Espaço para comentar notícias, falar sobre o cotidiano, política, comunicação, e a cultura que nos leva a ser quem somos. Ou será o contrário?

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Museus e Twitteiros reunidos na 4ª Primavera de Museus

Instituições trazem o tecnologia para dentro dos museus e discutem a comunicação com o público no Encontro Museus e Redes Sociais: Mediação 2.0 e 4º Encontro de Twitteiros Culturais de Porto Alegre

 

 



Conecte-se e saiba como o futuro vai fazer parte da história. Esse é o objetivo do "Encontro de Museus e Redes Sociais - Mediação 2.0" e do "4º Encontro de Twitteiros Culturais de Porto Alegre" no evento que acontece no próximo dia 25 de setembro de 2010, às 17 horas na Sala Rita Lobato do Museu de História da Medicina do Rio Grande do Sul (MUHM), que fica na avenida Independência, número 270. A iniciativa é uma realização do MUHM em parceria com o Encontro de Twitteiros Culturais de Porto Alegre (ETC-POA). Os debatedores são a professora Jeniffer Cuty, vice-coordenadora do curso de Museologia da UFRGS, a professora Silvana Sandini, da FAMECOS/PUCRS e o consultor Silvio Belbute, empresário da área de Tecnologia de Informação. A atividade integra a 4ª Primavera dos Museus, proposta do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) que tem as Redes Sociais como tema neste ano.

 

O evento vai unir museus da capital gaúcha aos de todo o Brasil durante a 4ª Primavera dos Museus em um debate sobre mídia, redes sociais e como elas podem ajudar os museus a melhorar a comunicação com o seu público. Museu do Inter, Memória Carris, Museu de Arte do Rio Grande do Sul (MARGS), Fundação Iberê Camargo, Museu da UFRGS, Memorial do Rio Grande do Sul, Museu de Comunicação Hipólito José da Costa (MUSECOM), Sistema Estadual de Museus (SEM/RS), Secretaria de Estado da Cultura, IBRAM e Sistema Brasileiro de Museus (SBM) apoiam o evento e estarão presentes no dia debatendo e divulgando seus canais e perfis nas Redes e Mídias Sociais. No dia haverá sinal de rede wireless aberto para que os participantes possam comentar ao vivo de seus notebooks e transmissão online pelos perfis no Twitter @ETC_POA e por meio da TwitCAM no @muhmrs.

Entre os museus de Porto Alegre que apoiam o evento, a maioria já possui perfis no Twitter: Museu do Inter/@MuseudoInter, MARGS/@margsmuseu, Memória Carris/@memoriacarris, Fundação Iberê Camargo/@F_IbereCamargo. Museu da UFRGS, Memorial do RS e Museu de Comunicação – que recentemente lançou seu site – ainda não possuem canais próprios nas redes mas divulgam suas atividades por meio de assessorias de comunicação e extensão institucionais - @extensaoonline@difusao_ufrgs@governo_rs

Inscrições gratuitas e limitadas pelo e-mail eventosmuseu@simers.org.br, pelo site www.muhm.org.br e fone (51) 3029-2900 ou ainda no site www.etcbrasil.com.br.




PROGRAMAÇÃO


Quando?

25 de setembro, 17 horas

Onde?

Sala Rita Lobato, MUHM - Av. Independência, 270 - Centro de Porto Alegre 
Online pelos perfis no Twitter @ETC_POA@muhmrs
 

Quem?

Jeniffer Cuty - Professora na área de Comunicação Museológica e Preservação de Bens Culturais e Vice-coordenadora do Curso de Museologia/UFRGS e coordenadora do Laboratório de Criação Museográfica - CRIAMUS. Arquiteta e urbanista, com mestrado e doutorado em Planejamento Urbano pela UFRGS em andamento. Desenvolve pesquisa sobre os temas redes de museus, políticas de preservação, imaginário e memória coletiva.


Silvana Sandini - Professora da Famecos/PUCRS, das disciplinas Comunicação Digital Corporativa, Estudos Multimídia, Produção de Mídia Impressa e Digital e Internet na Publicidade. Coordena o Núcleo Web do Espaço Experiência de atividades de desenvolvimento Web e mídias sociais. Relações Públicas. Mestre pelo PPGCOM da Famecos. Pesquisa práticas profissionais e processos sociopolíticos nas mídias e na comunicação das organizações, com foco em comunicação e relacionamento corporativo no contexto da cibercultura. 


Silvio Belbute - Palestrante convidado para capacitações em Redes Sociais dos Agentes de Saúde no Programa de Prevenção à Violência da Secretaria de Saúde do Estado do RS e membros dos Comitês Gestores Locais da Prefeitura de Porto Alegre.

 

Mediadoras 

Ana Kretzmann, curadora do Encontro de Twitteiros Culturais de Porto Alegre.

Letícia Castro, responsável pelo Setor de Comunicação do Museu de História da Medicina do Rio Grande do Sul.

 

Nenhum comentário: