Espaço para comentar notícias, falar sobre o cotidiano, política, comunicação, e a cultura que nos leva a ser quem somos. Ou será o contrário?

quinta-feira, 11 de setembro de 2008

O que o Interior do RS tem de bom I


Essa é para quem ainda pensa que no Interior as únicas atrações são as que vão para a mídia, como Festa da Uva, Fenadoce, Festival de Gramado e outros eventos que acontecem geralmente na região da Serra.

Aqui vai ser iniciada uma série de boas pedidas, e a primeira é em Jaguarão. Apesar de outro município ter levado o nome, Carlos Barbosa viveu por lá e a família mantém, através de uma Fundação, um Museu-Casa com um acervo muito rico. Infelizmente, não é possível fotografar a parte interna, mas a fachada e o cuidado com o jardim, criado para agradar as mulheres da casa, dá uma boa noção. Internamente, chama a atenção os detalhes e o estado de conservação das peças, como um lustre com lâmpadas de carvão, que além de ser de uma delicadeza ímpar, lembrando uma folhagem, preserva FUNCIONANDO as três lâmpadas ORIGINAIS que lá estão há mais de 100 anos. Isto é que é durabilidade...


Os quartos do casal e das filhas são uma verdadeira viagem no tempo, e os aposentos de verão podem ser vistos pela janela do jardim. As salas - eu disse no plural - são testemunhos da vida política de Carlos Barbosa e da sua importância para o RS. Os primeiros telefone e Constituição Estadual, obras de arte, móveis e utensílios tão preservados que, como o povo por lá costuma dizer, parece que a qualquer momento a família vai chegar e continuar a levar a vida.

Nenhum comentário: