Germano Bonow assume direção do MUHM
Na próxima sexta-feira dia 29 de julho o médico e ex-deputado Germano Bonow assume a direção do Museu de História da Medicina do Rio Grande do Sul (MUHM), mantido pelo Sindicato Médico do RS (SIMERS). A posse será em jantar solene no salão Mercosul do Hotel Sheraton em Porto Alegre durante reunião com médicos de todo o RS delegados e diretores do SIMERS. A ex-diretora Juliane C. Primon Serres será homenageada na ocasião. A doutora em História assumiu o cargo de professora no Campus Jaguarão da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) e deixou a direção do Museu a que se dedicou desde 2004, quando ele ainda estava em projeto. De acordo com o presidente do SIMERS, médico Paulo de Argollo Mendes, o novo diretor auxiliará no processo de articulação político-institucional de que o Museu necessita. O historiador Éverton Quevedo, atualmente vice-diretor, deverá assumir a Diretoria Técnica do MUHM. Nos últimos dias Germano Bonow vem fazendo uma série de visitas institucionais, iniciada com o vice-governador Beto Grill, passando pelo prefeito José Fortunati (foto da audiência de sexta-feira), deputado federal Mendes Ribeiro Filho, além de secretários da Cultura e Saúde e também Assembleia Legislativa, Câmara de Vereadores AMRIGS, UNICRED e UNIMED. Hoje a visita foi ao secretário estadual da Infraestrutura Beto Albuquerque (foto). A cerimônia da posse ainda contará com uma fala do presidente de honra da Associação Gaúcha de História da Medicina, Carlos A. M. Gottschall, sobre a evolução da Medicina através dos tempos.
Germano Bonow
Médico, formado pela Faculdade Católica de Medicina de Porto Alegre e com especialização em Saúde Pública, Germano Bonow nasceu em Porto Alegre em 05 de abril de 1942. Trabalhou como médico e professor, além de ter sido eleito Deputado Estadual por quatro mandatos consecutivos, de 1987 a 2002, e Deputado Federal de 2006 a 2010. Foi por repetidas vezes secretário da saúde e do meio-ambiente do estado e ocupou cargos no INPS e BRDE.
Museu de História da Medicina
Desde 2007, quando passou a ter uma sede, mais de 20 mil pessoas visitaram o MUHM, e 4 mil crianças atendidas em Ações Educativas, além de turmas de nível médio, técnico e superior de diversos cursos. O Museu de História da Medicina oferece ônibus para escolas públicas, um oferecido por poucas instituções. Além das 12 exposições realizadas desde então na Sede, o museu já levou a mais de 30 municípios sua exposição itinerante e passou por escolas, parques e feiras do livro com oficinas de educação patrimonial e projetos como o "Museu vai à Escola", "Museu vai ao Parque" e "Museu vai até você".
O Quintas no Museu, atividade cultural que ocorre na Sala Rita Lobato às quintas-feiras, proporciona uma agenda variada de atrações como os Saraus Líricos, o MED & CINE e diferentes ciclos de palestras. Além disso participa ativamente das atividades propostas do Conselho Internacional e Instituto Brasileiro de Museus, assim como das iniciativas regionais. Está presente e ativo nas principais redes e mídias sociais como Facebook, Twitter e YouTube, utilizando-as como recurso de divulgação e pedagógico, além de relacionamento com público e outras instituições do Brasil e de fora também.
De acordo com o novo diretor do MUHM, a prioridade da nova gestão será consolidar os projetos iniciados, aumentar o acervo e o espaço do Museu. "Nos últimos anos um trabalho formidável foi desenvolvido. Agora cabe a nós consolidar e ampliar as atividades e potencialidades, que passam pelo aumento do espaço físico, que já ficou muito pequeno", explica Germano Bonow.
Em outubro, quando inicia suas comemorações de 5 anos, uma programação especial para a comunidade promete ficar na memória, com horário extendido e atrações para todas as idades. O Museu de História da Medicina fica na avenida Independência, 270, no Centro de Porto Alegre. Visitas podem ser agendadas pelo fone 51 3029-2900 ou e-mail educativo.museu@simers.org.br. O site oficial é www.muhm.org.br e lá é possível encontrar informações sobre agenda, exposições, atrações, redes sociais, acervo e pesquisa na área.
Nenhum comentário:
Postar um comentário