Espaço para comentar notícias, falar sobre o cotidiano, política, comunicação, e a cultura que nos leva a ser quem somos. Ou será o contrário?

segunda-feira, 17 de junho de 2013

#ProtestoPOA e outras cositas más

Protesto não é pra ser visto como transtorno. Ninguém pode ser "incluído" no "não faço parte", pois todos nós fazemos parte - embora eu ache que falta muita coisa pra entrar na pauta, como esses aumentos incríveis de coisas básicas que não se restringem ao transporte público. Ficar sem ônibus é ruim, mas eu canso de ficar em dias que não há protestos exatamente porque há outros problemas...

Vândalos não devem ser vistos como representação real desse protesto e devem ser identificados e responsabilizados, e não o todo criminalizado. Porém, infelizmente, eles estão - e estarão - sempre presentes, faz parte do "jogo", de todos os lados dele. Me dói ver a destruição de prédios históricos, não aprovo, abomino. Mas tem um lado que ainda acha melhor isso do que o nada. E faz muitos anos que não é só o patrimônio que desaba. O tempo dirá que patrimônio vale mais a pena ser cultivado

Daí alguém pode me perguntar o motivo de eu não estar lá. Bem, poderia dizer que não estou porque as manifestações de quem estava de fato saindo do trabalho e lutando pelo todo começa e acaba antes de eu mesma sair do trabalho, e a que acontece a essa hora é outra... entre tantas dentro do mesmo dia. Mas vai além disso. Em Barcelona eu vi os reflexos da passagem da Olimpíada: bairros abandonados pelos locais porque os preços aumentaram tanto que foi inviável para quem lá vivia permanecer. Alguns viraram bairros de turistas - e a cidade já tinha esse apelo - mas outros viraram refúgios de estrangeiros vítimas da xenofobia local. Como será o pós-Copa do Mundo em Porto Alegre? Não sou contra o evento, se ele resultar em retorno financeiro que permita o investimento e direcionamento em segurança, saúde, educação. Mas o planejamento de obras, atrasado ou até já sabidamente impossível, no caso do Metrô, me parece ser ainda avançado perto do planejamento do impacto social que parece não ter andado, apesar do anúncio ter ocorrido há muito. Estou falando de todas as esferas, cidades e estados envolvidos. E isso pra mim é motivo de sobra pra protestar. Só não acho que as pessoas que protestam nas ruas estejam pensando nisso. E ainda não achei um grupo com o qual me identifique para me juntar.

Nenhum comentário: