Museus tuiteiros: + de 1.500 museus no Twitter
"Quem vive de futuro é museu", de Ana Paula Gaspar, foi o post finalista do YouPix abordando a interatividade dos museus na Internet e em redes sociais como Twitter e Facebook. O primeiro a repassar foi o Museu das Minas e do Metal:
Post "Quem vive de futuro é museu" |
O mesmo museu tem divulgado a hashtag #museustuiteiros, e junto com o Museu de História da Medicina do RS, juntamente com outros museus de Porto Alegre, incentiva nos semanais #FF que outras pessoas sigam museus nas sextas-feiras.
@muhmrs
#FF #MuseusTuiteiros #PortoAlegre @muhmrs @MuseudoInter@margsmuseu @F_IbereCamargo @memorialdors@memoriacarris @museu_ufrgs
Esses mesmos museus realizaram um evento dentro da Primavera dos Museus no mês de setembro de 2010 que tratou de Museus e Redes Sociais, agregando e estimulando a criação de perfis por parte de outros museus (mais detalhes no post Museus e Twitteiros reunidos na 4ª Primavera de Museus).
Participaram o Museu do Inter, o projeto Memória Carris, Margs, Fundação Iberê Camargo, Museu da UFRGS, Memorial do RS (os 2 últimos ainda não tinham Twitter e Facebook na época) e ainda o Museu da Comunicação, que recém havia lançado seu site.
A relação futuro e museu, explorada no evento de Porto Alegre, também foi, portanto, o mote do post finalista do festival do citado YouPix, que é uma iniciativa que pretende discutir e divulgar a cultura digital - aliás, o número de iniciativas do gênero apenas crescem.
Cultura Digital em www.youpix.com.br |
Alta tecnologia no Adobe Museum www.adobemuseum.com |
As iniciativas não são poucas. O post E eis que o Google bota os Museus na roda e na rede já abordou o citado Google Art Project de visitas em 360º; outros dois trataram do esperado 18 de maio, Dia Internacional dos Museus, que envolve instituições em uma campanha mundial pelo Doodle do Google (post ICOM lança IMD 2011 e apoia Doodle4Museums
e Doodle 4 Museums: Google virou objeto de desejo).
Museum 3.0 e o futuro http://museum3.org/ |
O Museum 3.0 vai mais longe e pergunta: como será o museu do futuro? E algumas pessoas estão empenhadas em descobrir. É o caso de iniciativas divulgadas em perfis como o @AskACurator, que em 2010 incentivou museus do mundo a destinarem um dia para responder perguntas pelo Twitter. A segunda etapa foi um levantamento que já registrou mais de 1.500 museus pelo mundo presentes no microblog - o que ainda é muito pouco, diga-se de passagem - e agora divulga uma pesquisa (em inglês) sobre a presença e aproveitamento dessa presença dos museus na web.