Espaço para comentar notícias, falar sobre o cotidiano, política, comunicação, e a cultura que nos leva a ser quem somos. Ou será o contrário?

quinta-feira, 11 de setembro de 2008

O que o Interior do RS tem de bom II


Enquanto isto, em Bagé, uma ótima notícia: a Beneficência Portuguesa, desativada, virou museu. E esta, por inteiro, pois em Porto Alegre há uma convivência entre o hospital e o museu. Aqui, uma reforma que conseguiu unir o novo e o clássico encantam quem conhece o espaço, que deve ganhar um centro cultural vizinho ao terreno. A entrada do prédio é majestosa: parece que estamos chegando a um palácio. O acervo também surpreende: boa parte da história gaúcha passou por Bagé e está lá no Museu Dom Diogo de Souza.


.~.~.~.~.~.~.~.~.~.


Mas as surpresas não param por aí. Procurando um lugar agradável para encerrar a visita à noite? Então procure pelo Bistrô da Iarinha... À primeira vista, o lugar parece um antiquário, com todas aquelas peças que víamos nas casas de nossas mães e avós, ou em feiras e casas de antigüidades.



Tudo sem ferrugem, sem nada trincado ou rasgado, e, PASMEM: dá para sentar ali e USAR aquelas taças, talhares, porcelanas, toalhas, mesas, lindos... O clima ainda é completado com música e, quem quiser - e souber - ainda pode tocar o piano da sala. Dá até um pouco de dó usar aquelas relíquias. Mas o lugar é super simpático, nada de se sentir deslocado.



Um corredor ainda mais (é possível?) bonitinho - mas mais moderno - leva à cozinha e a um pátio florido que na Primavera e no Verão devem ficar uma loucura... Uma curiosidade: a quem visita, dona Iarinha conta orgulhosa que a veia artística é de família. "Sou é mãe daquela moça que canta 'Porto Alegre é demais!' e irmã do Luiz Coronel", diz, com um sorriso. É, pelo jeito, é de sangue, mesmo.

Nenhum comentário: