Espaço para comentar notícias, falar sobre o cotidiano, política, comunicação, e a cultura que nos leva a ser quem somos. Ou será o contrário?

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Interior recebe exposição sobre médicas, parteiras e benzedeiras

De 04 a 14 de setembro o Museu de História da Medicina e o Sindicato Médico do Rio Grande do Sul juntamente com sua Delegacia Regional levam a Pelotas a exposição "Mulheres e Práticas de Saúde: Medicina e Fé no Universo Feminino", que será realizada na Bibliotheca Pública Pelotense com entrada franca. A inauguração acontece no dia 04 às 18h30min.Na exposição são contadas as histórias de 10 médicas e 10 parteiras e benzedeiras, estas últimas com documentários feitos pelo fotodocumentarista Felipe Henrique Gavioli a partir das entrevistas feitas pelo historiador Éverton Quevedo. Além dos depoimentos expomos as fotos e biografias das entrevistadas e também a história das três primeiras médicas mulheres a formarem-se no Brasil, todas gaúchas. A primeira delas, Rita Lobato, que era da região, foi também a primeira vereadora.

Antes de Pelotas, a exposição, montada pela primeira vez em 2008 na sede do museu, e que desde o ano passado passou a itinerar, já passou, depois de Porto Alegre, por Bagé e Cachoeira do Sul. A itinerância  pelo interior começou em agosto deste ano e segue até o final de novembro, devendo passar por São Gabriel, Santiago e São Borja.


Nenhum comentário: