Espaço para comentar notícias, falar sobre o cotidiano, política, comunicação, e a cultura que nos leva a ser quem somos. Ou será o contrário?

terça-feira, 12 de agosto de 2008

Literatura, poesia, medicina e revolução: livro de Antero Marques tem lançamento no Muhm

Será lançado hoje (12) às 19 horas, no Museu de História da Medicina do Rio Grande do Sul (Muhm), em Porto Alegre, o livro Estrela Boieira (Suliani Letra & Vida Editora). Organizado por Paulo Estivalet Flores Pinto, Miguel F. do Espírito Santo, Valdir Amaral Pinto e Fausto José Leitão Domingues, a obra reúne poesias inéditas do médico Antero Marques, escritas na maioria entre 1923 e 1930. Antero era natural de São Francisco de Assis, participou das revoluções de 1923 e 1930, formando-se em medicina em 1931. Antero Marques pertenceu ao grupo de Aureliano de Figueiredo Pinto, José de Figueiredo Pinto (Zeca Blau), Raul Bopp, Vargas Neto, José Olavo Machado, Olmiro de Azevedo, entre outros grandes nomes. O evento terá a participação do cantor nativista Dorotéo Fagundes e da declamadora Liliana Cardoso.

O acervo do Muhm conta com fotografias, poemas e a tese do MD. Antero Marques, doados por sua sobrinha, Vanda Krindges Marques. Ainda estudante, o MD. Marques lutou na Revolução de 1923. Em 1930, voltou a lutar, ao lado de Getúlio Vargas. A conquista garantiria ao profissional o diploma sem terminar os estudos. Ele, no entanto, recusou o privilégio.

Durante o lançamento, a apresentação do momento poético do médico fica a cargo de Miguel F. do Espírito Santo, um dos organizadores do livro. As influências recebidas, as relações com a literatura, o movimento modernista e a valorização do espírito da terra são alguns dos aspectos que serão apresentados. Depois, Dr. Eduardo Cünha Muller falará sobre a vida de Antero Marques: o guerreiro, as revoluções, a família.

O evento acontece na sede do Museu (na av. Independência, 270, Centro de Porto Alegre) com o apoio do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers) e deve contar com a presença dos organizadores, coquetel, sessão de autógrafos e de declamação de poesias acompanhadas musicalmente.

 Carteira de Matrícula de 1928 na Faculdade de Medicina de Porto Alegre, assinada pelo MD. Sarmento Leite. - Acervo MUHM.
Carteira de Matrícula de 1928 na Faculdade de Medicina de Porto Alegre, assinada pelo MD. Sarmento Leite. - Acervo MUHM.

Nenhum comentário: