metropolitana. 
O novo site também facilita a navegação entre exposições, eventos e parceiros como a Associação Gaúcha de História da Medicina, Associação Nacional de História/GT História e Saúde, Corredor Cultural Bom Fim, Rede Brasileira de Museus de Medicina, 1ª Região Museológica e ainda para a lojinha do museu.

Novo layout do site do MUHM por Museu de História da Medicina do RS. 

Já na primeira página os visitantes acessam os últimos "tweets" e as notícias podem ser compartilhadas em blogs, redes sociais, e-mails e ainda salvar nos favoritos. Os compartilhamentos são enviados a partir das notícias.
A sede do museu fica na av. Independência, 270, bairro Centro. Visitações de terças a sextas-feiras, das 11 às 19 horas e sábados, domingos e feriados das 14 às 19 horas. Mais informações podem ser obtidas pelo fone (51) 3029.2900, pelo e-mail imprensamuseu@simers.org.br.

terça-feira, 20 de abril de 2010

2ª Feira do Livro e da Cultura do Corredor Cultural Bom Fim


O Colégio Militar de Porto Alegre vai sediar a 2ª Feira do Livro e da Cultura do Corredor Cultural Bom Fim no dia 15 de maio, das 10h às 17h. Será uma oportunidade de conhecer o interior do colégio, restrito aos alunos, pais, professores e militares que ali atuam, e que faz parte da história do bairro e da cidade. Até lá terá sido lançado o site das instituições que compõe o corredor - www.corredorculturaldobomfim.com.br - e lá serão inseridas outras informações sobre o evento. Já estão confirmadas a presença de bancas tanto de livrarias, que comercializarão suas publicações, quanto de instituições culturais, que divulgarão seus acervos e atividades, além de oficinas e apresentações artísticas. O Mapa do Corredor Cultural Bom Fim, lançado em 2009, detalha, além da localização das instituições culturais e livrarias do bairro, informações sobre seu funcionamento, acervos e atividades.








O Museu de História da Medicina do Rio Grande do Sul - www.muhm.org.br - vai oferecer a oficina de contação de histórias "Biblos: Aprendendo a preservar" em dois horários, às 14 horas e às 16 horas, mediante inscrição pelo e-mail educativo.museu@simers.org.br ou no local se ainda houver vagas.



Os primeiros eventos foram a "Feira do Livro e da Cultura do Bom Fim" e o lançamento do "Mapa do Corredor Cultural Bom Fim", que ocorreram no dia 25 de abril de 2009, um sábado, no estacionamento do Memorial, na rua General João Telles.



Interessados podem obter mais informações podem entrar em contato com o MUHM (imprensamuseu@simers.org.br e 3029-2900) ou com o Memorial (memorial@trt4.jus.br e 3222-9580).

Mapa do Corredor Cultural Bom Fim

sábado, 17 de abril de 2010

iPAD: será que é agora?

Nos idos de 1999, 2000, os meus professores mostraram, matérias - com imagens fiéis - do que seria e é o iPAD. Na época, víamos com desconfiança a iniciativa em função da portabilidade. Apesar de ter achado bastante interessante o iPAD, ainda vejo, pois acho que o ideal é que fosse um netbook - com todos os softwares e arquivos pessoais -aliado às funcionalidades do iPhone, com comunicação, música, câmera fotográfica e filmadora, do iPAD, para leitura de livros, notícias, e, além disso, feito de material maleável, dobrável - assim como o jornal - e, finalmente impermeável - e, aí, sim, seria o fim do jornal. E com conexão rápida, bateria duradoura carregamento sem fios, solar. Finalmente, ecológico. Atualmente ou temos muitos aparelhos para coisas diferentes e nenhum que abarque tudo, fazendo com que tenhamos uma parafernália sem fim, ou temos aparelhos de grandes dimensões, e tudo isso em formatos nada ecológicos.

Outro "detalhe" diz respeito a "para onde vai" essa informação toda e como acessá-la daqui a alguns anos, como fonte de pesquisa e recuperação da informação. Onde estará nossa memória? Ela será RAM? Recentemente a Library of Congress, Biblioteca do Congresso Americano, divulgou que adquiriu os tweets do Twitter. Quem sabe será por aí.

Mas ainda vou ver o dia em que essa minha descrição vai ser real, estamos quase lá. Enquanto isso, vejo o teste do professor Alex Primo, do PPGCOM da UFRGS, com o iPAD, e tire suas dúvidas. Eu concordo que o Kindle ficou no chinelo...

sexta-feira, 16 de abril de 2010

Produção em Rádio tem incentivo do MinC

Continua aberto o edital "Nossa Onda”, do Ministério da Cultura que patrocinará a produção de 52 obras radiofônicas, gêneros radiodocumentário e radioconto, com o tema “Diversidade Cultural”, com duração de 15 minutos cada. As inscrições vão até o dia 28/04. Podem participam pessoas físicas que se apresentem como diretor ou como diretor e roteirista. Os autores dos projetos aprovados participarão de uma oficina de desenvolvimento do projeto e receberão R$ 10 mil cada um. Eles terão um prazo de até 60 dias para produzir os trabalhos. As obras contempladas serão transmitidas em várias emissoras comunitárias de todo o Brasil. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 11-3512-6111, ramal 237, ou pelo endereço eletrônico nossaonda@cinemateca.org.br.

quarta-feira, 14 de abril de 2010

Veto ao novo é velho jeito de governar

Hoje lamentavelmente a governadora deu provas de que não é o novo, mas sim o velho jeito de governar que está em vigor. Afinal, alguém que defende qualificação, remuneração por projetos e méritos, jamais poderia vetar um projeto que visa moralizar e qualificar o Estado. O projeto foi aprovado por unanimidade na Assembleia Legislativa e estabelecia exigências para o provimento de cargos de jornalistas na administração pública estadual direta e indireta, que passariam a ser obrigatoriamente ocupados por profissionais com diploma - e não por um ASPONE qualquer como moeda de troca. A justificativa para o veto foi baseada em razões de constitucionalidade e legalidade - baseada na já absurda decisão do STF.




O site do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do RS - site http://sindicato.jornalistas-rs.org.br/ - divulgou nota de repúdio.
Sindicato repudia veto da governadora
O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul repudia o ato da governadora Yeda Crusius (PSDB), que vetou por completo o projeto de lei 236/09 de autoria do deputado Sandro Boka (PMDB), aprovado por unanimidade na Assembleia Legislativa. No entendimento da direção da entidade, a decisão mais uma vez contraria os anseios de toda a sociedade, como fez o Supremo Tribunal Federal (STF). Ao usar os argumentos da suprema corte, a senhora governadora comete os mesmos erros e autoriza qualquer pessoa a ingressar em um cargo público sem as devidas qualificações, e até mesmo analfabeto.
Vale destacar que a decisão de liberdade de imprensa referida erroneamente pelo presidente do STF, Gilmar Mendes, faz referência aos veículos de comunicação. O Estado e o poder público em geral devem estabelecer regras para que a sociedade atendida por eles não seja prejudicada. A própria Justiça em decisão exemplar da juíza Soraia Tullio, da 4ª Vara Federal de Curitiba, mostrou o equívoco do Supremo, ao impedir a posse de um candidato que passou em primeiro lugar num concurso público para o cargo de assessor de imprensa da Universidade Federal do Paraná (UFPR).
Esse é um exemplo de que os poderes devem sim resguardar a sociedade, primando especialmente na qualificação da informação. De maneira alguma o PL 236/09 afronta a decisão do STF, já que quem presta serviço de assessoria de imprensa está sim divulgado o trabalho dos órgãos públicos e não exercendo a tão destacada liberdade de imprensa.
Diante disso, a direção do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul apela mais uma vez aos deputados gaúchos que derrubem o veto da governadora. Desta forma, como o fizeram em decisão unânime na sessão plenária do dia 17 de março, os deputados estarão dizendo sim para a educação e qualificação profissional.
Direção do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul



Em tempo: o site http://www.jornalistas-rs.org.br/ está trazendo as informações do 34º Congresso Nacional dos Jornalistas (como já divulgado aqui), que será em agosto, de 18 a 22, em Porto Alegre, no Hotel Plaza São Rafael. Agora já está disponível a programação a cada dia e os valores de inscrição.

terça-feira, 13 de abril de 2010

Em tempos que passa tanto tempo

[jovem.jpg]

Pois é: a idade chega para todo mundo. Mas em geral dá pra ainda se divertir com a situação, como na charge do blog Mulher de 30. O problema é que à medida em que NÓS vamos ficando mais velhos e velhas, é preciso lembrar que OUTRAS pessoas também ficam: nossos avós, nossos pais. Vão-se os primeiros, e nos damos conta. A expectativa de vida do brasileiro está aumentando, e isso é bom, mas estou (vi)vendo que nós filhos e netos não estamos preparados para lidar com as situações que a ciência não resolve sem uma boa dose de paciência, respeito, amor, paciência, compreensão, amizade, bom humor, paciência, alegria, informação, saúde, paciência, grana e... paciência. E grana.

Minhas dúvidas são muitas, e alguns de meus amigos já estejam começando a passar por elas. Outros, filhos de pais mais jovens, não tardarão a se questionar também sobre uma série de coisas, das limitações e problemas até o simples dia-a-dia que muda. Sensibilidade, irritação, incompreensão, baixa auto-estima, teimosia... nossa, haja... paciência. Aí lembramos que já fomos bebês deles e vemos que é uma ironia da vida que precisa ser encarada com... amor, paciência...grana...

Enfim: criei o blog "Agora que ficam(os) velhos" ou "Ficamos velhos, e agora?" - como preferirem - e o endereço é http://agoraqueficamosvelhos.blogspot.com .O objetivo é discutir, recolher e trocar informações, experiências, dúvidas. É livre para que as pessoas se agreguem tanto nas postagens - amigos jornalistas, querem contribuir como autores? - como em comentários, sugestões de conteúdos, eventos, legislação, etc.

quinta-feira, 8 de abril de 2010

MuCo: Museu da Corrupção

Você já ouviu falar do MuCo? Não?  Mas de corrupção já, não é mesmo? E como... É algo que literalmente grudou no noticiário e nas instituições públicas. Bem, MuCo - http://www.muco.com.br - é o Museu da Corrupção, um projeto virtual do Diário do Comércio que reúne as últimas e as principais notícias sobre corrupção no País e também no exterior. De uma maneira irônica e tristemente genial, "brinca" com diversos escândalos de lavagem de dinheiro, colarinho branco, evasão de divisas e superfaturamento. Na loja do museu, por exemplo, são oferecidos produtos como a máquina de lavar dinheiro, cueca com espaço para colocar dinheiro, malas, meias, camisas com colarinho branco e outros itens de igual calibre.

O projeto levou o Prêmio Esso de Jornalismo por Melhor Contribuição à Imprensa em 2009 - junto com o site "Congresso em Foco". O “Museu da Corrupção” ou MuCo, na abreviação adotada por seus idealizadores, é uma iniciativa do Diário do Comércio, de São Paulo, que decidiram agrupar num site os casos mais importantes de corrupção noticiados pela imprensa desde 1964 até os dias de hoje. Segundo seus autores, pode traduzir-se como “um esforço para produzir um jornalismo participante e formativo, não apenas noticioso e espectador”.

sexta-feira, 2 de abril de 2010

Mais um anúncio de Albergue da Juventude para Porto Alegre... será que agora sai?

Com os anúncios de Copa do Mundo e Olimpíadas no Brasil, em 2014 e 2016, muitas cidades já estão se preparando. Porto Alegre vai receber, no mínimo, jogos da Copa, e provavelmente também receberá atletas e turistas no período de Olimpíadas. Assim - esperamos todos - que não apenas as obras públicas sejam realizadas, já que há muito deveriam ter sido, mas também que as pessoas aproveitem a oportunidade para colocar em prática projetos turísticos. A cidade até hoje não tem um Albergue da Juventude/Hostel, apesar das promessas, mas agora há mais uma possibilidade à vista, que, esperamos, vingue. Esta promete manter o nível dos albergues do resto do mundo. O primeiro de que ouvi falar seria próximo ao Shopping Total, e agora o local será a Cidade Baixa. Ambos tem potencial, a julgar pela localização e atrativos como bares, museus, proximidade de transporte, etc. A conferir.

quinta-feira, 1 de abril de 2010

Museu vai à Escola e vice-versa


O Museu de História da Medicina recebe inscrições para o projeto Museu vai à Escola e também para visitas à sede do MUHM. Para participar das Ações Educativas no museu as turmas devem ser a partir de 4ª série, mas para a ida da equipe do MUHM às escolas não há restrição. “Basta que o professor entre em contato conosco para decidirmos juntos a oficina mais adequada ao perfil da turma, pois temos outras atividades além da história do Biblos que podem ser trabalhadas com alunos mais velhos”, explica a historiadora. 

Agendamentos podem ser feitos pelo fone (51) 3029.2900 ou e-mail educativo.museu@simers.org.br. Outras informações no site das Ações Educativas www.muhm.org.br/educativo. Para visitas de escolas públicas da Capital e da Grande Porto Alegre, além das oficinas, é oferecido transporte gratuito.


Quintas no Museu - Ciclo de Palestras
 

Não só de Saraus Líricos vive o Quintas no Museu, pois o projeto inclui outros tipos de eventos e temas. No próximo dia 08 de abril, Dia Mundial de Luta Contra o Câncer e um dia após o Dia Mundial da Saúde, o MUHM  início a um Ciclo de Palestras “Prevenção”, que até 22 de abril trará, sempre às 18h30min na Sala Rita Lobato (av. Independência, 270, Centro), um médico para discutir temas como câncer de mama, Gripe A e uso de drogas, em especial o crack. A entrada é gratuita e aberta a toda a comunidade.

Na primeira semana a médica Beatriz Bohrer do Amaral vai falar sobre “Mitos e verdades sobre o câncer de mama”. Especialista em Diagnóstico por Imagem da Clínica Radimagem, que mantém o projeto “Mulher e Saúde”, Beatriz Amaral é também uma das responsáveis pela introdução no Rio Grande do Sul do método Linfonodo Sentinela importante passo para o combate ao câncer de mama. A médica foi uma das pioneiras no RS a usar metodologia de diagnóstico Densitometria Óssea, pioneirismo que foi destacadouma das médicas que foram destaque na exposição “Mulheres e Práticas de Saúde”, há dois anos.

A segunda semana será dedicada a esclarecer dúvidas e falar sobre aspectos preventivos sobre a Gripe A, que possui calendário de vacinação em andamento para diversas faixas etárias da população.

O encerramento do ciclo, no dia 22, será com a palestra “Como enfrentar o crack?”, ministrada pelo médico psiquiatra Felix Henrique Kessler, vice-diretor Centro de Pesquisa em Álcool e Drogas do Hospital de Clínicas/UFRGS. Kessler é doutorando em Psiquiatria pela universidade, onde é convidado do departamento de Psiquiatria desde o ano 2000. Especialista em dependência química, coordenou o núcleo da área na Sociedade de Psiquiatria do Rio Grande do Sul e supervisiona a internação do programa de álcool e drogas do Hospital de Clínicas de Porto Alegre. Ganhador de prêmios por trabalhos científicos pela Associação Brasileira de Estudos sobre o Álcool e Outras Drogas (ABEAD), da qual é membro efetivo.



Oficina de Conservação de Acervos por Museu de História da Medicina do RS.O Museu de História da Medicina realiza, além de Exposições e Ações Educativas, eventos como Saraus Líricos e Ciclos de Palestras.

Estes eventos ocorrem geralmente às quintas-feiras às 18h30min, dentro do projeto QUINTAS NO MUSEU, na Sala Rita Lobato. 


Oficina de Conservação de Acervos
realizada em janeiro de 2010

Santander Cultural e música clássica na Páscoa

O trio composto pela mezzo-soprano Angela Diel, o cravista Fernando Cordella e o oboeísta Javier Balbinder, que se apresenta nesta quinta-feira, dia 1º, no Sarau Lírico do Museu de História da Medicina  - MUHM (Av. Independência, 270, Centro de Porto Alegre - www.muhm.org.br) também estará no Santander Cultural neste domingo. Ambas as atrações são gratuitas, mas a do MUHM é às 18h30min e a do Santander às 17 horas.