Espaço para comentar notícias, falar sobre o cotidiano, política, comunicação, e a cultura que nos leva a ser quem somos. Ou será o contrário?

quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Museu do Pão



(Foto de celular)

Há poucos dias junto com colegas de trabalho fizemos uma visita técnica ao Museu do Pão, em Ilópolis. Como meus conhecimentos de arquitetura se restringem à apreciação visual, nesse quesito posso apenas dizer que sim, é muito bonito e a solução em vidro ao lado do moinho foi de extremo bom gosto. Já no que se refere ao atendimento, digamos que é subaproveitado. É verdade que a visita não foi agendada e nem planejada, foi "de surpresa", inclusive para nós que aproveitamos a oportunidade. Mas assim mesmo é preciso dizer que em tempos de proximidade de Copa do Mundo e Olimpíadas e de valorização do patrimônio cultural e turístico é um desperdício não ter uma pessoa da área e o local não cumprir com funções previstas, como a venda de... pão! Vejam bem... o próprio local divulga que teria produtos à venda, mas não tem. Compreendo que as oficinas não estejam ocorrendo nesta época, mas é preciso um acerto entre padarias e produtores locais para colocar ali os produtos à venda, como divulgado no projeto. Após ver esta realidade ficamos incrédulos quanto à informação sobre outros moinhos da região (como em Arvorezinha, por exemplo) que constam como "restaurados e funcionando". Este está funcionado como museu, mas e o pão?!

De qualquer forma a visita é válida, destaque para a palavra pão em diversos idiomas, a fabricação do pão em diferentes culturas e com fins religiosos e ainda o espaço para oficinas e um pequeno auditório. Tem tudo para ser, além de bonito, funcional. O tempo dirá.

Informações sobre dias e horários de funcionamento no site da Prefeitura de Ilópolis e do Caminho dos Moinhos. Nesse último há informações sobre o dvd e o livro do local.

Mais fotos:


quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Natal na Praça Dom Sebastião

Já contei antes como foi o Natal na Praça Dom Sebastião, no último dia 10. Mas, pra quem não acreditou ou prefere assistir em vídeo, aí vai.


quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Era uma vez um casarão na João Manoel

 
A cidade cresce, as pessoas vendem seus imóveis, o tempo passa. Mas dá dó ao ver a situação de certos locais. Não sei qual foi a forma de venda e/ou aluguel do casarão da Duque de Caxias esquina com a João Manoel (esta não é uma matéria em que fui conferir com as fontes, é apenas um desabafo de moradora do entorno), nem qual foi a opção - ou falta de - da família (Chaves Barcellos) com essa casa, mas dói ver o que se tornou. Estacionamentos são necessários, e quem sabe até desse para usar o pátio para esse fim (não acho, mas...), agora, e a casa? Está um horror, pichada, abandonada, não sei por dentro, mas por fora é a mansão dos horrores, podia imaginar a Família Adams morando ali. O vice-governador Beto Grill mora logo ali, sei que o prefeito José Fortunati mora no Centro Histórico também, é próxima ao Palácio Piratini, Assembleia Legislativa... ninguém tem pena da paisagem? Não estou dizendo que é para tombar, mas deve haver um projeto que regule as fachadas em áreas turísticas - e o Centro agora é Histórico. 

Este não é o único caso, afinal a escadaria da João Manoel é outro problema a ser resolvido, mas está um pouco mais escondida, já a casa está "gritando" por socorro. Ah, sim.. e a Copa? E os turistas? Se os moradores de Porto Alegre que descobrem o local já tiram tantas fotos - a rua é uma das mais clicadas em aulas de fotografia e das mais antigas de Porto Alegre - imaginem turistas, com a proximidade da Igreja das Dores, Casa de Cultura Mario Quintana, Praça da Matriz, Catedral... Tem que ter como revitalizar e acompanhar isso. Obrigação dos proprietários? Sim, mas quando o efeito estrapola as causas, é hora o poder público entrar no jogo. Seja de que esfera for. 


terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Paradas de ônibus em Porto Alegre

Sim, eu reclamo. Reclamo que a Prefeitura de Porto Alegre não faz as mudanças necessárias para promover o Turismo, não coloca informações nas paradas de ônibus sobre quais linhas passam naquele local, etc. Aí, quando tem um local com essas informações, lá vai o povo estragar. Vândalos precisam ter uma punição exemplar. Mas enquanto isso não acontece ou não se localiza esses "gênios", não dava para passar uma tinta anti-pichação? Por que apenas viadutos são beneficiados - e mesmo assim, nem todos? Não é em qualquer superfície que ela pode ser empregada? É caro? Não sei, gostaria de saber. Se é possível, seria uma maneira de ao menos facilitar a limpeza. Para pensar.


Ônibus e turismo




Faça uma força e esqueça a carroça passando do lado de fora do ônibus. Faça de conta que era uma paisagem bonita. Está vendo aquela lista? É a parte de trás do adesivo da Carris, que do lado de fora é bonita, mas no de dentro, atrapalha a visão. Nesse carro ele apenas cobre parte das janelas, mas no ônibus que promove a Copa de 2014, é total. Alguém pensou no turista que quiser tirar fotos de DENTRO do ônibus? Eu mesma já fiz isso em outras cidades passando por lugares onde não poderia descer. Aqui, não tem como. Para a Prefeitura de Porto Alegre pensar a respeito... assim como as informações sobre itinerário, horários e linhas dentro dos ônibus e nas paradas. Ajudaria muito, basta ver a facilidade de deslocamento de turistas onde há trens - subterrâneos ou não - e a autonomia que essas informações permitem, especialmente quando a língua for uma barreira.

Curso de Extensão Patrimônio Cultural, Memória e Cidadania

A Faculdade Porto-Alegrense está promovendo em parceria com o Museu da Medicina do Rio Grande do Sul , entre os dias 02 e 17 de janeiro de 2012, o Curso de Extensão Patrimônio Cultural, Memória e Cidadania: ressignificando aprendizagens em espaços de ensino. O curso é voltado para estudantes e profissionais de licenciatura em geral, e tem como objetivo promover espaços de debate teórico-prático sobre a temática do patrimônio cultural, da memória e da cidadania, com os educadores da área do ensino básico, visando a construção e a divulgação de propostas pedagógicas de educação patrimonial no âmbito escolar e outros espaços de ensino.

O valor da inscrição é R$ 40,00. Abaixo está o link para inscrições via web:

Inscreva-se aqui 

Local de realização: Museu da Medicina do Rio Grande do Sul - Av.Independência, 270.


segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Noite Feliz. Foi assim a noite deste sábado (10) durante o "Natal na Praça" na Praça Dom Sebastião. Voltado para a comunidade do entorno e principalmente para as crianças do Hospital da Criança Santo Antônio da Santa Casa de Porto Alegre, o evento emocionou os participantes, adultos e crianças, em especial com a chegada do Papai Noel, descendo de rapel pelas paredes do hospital. As 250 cadeiras lotaram rapidamente e o evento teve a participação de mais de 600 pessoas, que levaram cadeiras ou acompanharam em pé as apresentações. A realização foi da Prefeitura e Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Porto Alegre, Museu de História da Medicina (MUHM) e Sindicato Médico do RS, Associação dos Moradores do Bairro Independência (Amabi), Hospital da Criança Santo Antônio - Santa Casa de Porto Alegre, Beneficência Portuguesa, Colégio Marista Rosário, Igreja Nossa Senhora da Conceição, ACIRS e Mansão Musical.




 Crédito: Letícia Castro
Mais fotos em
www.flickr.com/muhmrs

O programa abriu com o Grupo de Flautas do Colégio Marista Rosário interpretando quatro músicas natalinas sob a regência da professora Tânia Robinson. A seguir o Coral da ACIRS apresentou seis músicas regidas pelo maestro Gerson de Souza. No terceiro bloco a Camerata Mansão Musical interpretou outras nove músicas, entre elas o tema "Aleluia" da animação infantil Shrek e "Alegria" do Cirque de Soleil. A última música contou com o retorno dos dois primeiros grupos para saudar a chegada do Papai Noel de rapel pelo prédio do Hospital da Criança Santo Antônio e finalmente todos, artistas e público, cantaram "Noite Feliz". 

O prefeito José Fortunati entregou a chave da cidade ao Papai Noel, que fez uma saudação especial às crianças. Também estiveram presentes o diretor do MUHM Germano Bonow, o provedor da Santa Casa José Sperb Sanseverino, o secretário municipal do Meio Ambiente Luiz Fernando Záchia e o secretário adjunto André Carus, além de representantes das instituições promotoras e da comunidade, que lotou a praça. O evento teve coordenação geral do presidente da Amabi Diônio Kotz e direção artística de Aury Hilário, também responsável pelos Saraus Líricos do MUHM.




sábado, 10 de dezembro de 2011

Contêineres para coleta de lixo em Passo Fundo

Esta semana, em passagem por Passo Fundo, me chamou a atenção o uso de dois contêineres para a coleta de lixo: um para o descarte de orgânicos, outro para lixo seletivo. Bem mais claro, prático e higiênico para os usuários  do que em Porto Alegre, onde as pessoas ainda não se deram conta de que a coleta seletiva acontece em dias determinados e fora dos contêineres. É mais caro? Deve ser. Mas é urgente.



Cultura e Museus é tema de palestra em Belo Horizonte


É em Belo Horizonte, mas vai ter transmissão pelo Twitter @museuminasmetal e o assunto é muito pertinente, então, vamos lá: dia 15 de dezembro acontece no Museu das Minas e do Metal a palestra Cultura e Museus nas Cidades Criativas com Ana Carla Fonseca. Quem divulga é a Ana Paula Gaspar, responsável pela área de Mídias Sociais e Comunicação Digital do MMM e que ainda em dezembro deve lançar o site Guia Mutz (@guiamutz), que discute exatamente a persença dos Museus nas redes - entre outras e muitas coisas, mas em breve teremos mais informações. Para quem estiver na cidade, o MMM fica na Praça da Liberdade, s/nº - Funcionários - Belo Horizonte, MG, fone 31 3516-7200. O site é www.mmm.org.br.

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Natal na Praça Dom Sebastião: 10 de dezembro às 20h

Natal na Praça Dom Sebastião: 10 de dezembro às 20h by Museu de História da Medicina do RS



No dia 10 de dezembro de 2011 às 20h será realizado o evento "Natal na Praça" na Praça Dom Sebastião, voltado para a comunidade do entorno e principalmente para as crianças do Hospital da Criança Santo Antônio da Santa Casa de Porto Alegre. No programa, músicas natalinas com a Camerata Mansão Musical, Coral Associação Cultural Italiana do RS e Grupo de Flautas do Colégio Marista Rosário. A realização é da Prefeitura e Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Porto Alegre, Museu de História da Medicina e Sindicato Médico do RS, Associação dos Moradores do Bairro Independência, Hospital da Criança Santo Antônio - Santa Casa de Porto Alegre, Beneficência Portuguesa, Colégio Marista Rosário, Igreja Nossa Senhora da Conceição, ACIRS e Mansão Musical. O prefeito José Fortunati confirmou presença no evento, que encerrará com a chegada do Papai Noel saudando as crianças e o público.

O programa abrirá com o Grupo de Flautas do Colégio Marista Rosário interpretando quatro músicas natalinas sob a regência da professora Tânia Robinson. A seguir o Coral da ACIRS apresenta seis músicas regidas pelo maestro Gerson de Souza. No terceiro bloco entra a Camerata Mansão Musical interpretando outras nove músicas, sendo a última com o retorno dos dois primeiros grupos para saudar a chegada do Papai Noel.