Espaço para comentar notícias, falar sobre o cotidiano, política, comunicação, e a cultura que nos leva a ser quem somos. Ou será o contrário?

sexta-feira, 8 de junho de 2007

Redenção dos gatos X vida de cão



Ao menos 65 gatos vivem no Parque da Redenção, em Porto Alegre. É o que estima o Movimento Gatos da Redenção - . O grupo foi fundado em outubro de 2001 para combater os maus tratos sofridos pelos bichanos, que não bastando o fato de terem sido abandonados, costumam perder ao menos uma de suas 7 vidas com os próprios ex-donos. Outra delas com pessoas que, por maldade ou doença, voluntariamente os procuram para fazer-lhes mal. Dóceis e acostumados ao convívio humano, já que ainda há quem lhes ofereça carinho e alimento, muitas vezes caem nas armadilhas de pessoas que não mereciam nada menos que o mesmo tratamento.

Justamente em função da perspectiva de alimentação, é em volta do Café e do pedalinho que os gatos aparecem. E é aí que mora o perigo. É o contato com o doentio sentimento que só os animais racionais possuem de avacalhar com outros seres vivos, mesmo correndo o risco de machucar ou matar.

Como nem tudo está perdido, além do Gatos da Redenção, que realiza três feiras mensais na avenida Osvaldo Aranha, outros grupos, ONGs e pessoas físicas têm surgido para ajudar, através do incentivo à adoção, castração (embora certamente se fôssemos gatos e cachorros não concordaríamos muito com esta pare), vacinação e carinho. Bem, no mínimo, respeito.

Alguns outros sites relacionados, que atendem também os cachorros, outras grandes vítimas que basta sair na rua para encontrar:

Bicho de Rua
Lenise - protetora voluntária
Luz Animal

Talvez, para nascer cachorro, seja preciso ser como os da Praça da Matriz...



(Fotos: Letícia Castro)

Nenhum comentário: