Espaço para comentar notícias, falar sobre o cotidiano, política, comunicação, e a cultura que nos leva a ser quem somos. Ou será o contrário?

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Interior recebe exposição sobre médicas, parteiras e benzedeiras

De 04 a 14 de setembro o Museu de História da Medicina e o Sindicato Médico do Rio Grande do Sul juntamente com sua Delegacia Regional levam a Pelotas a exposição "Mulheres e Práticas de Saúde: Medicina e Fé no Universo Feminino", que será realizada na Bibliotheca Pública Pelotense com entrada franca. A inauguração acontece no dia 04 às 18h30min.Na exposição são contadas as histórias de 10 médicas e 10 parteiras e benzedeiras, estas últimas com documentários feitos pelo fotodocumentarista Felipe Henrique Gavioli a partir das entrevistas feitas pelo historiador Éverton Quevedo. Além dos depoimentos expomos as fotos e biografias das entrevistadas e também a história das três primeiras médicas mulheres a formarem-se no Brasil, todas gaúchas. A primeira delas, Rita Lobato, que era da região, foi também a primeira vereadora.

Antes de Pelotas, a exposição, montada pela primeira vez em 2008 na sede do museu, e que desde o ano passado passou a itinerar, já passou, depois de Porto Alegre, por Bagé e Cachoeira do Sul. A itinerância  pelo interior começou em agosto deste ano e segue até o final de novembro, devendo passar por São Gabriel, Santiago e São Borja.


Não dá pra elogiar: iluminação na Praça Brigadeiro Sampaio e Andradas



 Foi só elogiar, e pronto, o sistema falhou. Domingo liguei para o 156 para informar que a parte da Andradas da Praça Brigadeiro Sampaio estava às escuras, e achei que fossem logo resolver. Ontem, terça-feira, o problema continuava. Novo contato, ontem mesmo e hoje com a equipe que atualiza o @Prefeitura_POA. Renovam-se as esperanças.

 

terça-feira, 14 de agosto de 2012

Fim da novela das placas

Após 5 meses (veja aqui e aqui) e alguns protocolos abertos pelo próprio administrador do Twitter @Prefeitura_POA direcionados ora à SMIC, ora à SMAM, finalmente foram retiradas as duas placas inúteis - o evento não acontece mais, pichadas e enferrujadas. Inclusive mordi a língua, pois jurava que quando tirassem iriam tirar apenas uma, e, mais alguns meses depois, a outra. Não, tiraram ambas. Renovo minha fé no ser humano e no serviço público. Obrigada, Prefeitura.