Espaço para comentar notícias, falar sobre o cotidiano, política, comunicação, e a cultura que nos leva a ser quem somos. Ou será o contrário?

quinta-feira, 1 de abril de 2010

Museu vai à Escola e vice-versa


O Museu de História da Medicina recebe inscrições para o projeto Museu vai à Escola e também para visitas à sede do MUHM. Para participar das Ações Educativas no museu as turmas devem ser a partir de 4ª série, mas para a ida da equipe do MUHM às escolas não há restrição. “Basta que o professor entre em contato conosco para decidirmos juntos a oficina mais adequada ao perfil da turma, pois temos outras atividades além da história do Biblos que podem ser trabalhadas com alunos mais velhos”, explica a historiadora. 

Agendamentos podem ser feitos pelo fone (51) 3029.2900 ou e-mail educativo.museu@simers.org.br. Outras informações no site das Ações Educativas www.muhm.org.br/educativo. Para visitas de escolas públicas da Capital e da Grande Porto Alegre, além das oficinas, é oferecido transporte gratuito.


Quintas no Museu - Ciclo de Palestras
 

Não só de Saraus Líricos vive o Quintas no Museu, pois o projeto inclui outros tipos de eventos e temas. No próximo dia 08 de abril, Dia Mundial de Luta Contra o Câncer e um dia após o Dia Mundial da Saúde, o MUHM  início a um Ciclo de Palestras “Prevenção”, que até 22 de abril trará, sempre às 18h30min na Sala Rita Lobato (av. Independência, 270, Centro), um médico para discutir temas como câncer de mama, Gripe A e uso de drogas, em especial o crack. A entrada é gratuita e aberta a toda a comunidade.

Na primeira semana a médica Beatriz Bohrer do Amaral vai falar sobre “Mitos e verdades sobre o câncer de mama”. Especialista em Diagnóstico por Imagem da Clínica Radimagem, que mantém o projeto “Mulher e Saúde”, Beatriz Amaral é também uma das responsáveis pela introdução no Rio Grande do Sul do método Linfonodo Sentinela importante passo para o combate ao câncer de mama. A médica foi uma das pioneiras no RS a usar metodologia de diagnóstico Densitometria Óssea, pioneirismo que foi destacadouma das médicas que foram destaque na exposição “Mulheres e Práticas de Saúde”, há dois anos.

A segunda semana será dedicada a esclarecer dúvidas e falar sobre aspectos preventivos sobre a Gripe A, que possui calendário de vacinação em andamento para diversas faixas etárias da população.

O encerramento do ciclo, no dia 22, será com a palestra “Como enfrentar o crack?”, ministrada pelo médico psiquiatra Felix Henrique Kessler, vice-diretor Centro de Pesquisa em Álcool e Drogas do Hospital de Clínicas/UFRGS. Kessler é doutorando em Psiquiatria pela universidade, onde é convidado do departamento de Psiquiatria desde o ano 2000. Especialista em dependência química, coordenou o núcleo da área na Sociedade de Psiquiatria do Rio Grande do Sul e supervisiona a internação do programa de álcool e drogas do Hospital de Clínicas de Porto Alegre. Ganhador de prêmios por trabalhos científicos pela Associação Brasileira de Estudos sobre o Álcool e Outras Drogas (ABEAD), da qual é membro efetivo.



Oficina de Conservação de Acervos por Museu de História da Medicina do RS.O Museu de História da Medicina realiza, além de Exposições e Ações Educativas, eventos como Saraus Líricos e Ciclos de Palestras.

Estes eventos ocorrem geralmente às quintas-feiras às 18h30min, dentro do projeto QUINTAS NO MUSEU, na Sala Rita Lobato. 


Oficina de Conservação de Acervos
realizada em janeiro de 2010

Nenhum comentário: