Espaço para comentar notícias, falar sobre o cotidiano, política, comunicação, e a cultura que nos leva a ser quem somos. Ou será o contrário?

terça-feira, 3 de junho de 2008

Porto Alegre ganha novo museu

O novo museu é um presentaço, mesmo para quem não gosta de arte moderna e contemporânea. E quem acha a construção estranha por fora, vai se apaixonar quando entrar. Na verdade, basta chegar na frente e virar para o Guaíba para já achar tudo diferente, e pensar "como é que eu não vi isso antes?".


O arquiteto Álvaro Siza fez juz a todos os elogios que recebe mundialmente por seu trabalho - e que vai projetar Porto Alegre para o Turismo tanto de arte quanto de arquitetura e cultura. Soube criar um espaço que, além de ter tudo a ver com o tipo de museu que abriga, valoriza a paisagem de uma forma que parece que não podia mesmo deixar de existir. O visual interno do Museu Iberê Camargo (Av. Padre Cacique, 2000) está longe de ser frio como o branco possa sugerir e entra em harmonia com o externo, e em dia de céu limpo, o pôr-do-Sol dá um show.

Único probleminha, a ser resolvido pelo museu e pela prefeitura de Porto Alegre: colocar paradas de ônibus, lotação e ponto de táxi EM FRENTE. Ninguém merece ser pobre, decidir ir ao museu e ser assaltado na volta. Porque é o risco de ir a frente ou voltar por aquele caminho deserto até a parada mais próxima. Sem falar que voltar para o Centro é um exercício. Para quem tem carro, tudo bem, mas para quem não tem... Se bem há quem já reclame do número de vagas no estacionamento. E mesmo aquele que pensar em deixar o carro em casa para passear, ser ecológico, vai ter problemas.

Outro ponto: faixa de segurança, urgente. Mais uma vez, quem tem carro, usa o subterrâneo. E os outros? Complicado até para o próprio museu, se as pessoas que não estacionaram resolverem circular pela passagem interna. De qualquer forma, precisa de sinalização. Enfim, nada é perfeito.

A propósito: amanhã começa a exposição "Primeira Missa no Brasil", no MARGS.

Um comentário:

Cor de Rosa e Carvão disse...

eu fiz a visita virtual e adorei o espaço. na próxima oportunidade em Poa irei fisicamente. bjo