Espaço para comentar notícias, falar sobre o cotidiano, política, comunicação, e a cultura que nos leva a ser quem somos. Ou será o contrário?

quinta-feira, 29 de março de 2012

Barítono Carlos Rodriguez e convidados no próximo Sarau Lírico do MUHM


A próxima edição dos Saraus Líricos será dia 05 de abril e fica a cargo do barítono Carlos Rodriguez e convidados Elisa Machado, soprano, Raíssa Panatieri, mezzo-soprano, e Jonatas Mathias, tenor, acompanhados pelo pianista Érico Bezerra. A atividade integra o projeto Quintas no Museu e acontece na Sala Rita Lobato. Os saraus acontecem sempre na 1ª quinta-feira de cada mês às 18h30min com entrada gratuita, mas o museu convida a participar da campanha Saúde Criança de arrecadação de alimentos.

Saiba mais aqui.

terça-feira, 27 de março de 2012

Memorial Livraria do Globo: nova Renner Rua da Praia

Memória e PatrimônioMemória e PatrimônioMemória e PatrimônioMemória e PatrimônioMemorial Livraria do Globo | Nova Renner Rua da PraiaMemorial Livraria do Globo | Nova Renner Rua da Praia
Memorial Livraria do Globo | Nova Renner Rua da PraiaMemorial Livraria do Globo | Nova Renner Rua da PraiaMemorial Livraria do Globo | Nova Renner Rua da Praia

As lojas Renner abriram mais uma loja no antigo prédio da Livraria do Globo e criou um Memorial para contar a história da livraria e gráfica e de seu prédio.

Ainda é necessário aguardar o elevador ficar pronto, pois a rampa de acesso ao café e memorial são inúteis tendo apenas escadas - convencionais e eventualmente rolantes. Tenho minhas dúvidas sobre a rampa, me pareceu escorregadia e bastante inclinada, mas deixo para quem faz uso responder.

Antigo Hotel Nacional

O antigo Hotel Nacional, na esquina da João Manoel com Sete de Setembro está recebendo recursos de um programa de restauração de imóveis privados. Pelo valor (aproximadamente R$ 2 milhões) espero que além de ser feita uma restauração haja modos de mantê-la. E fica a pergunta: por que não foi feito o mesmo com o prédio da Riachuelo com a Marechal Floriano (ruas)?

Viva Elis

Viva Elis by Letícia Castro Jornalista
Viva Elis, a photo by Letícia Castro Jornalista on Flickr.
Sim, viva Elis. Maria Rita cantou como pôde e a Nivea fez um marketing competente. Mas o som... Quando Maria Rita falava com o público, só os mais próximos ouviam. Em algumas músicas fiquei na dúvida se o problema era técnico, mas a diferença entre canções e fala eram gritantes. De qualquer forma, o objetivo não era comparar, apenas lembrar, rememorar. E esse foi alcançado.

terça-feira, 20 de março de 2012









Eles foram chegando pela manhã e ocuparam o tradicional espaço de protestos em frente ao Palácio Piratini e Assembleia Legislativa na Praça da Matriz, Centro Histórico de Porto Alegre. Ainda lembro quando em uma greve os professores decidiram de fato acampar no local, e lá ficaram por aproximadamente 3 meses. Infelizmente, o cenário não mudou muito. Hoje os deputados decidem por um projeto que eleva o salário dos professores mas ainda o deixa muito aquém do merecido e acertado pelo próprio governador quando ministro da Educação, em uma discrepância tal que nem ao final do prazo prometido para concluir a atualização será possível alcançar o piso. Os professores tentaram sem sucesso incluir uma emenda onde o pagamento passaria a ser único e não em parcelas. Não vingou. Agora, tentam impedir a votação.

Entendo que é preciso marcar posição, mas também entendo que há um contingente de pessoas que gostaria muito de ver garantidos os mínimos que o que está sendo votado agora garante. Não estou nem  considerando o quesito opinião pública. Aceitar agora uma proposta em caráter emergencial não quer dizer abandonar as demais lutas, a busca pelo ideal. É aí que me pergunto, assim como outro dia em um protesto de estudantes (?) quanto ao aumento da passagem, o quanto quem protesta efetivamente sabe e concorda com o que é oferecido de parte a parte - governos e movimentos sociais. Torço que os professores tenham uma remuneração mais digna. Que todos tenhamos. Que não seja pago nada exorbitante por serviços, especialmente os essenciais. Mas não quer dizer que precise ser contra tudo o que não for exatamente igual ao desejado idealmente. Intransigência de quem? Torço que vençam, senão hoje, amanhã, mais esta batalha. Mas a creio inglória.


Botero e a eletricidade



No dia 08 encerrou a exposição Botero - Dores da Colômbia no Centro Cultural Erico Veríssimo, espaço que já conhecia e admirava - http://www.cccev.com.br. As obras de Botero, diferente das "gordinhas" que marcam sua trajetória, são fiéis ao horror dos abusos sofridos pelo povo colombiano em ações de grupos guerrilheiros, políticos e paramilitares. A exposição passou por outras capitais - São Paulo, Brasília, Curitiba e Rio, onde é possível ver algumas imagens na passagem pela Caixa Cultural - que em Porto Alegre não deslancha. Mas eu já esperava o impacto que efetivamente tive com as imagens. Por isso, o que acabou me surpreendendo foi a visita ao Museu da Eletricidade, no mesmo Centro Cultural, por onde já havia passado para assistir seminários e lançamentos de livros. Pequeno mas engenhoso e bem estruturado, o museu tem tudo para ser um atrativo para escolas e um ótimo recurso para professores. Entre as diversas aplicações e formas de geração de eletricidade, na foto abaixo é possível assistir a uma descarga elétrica sobre a cidade ao passar pelo corredor onde está instalado o módulo. Em outro, é possível pedalar para gerar energia, e em mais alguns o processo de geração de energia em hidrelétricas fica fácil de entender. Somado a isso os tradicionais aparelhos em desuso mas que foram sonhos de consumo em suas épocas. Vale a visita.




segunda-feira, 12 de março de 2012

5 anos e a Sede da OSPA



Há 5 anos fui a um concerto da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre, ao lado da Câmara de Vereadores e próximo ao Gasômetro, local onde ser(ia)(á) construída a Sala Sinfônica da OSPA. De lá para cá, o local pouco mudou. Ontem, no entanto, a esperança se renovou. Mas, me perdoem a incredulidade, só acredito quando entrar no local para assistir sentada na plateia o primeiro espetáculo na sede definitiva. Enquanto isso, também sentada, aguardo a despoluição do Guaíba, o aeromóvel funcionar, o cais do porto ser revitalizado, o metrô...



terça-feira, 6 de março de 2012

Exposição "Mulheres e Práticas de Saúde: Medicina e Fé no Universo Feminino"


foto


A exposição "Mulheres e Práticas de Saúde: Medicina e Fé no Universo Feminino" fica aberta a visitação até 20 de março de 2012 no Hospital Nossa Senhora da Conceição em Porto Alegre. Uma homenagem do MUHM pelo mês e Dia Internacional da Mulher. Mais informações em www.muhm.org.br

segunda-feira, 5 de março de 2012

Placas sem sentido

Alguém aí já viu essa placa? Fica na praça Brigadeiro Sampaio, bem na Andradas quase no Museu do Trabalho. Mas e a feira, alguém já viu? Não existe mais faz tempo... e nada da prefeitura tirar a placa, que já está imunda. Esse é só um dos problemas de placas e sinalização de Porto Alegre, mas é bem mais fácil de resolver, basta tirar. Quem sabe até a Copa do Mundo?



quinta-feira, 1 de março de 2012

Museu de História da Medicina no @TVCOMTudoMais

Para quem ainda não conhece o MUHM aí vai uma boa mostra do que o Museu de História da Medicina, em Porto Alegre, oferece.