Espaço para comentar notícias, falar sobre o cotidiano, política, comunicação, e a cultura que nos leva a ser quem somos. Ou será o contrário?

quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Museu do Pão



(Foto de celular)

Há poucos dias junto com colegas de trabalho fizemos uma visita técnica ao Museu do Pão, em Ilópolis. Como meus conhecimentos de arquitetura se restringem à apreciação visual, nesse quesito posso apenas dizer que sim, é muito bonito e a solução em vidro ao lado do moinho foi de extremo bom gosto. Já no que se refere ao atendimento, digamos que é subaproveitado. É verdade que a visita não foi agendada e nem planejada, foi "de surpresa", inclusive para nós que aproveitamos a oportunidade. Mas assim mesmo é preciso dizer que em tempos de proximidade de Copa do Mundo e Olimpíadas e de valorização do patrimônio cultural e turístico é um desperdício não ter uma pessoa da área e o local não cumprir com funções previstas, como a venda de... pão! Vejam bem... o próprio local divulga que teria produtos à venda, mas não tem. Compreendo que as oficinas não estejam ocorrendo nesta época, mas é preciso um acerto entre padarias e produtores locais para colocar ali os produtos à venda, como divulgado no projeto. Após ver esta realidade ficamos incrédulos quanto à informação sobre outros moinhos da região (como em Arvorezinha, por exemplo) que constam como "restaurados e funcionando". Este está funcionado como museu, mas e o pão?!

De qualquer forma a visita é válida, destaque para a palavra pão em diversos idiomas, a fabricação do pão em diferentes culturas e com fins religiosos e ainda o espaço para oficinas e um pequeno auditório. Tem tudo para ser, além de bonito, funcional. O tempo dirá.

Informações sobre dias e horários de funcionamento no site da Prefeitura de Ilópolis e do Caminho dos Moinhos. Nesse último há informações sobre o dvd e o livro do local.

Mais fotos:


Nenhum comentário: