Espaço para comentar notícias, falar sobre o cotidiano, política, comunicação, e a cultura que nos leva a ser quem somos. Ou será o contrário?

terça-feira, 22 de abril de 2008

Música e história da medicina no Quintas no Museu

O Museu de História da Medicina do Rio Grande do Sul (Muhm) oferece, na próxima quinta-feira (24), às 18h, mais uma edição do seu projeto Quintas no Museu, que nesta semana discute As conseqüências do nazismo na profissão médica na Alemanha de Hitler. Esta edição contará ainda com uma atração musical, a participação da flautista Renata Duarte.

A discussão será conduzida pelo MD. Luiz Gustavo Guilhermano, professor da Faculdade de Medicina da PUCRS, que trará ainda Tailor Diniz, jornalista e autor do livro A sobrevivente A21646, e Hertha Spier, sobrevivente de campo de concentração.

DivulgaçãoJá a parte musical fica por conta de Renata Duarte, que iniciou seus estudos musicais de piano, flauta transversa e flauta doce em Montenegro (solista da Orquestra Infanto-Juvenil da Fundarte aos 10 anos de idade) e hoje realiza concertos em diversos países como França, Itália, Holanda, Espanha e Brasil. Renata estudou no Instituto de Artes da UFGRS e em 2002 ingressou no Conservatorio Nacional Superior de Música (CNSM) de Lyon, França, sendo diplomada em 2006 e recebendo bolsa da ADAMI. Atualmente estuda oboé barroco e cursa mestrado em pedagogia musical no CNSM.

Gratuito e aberto à comunidade, o Quintas no Museu traz, todas as quintas-feiras, no final da tarde, um evento diferente: conversas sobre saúde da mulher, história da medicina, literatura e atrações musicais. O evento acontece no hall do museu e integra a programação da mostra Mulheres e Práticas de Saúde: Medicina e Fé no Universo Feminino.

Serviço
Quintas no Museu: todas as quintas-feiras: 18h
Tema desta semana, 24 de abril: As conseqüências do nazismo na profissão médica na Alemanha de Hitler

Convidados e programa:
- MD. Luiz Gustavo Guilhermano, Tailor Diniz, jornalista e autor do livro A sobrevivente A21646, e de Hertha Spier, sobrevivente de campo de concentração.
- Renata Duarte, com o programa: J. S. Bach - Partita para Flauta solo: Allemande e Sarabande; Suite para Violoncello solo n. 1: Prelúdio (transcrição para flauta doce de Frans Bruggen); G. P. Telemann: Fantasia n. 3

Local:
Museu de História da Medicina do Rio Grande do Sul (Muhm)
Av. Independência, 270 – Centro – Porto Alegre
Entrada: gratuita
Apoio: Simers
Mais informações: (51) 3029-2900 – http://www.muhm.org.br/

Nenhum comentário: