Espaço para comentar notícias, falar sobre o cotidiano, política, comunicação, e a cultura que nos leva a ser quem somos. Ou será o contrário?

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Indústria farmacêutica foi tema discutido no primeiro MED&CINE

O Museu de História da Medicina e o Núcleo Acadêmico SIMERS (NAS) promoveram, dia 14 de abril, às 18h45min, sessão de cinema comentada seguida de palestra científica sobre o tema do filme. Foi a estreia do Med&Cine, que exibiu o premiado O Jardineiro Fiel, do brasileiro Fernando Meirelles. O evento aconteceu na Sala Rita Lobato do museu, localizada no prédio histórico do Hospital Beneficência Portuguesa (Av. Independência, 270). O evento foi transmitido online pela Twitcam no Twitter @muhmrs com a hashtag #medcine e as falas estão disponíveis no site http://www.muhm.org.br/ e em seu canal no YouTube (youtube.com/muhmrs). As fotos podem ser vistas no Facebook do museu.

A programação começou com um breve comentário do mestre e doutorando em História Rafael Hansen Quinsani, que pesquisa como a visão cinematográfica da história modifica a história como ciência.

Na sequência, foi reproduzido o longa que deu à atriz Rachel Weisz o Oscar por melhor atriz coadjuvante em 2006. Após, o responsável técnico da Campanha Alerta, dr. Paulo Ricardo Cardoso, palestrou sobre a "Influência da Indústria Farmacêutica sobre os Médicos".


O Jardineiro Fiel apresenta a trajetória de Justin Quayle (Ralph Fiennes), um diplomata britânico lotado em Nairóbi (Quênia), que decide investigar as razões do assassinato de sua esposa Tessa (Rachel Weisz), uma ativista de direitos humanos. Mesmo recebendo ameaças, Justin descobre que ela desvendava uma conspiração internacional envolvendo governos e multinacionais do setor farmacêutico e testes de medicamentos em seres humanos.

Nenhum comentário: