Espaço para comentar notícias, falar sobre o cotidiano, política, comunicação, e a cultura que nos leva a ser quem somos. Ou será o contrário?

terça-feira, 29 de julho de 2008

Ciclo de palestras sobre Patrimônio

Na próxima quinta-feira (31), inicia no Museu de História da Medicina do Rio Grande do Sul (Muhm) um novo ciclo de palestras. O ciclo Patrimônio sucede as discussões sobre Museus e Educação e vai trazer profissionais de arquivos, faculdades e museus. O historiador Paulo Staudt Moreira abre o ciclo apresentando "O Arquivo Histórico do Estado como espaço de patrimônio e memória". Moreira é doutor e professor em História pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), organizador e transcritor paleográfico do acervo documental manuscrito do Arquivo Histórico do Rio Grande do Sul (AHRS). O pesquisador também coordena o projeto de recuperação de documentos históricos da Beneficência Portuguesa, realizado através de convênio entre a Unisinos, AHRS, Sindicato Médico do RS (Simers) e a Sociedade Portuguesa de Beneficência.

O Quintas no Museu é um evento gratuito e aberto à comunidade para conversas sobre saúde da mulher, história da medicina, literatura e atrações musicais. Os encontros acontecem às 18 horas no hall do museu e fazem parte da programação da mostra Mulheres e Práticas de Saúde: Medicina e Fé no Universo Feminino, prorrogada até 1º de outubro.

Na semana seguinte, dia 07, o tema será "A Educação Patrimonial no Arquivo Histórico de Porto Alegre Moysés Vellinho", com a diretora da entidade, a arquivista Karine Georg Dressler. Dia 14 a palestra será "Patrimônio: um conceito em transformação", com Zita Possamai, historiadora, mestre e doutora em História, professora da UFRGS, autora e organizadora de livros e artigos sobre museus e patrimônio histórico-cultural, especialmente de Porto Alegre. No dia 21 Marlise Giovanaz, graduada, mestre e doutoranda em História, professora da FABICO/UFRGS nos cursos de Biblioteconomia, Arquivologia e Museologia, pesquisadora das temáticas de memória e patrimônio, fala sobre "Patrimônio Cultural de Porto Alegre: reflexões e perspectivas". O encerramento será dia 28 com Simone Flores Monteiro, coordenadora do Sistema Estadual de Museus do RS e membro do Comitê Gestor do Sistema Brasileiro de Museus, falando sobre a Política Nacional, o Sistemas Brasileiro e o Estadual de Museus.

Serviço:

CICLO PATRIMÔNIO: de 31 de julho a 28 de agosto de 2008
Quintas no Museu: todas as quintas-feiras: 18h
Tema de 31/07/2008: O Arquivo Histórico do Estado como espaço de patrimônio e memória
Convidado: Paulo Staudt Moreira, doutor e professor em História pela Unisinos, organizador e transcritor paleográfico do acervo documental manuscrito do Arquivo Histórico do RS
Local: Museu de História da Medicina do Rio Grande do Sul (Muhm)
Av. Independência, 270 – Centro – Porto Alegre
Entrada: gratuita
Apoio: Sindicato Médico do RS (Simers)
Mais informações: (51) 3029-2900 – www.muhm.org.br

Clique aqui para imprimir ou enviar para uma lista a divulgação do programa completo
.

Nenhum comentário: