Espaço para comentar notícias, falar sobre o cotidiano, política, comunicação, e a cultura que nos leva a ser quem somos. Ou será o contrário?

sexta-feira, 13 de maio de 2011

Medicina, sindicalismo e saúde: 80 anos de história



Dia 16 de maio, às 18h30min, na Sala Rita Lobato, o Museu de História da Medicina do RS inaugura a exposição SIMERS: 80 anos de História, sobre a trajetória de seu mantenedor, o Sindicato Médico do Rio Grande do Sul, e sua contribuição para a saúde pública gaúcha desde sua fundação, em 1931, quando iniciou sua luta. A museografia é de Elcio Rossini, doutor em Poéticas Visuais pelo PPG em Artes visuais da UFRGS. A exposição integra o programa do MUHM para a 9ª Semana Nacional de Museus, promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) em todo o país de 16 a 22 de maio, abrangendo o Dia Internacional dos Museus, comemorado dia 18. O MUHM irá oferecer durante a semana Ações Educativas dentro e fora do museu, visitas guiadas e sessão de cinema com palestra, entre outras atividades disponíveis em www.muhm.org.br.

SIMERS: 80 anos de História 
No Brasil, o sindicalismo surgiu no final do século XIX. Os operários imigrantes que trabalhavam em diversas fábricas estavam insatisfeitos com suas condições de trabalho e então começaram a se unir para questionar e lutar pelos seus direitos. O primeiro Sindicato de Médicos do Brasil foi fundado no Rio de Janeiro em 1927. No Rio Grande do Sul o Sindicato Médico foi criado em 1931. Na época, a Medicina não era uma profissão regulamentada e qualquer um poderia atuar como médico no RS. Desde então as lutas do SIMERS vão desde a busca e conquista de direitos dos médicos até o envolvimento em questões de saúde pública que repercutem na qualidade de médicos e demais cidadãos. 


A mostra conta com fotografias, informativos e outros documentos para contar a trajetória sindical do SIMERS, além de conter nichos contendo vídeos e destaques para diferentes períodos em que a atuação do sindicato foi determinante. 

Projeto museográfico 
Elcio Rossini foi responsável pela expografia de diferentes museus. Museu Interativo da Eletricidade do Centro Cultural CEEE Érico Veríssimo, "Nos Trilhos da Memória", mostra do Memorial da Justiça do Trabalho, "Simões Lopes Neto" também no Centro Cultural CEEE Érico Veríssimo, Memorial Copesul bo Pólo Petroquímico de Triunfo, "Arte e memória: Anos rebeldes", "Visíveis Invisíveis Lugares", "Em Casa no Universo", "Música Ciência e Tecnologia" e "Bom Fim: um bairro muitas histórias", estas últimas no Museu da UFRGS, são projetos seus. 

Inauguração: 16 de maio, 18h30min
Visitação: 17 de maio a 1ª de outubro de 2011, de terças a sextas-feiras das
11h às 19h; sábados, domingos e feriados das 14h às 19h.
Entrada: Gratuita.
Agendamento de escolas: Agenda e oficinas disponíveis em
www.muhm.org.br/educativo. Transporte para escolas públicas de Porto Alegre
e Grande Porto Alegre pelo e-mail educativo.museu@simers.org.br ou fone (51)
3029-2900.

Nenhum comentário: