Espaço para comentar notícias, falar sobre o cotidiano, política, comunicação, e a cultura que nos leva a ser quem somos. Ou será o contrário?

quinta-feira, 26 de julho de 2007

A nova polêmica dos Simpsons

Depois de fazerem um episódio inteiro sobre o Brasil há alguns anos, agora foi uma piadinha dentro de outro episódio dos Simpsons que está dando o que falar. Nele, Lisa e Bart falam a respeito de um lugar muito sujo, o pior em que já estiveram, com uma ressalva: o Brasil vem antes. Antes que os patriotas de plantão saltem em defesa da pátria amada, é preciso lembrar que o sucesso dos Simpsons está justamente na crítica, embora muitas vezes cruel, do próprio país e de personalidades locais. Mas, eventualmente, criticam também a situação de outros países ou estrangeiros famosos. É uma crítica ácida, mas construtiva. Se o povo se indignasse mais com os causadores do problema que com aqueles que o apontam, estaríamos bem melhor.
Outro ponto é que a FOX, após decidir pela dublagem de toda a sua programação, como já foi dito aqui neste blog (Nacionalismo, comércio... e nivelar por baixo, pq não?, de 08/07/07), acabou contribuindo para uma certa "censura" dos dubladores - e a emissora diz que não tem nada a ver com isso. Confira no vídeo como era e como ficou.

Nenhum comentário: