Espaço para comentar notícias, falar sobre o cotidiano, política, comunicação, e a cultura que nos leva a ser quem somos. Ou será o contrário?

sexta-feira, 19 de junho de 2009

Divulgado resultado do 1º Prêmio MUHM de Fotografia

Prêmio MUHM de Fotografia
O Museu de História da Medicina do Rio Grande do Sul (MUHM) publicou nesta sexta-feira (19) em seu site (www.muhm.org.br) o resultado do 1º Prêmio MUHM de Fotografia, que premia fotógrafos profissionais e amadores com registros sobre prédios de hospitais, centros e postos de saúde, atendimento médico, pacientes, entre outros, de todo o Brasil. Os três primeiros colocados de cada categoria receberão prêmios que chegam a R$ 3 mil, no caso do vencedor da categoria profissional. Os trabalhos foram julgados por integrantes do MUHM, de seu mantenedor, o Sindicato Médico do Rio Grande do Sul, e pelos fotógrafos Luiz Eduardo Achutti, Rogério Amaral Ribeiro e Felipe Henrique Gavioli. O resultado do prêmio poderá ser conferido na exposição “As Faces da Saúde”, que inaugura no dia 09 de julho na Sala Rita Lobato do MUHM (av. Independência, 270, Centro de Porto Alegre), na qual os dez primeiros colocados de cada categoria terão suas fotografias vencedoras compondo a mostra.
A ampla participação de fotógrafos profissionais de outros estados foi destacada pelo diretor do MUHM, o historiador Éverton Quevedo. De acordo com ele, o objetivo do concurso foi o de instigar, a partir da fotografia, reflexões sobre a saúde, do ponto de vista da universalidade do acesso, em todo o país. O incentivo deu certo: na categoria profissional, nove dos dez premiados são de outros estados. “O fato do prêmio ser nacional também foi decorrente de um projeto de uma rede nacional de Museus de História da Medicina que o MUHM está capitaneando”, acrescenta o historiador, em referência ao projeto da também historiadora Juliane Serres, diretora de projetos do museu. Na categoria amador os fotógrafos de Porto Alegre foram maioria. No total, foram 63 inscritos, que podiam enviar até cinco trabalhos para concorrer ao prêmio.

Julgamento dos trabalhos

Os vencedores receberão uma comunicação e-mail do museu com maiores informações sobre os procedimentos para ter acesso aos prêmios. Mais informações pelo site www.muhm.org.br, pelo e-mail museu@simers.org.br ou pelo fone (51) 3029.2900.

Clique aqui para acessar a lista completa dos vencedores.

Nenhum comentário: