Espaço para comentar notícias, falar sobre o cotidiano, política, comunicação, e a cultura que nos leva a ser quem somos. Ou será o contrário?

quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Peru em imagens: de Lima a Machu Picchu

Miraflores em Lima e a Cusco que recepciona os visitantes rumo a Machu Picchu surpreendem, e a visão da cidade sagrada é algo muito particular. Um pouco do país vizinho que assim como o Brasil tem uma beleza incrível mas contrastes tão marcantes quanto os nossos.



Viajar ao Peru é quase sempre ir a Machu Picchu, mas sempre surgem dúvidas com relação à melhor e mais barata maneira. Particularmente acredito que o roteiro pode ser feito de forma totalmente independente, comprando passagens aéreas ou de ônibus para os locais. Lembrando que de Lima a Cusco são aproximadamente 23 horas de viagem, em veículo extremamente confortável, mas só com uma parada nesse tempo todo, o que quer dizer que não adianta ir por esse meio para conhecer melhor o país porque vai passar "batido".

Para quem viaja sozinho, tem um pouco de medo de altura mas ainda quer ir ao local, mesmo que não da forma mais radical, a dica é pegar agências de viagem e guias para esses trechos. Eu usei os serviços da Viva Tours/Peru Expeditions e recomendo, tanto pelo cumprimento do que foi combinado como pela atenção com o cliente em todos os momentos. Os preços variam, eu reservei um hostel por minha conta, mas paguei mais pela passagem por deixar para a última hora. Mas o "a mais" embutido no lucro da agência valeu a pena pela assistência geral, as informações dos guias, o conforto, o capricho na escolha dos locais, dos restaurantes, de contratação de seguro de acidentes pessoais, etc.

Quem acha que dá conta sozinho, no entanto, é bem fácil comprar os ingressos tanto para o trem como para o parque, e a maior parte das coisas dá para resolver pela Internet, mesmo.

Um parêntese sobre as agências e guias: é incrível a estrutura e a movimentação e envolvimento que se vê pelas manhãs de Cusco, quando são buscados e reunidos os turistas que vão para destinos comuns.

Nenhum comentário: