Espaço para comentar notícias, falar sobre o cotidiano, política, comunicação, e a cultura que nos leva a ser quem somos. Ou será o contrário?

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Veja só...

Surpresa? Por quê?
As declarações do senador Jarbas Vasconcelos só surpreenderam o Coelhinho da Páscoa e o Papai Noel. Menos surpresa ainda o fato de que ninguém - nem o próprio PMDB - fez alarde com isso. Preferiram abafar e deixar o assunto morrer. Afinal, é Carnaval.

Só abro a boca para...
Camille Paglia, em entrevista às páginas amarelas de Veja, podia ficar mais de boca fechada quando visse moscas se aproximando. Falar mal do corpo da Madonna, vá lá, é questão de gosto. Mas dizer que tem vontade de mandar a Angelina Jolie ir fazer outra coisa porque está no auge da carreira, é o ó. Quer dizer que só gente acabada ou em vias de é que pode se dedicar a causas humanitárias? Eu também encho o saco de tanto ouvir falar nas adoções dela, ainda acho que o melhor dos filhos é fazê-los, mas se ela está ajudando, e gostando disso, que bom pra ela e para os que são beneficiados.

Denúncias e provas
E o caso PSOL-Cavalcante? Queira-se que qualquer lado esteja certo, sem provas, não dá. Por outro lado, assim como no caso Veja-PMDB, está todo mundo muito calminho para quem está sendo acusado...

A propósito
Ontem presenciei uma nova maneira de protestar, também do PSOL ou ao menos de alguém que dizia ser do partido. Caminhando pelo Centro, ouvi o que pensei ser um diálogo: "Yeda, nem o Simon tem uma casa assim"... "PSOL exige Fora Yeda"... "Depois dizem que nós é que somos bêbados"... E ia repetindo as frases, incluindo outras. Olhei para trás e a pessoa estava sozinha. Devia estar ao celular, com fone de ouvido, pensei. Então me dei conta que não, que era um protesto solitário.

Obama
Não queria estar no lugar dele... o mundo esperando uma solução. Mas, se der certo, será aclamado.

Quem diria
O presidente do STF em pleno governo Lula criticando MST. Bem, ele foi nomeado por FHC. Mas o Planalto ainda não entrou na briga.

domingo, 15 de fevereiro de 2009

Contanto que dure

A iniciativa da criação do centro de compras que resultou em um local fechado para os camelôs trabalharem e na liberação do espaço público no entorno da Praça XV é louvável. Porém, é preciso garantir a segurança dos vendedores e de suas mercadorias no novo centro, além de não deixar os flanelinhas invadirem de vez a praça.

Outras notícias da semana foram a do aproveitamento do Aeromóvel no trajeto Trensurb-Aeroporto - que ainda é pífio, mas já é alguma coisa - e da retomada das discussões sobre o Metrô, que devem reiniciar amanhã, segundo o site da Prefeitura de Porto Alegre.

Esperamos que essas iniciativas deem frutos e as que já estão em prática efetivamente durem. É emocionante conseguir ver novamente o Centro.

PMPA

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Se correr o bicho pega, se ficar, come

Geniais. Assim têm sido as intervenções do jornalista Heraldo Pereira no "Pinga Fogo" do Jornal da Globo. Infelizmente, genial em mostrar o quão mal vai a nossa política. Na edição de segunda-feira, por exemplo, ao entrevistar líderes do PT e do DEM - sim, os mais fervorosos opositores - as posições não foram muito diferentes. Cada um querendo tirar "o seu da reta". Heraldo Pereira foi claro: "Não dá vergonha?" Eles não acham, e é claro que nós já sabemos disso. Como disse o jornalista, a coisa só andou porque era demais eleger para a corregedoria justamente alguém que deveria ser um dos mais investigados por ela. E que ainda chama corrupção de amizade. É uma vergonha, mesmo, como diria o Boris Casoy.



Mas a coisa não pára por aí. Depois de assistirmos à eleição de Sarney e Temer, ACM Neto na corregedoria é no mínimo uma outra piada de mau gosto. Embora o deputado tente fugir dos estigmas feudais do avô, não deixa de ser irônico que após a The Economist dizer que as nossas instituições políticas são lugares "onde os dinossauros ainda tem vez" e que Sarney representa práticas semifeudais.

É por essas e outras que este país continua gerando delinqüentes nas áreas onde mais se esperava ver pessoas de boa índole. As notícias da semana: jovens de classe média-alta sendo presos por tráfico de drogas; adolescentes de cursos como Pedagogia - que deveriam ensinar outras pessoas - ou de medicina e veterinária - que deveriam primar pela saúde - participando de trotes violentos, queimando outras pessoas, estimulando o abuso do álcool, entre outras atrocidades. Bom, mas depois do ataque sofrido por uma brasileira grávida por neonazistas em plena Suíça, que é tão desenvolvida, acho que o caos é realmente geral.

III Encontro de Bases de Dados sobre Informações Arquivísticas

De 16 a 17 de março acontece o III Encontro de Bases de Dados sobre Informações Arquivísticas, promovido pela Associação dos Arquivistas Brasileiros e realizado na Fundação Casa de Rui Barbosa. O evento pretende discutir softwares e estratégias de disponibilização das informações dos arquivos em ambiente WEB, e vai contar com profissionais do Conselho Internacional de Arquivos em suas plenárias. Mais informações nos sites do Arquivo Nacional e da AAB.

terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Semana de Museus da USP

Interessados em participar da VII Semana de Museus da USP têm até 27 de fevereiro para enviar seus resumos expandidos para seleção. O evento vai acontecer de 27 a 30 de abril no Anfiteatro Camargo Guarnieri, com o tema "O museu na cidade e a cidade no museu", indo ao encontro com o tema definido pelo ICOM para a semana nacional, que acontece em maio, e que irá girar em torno do turismo.

Salão de Desenho para Imprensa

O regulamento e o cronograma do 17° Salão Internacional de Desenho para Imprensa, que vai acontecer de 19 de março a 26 abril de 2009, estão à disposição dos interessados, que podem inscrever-se de 25 de fevereiro a 6 de março. A organização é da Coordenação de Artes Plásticas da Secretaria Municipal da Cultura, e o evento pretende estimular e divulgar a expressão gráfica aplicada à imprensa, além de atribuir premiações a cada uma das categorias cartum, charge, caricatura, história em quadrinhos e ilustração editorial, em jornal, revista, livro, capa de disco, cartaz etc.

As inscrições podem ser efetuadas das seguintes formas:
1. por carta, para:
Setor de Mostras e Exposições da Usina do Gasômetro
Av. Presidente João Goulart, 551, Sala 603
CEP 90010-120 Porto Alegre-RS
ou
2. pessoalmente, no mesmo local, de segunda a sexta-feira, das 10h às 12h e das 14h às 17h
ou, ainda,
3. por e-mail: salao.press.portoalegre@gmail.com

Atenção para os shows do ano

Elton John, James Blunt, o ex-Bauhaus Peter Murphy e Alanis Morrisette já "foram" (ou estão por ir), passando ou não por Porto Alegre. Mas ainda vai ter mais: a banda Kiss vem ao Brasil e Argentina, e não só eles. Radiohead e Motorhead (SP), Simply Red (SP/RJ), e, bem, na sessão "revival" até Backstreet boys vem por aí. Ah, sim, esses últimos, todos, em março.


Sim, a Corpo Humano vem a Porto Alegre


Alguns meios de comunicação já começaram a falar sobre a "provável" vinda da mostra "Corpo Humano - Real e Fascinante" a Porto Alegre. Bem, basta uma busca pela Internet para que eles "descobrissem" (ou não nos subestimassem) que sim, ela vem, inclusive já tem data marcada: de 07 de março a 30 de maio. O local? O novo shopping, o Barra Sul. O preço deve girar em torno dos R$ 40, que foi o preço no Rio de Janeiro, onde ficou em cartaz até domingo no Museu Histórico Nacional. Antes também esteve em São Paulo, na OCA (Parque do Ibirapuera).





Serão 26 corpos e 225 órgãos reais, divididos em 07 sistemas: ósseo, muscular, nervoso, digestõrio, respiratório, reprodutivo e urinário. No site da produtora (Diverte Cultural) há ainda informações disponíveis para as escolas interessadas em visitar, inclusive com propostas de oficinas e abordagens em sala de aula. Porto Alegre será a terceira capital brasileira a receber a exposição, que provoca polêmica por onde passa, especialmente em suas passagens pelo exterior, devido a questões éticas sobre o uso de corpos humanos reais e também quanto à sua origem específica - seriam todos provenientes da China, mas as especulações sobre a autorização ou não de uso dos corpos para este fim só crescem com o tempo.



A técnica utilizada é a da polimerização, que dá um aspecto de plástico a esses corpos, o que não apenas contribui para a não decomposição como também para uma maior aceitação dos visitantes, devido a uma aparêcia artificial oposta à incrível realidade exposta.

Quer ver mais? Esta é uma das matérias que mostra a exposição disponíveis no YouTube.



Que país e que jornalismo são esses?

Como se não bastasse a volta do Sarney e sua trupe, os "colegas" também tem que fazer uma de dar vergonha. As notícias sobre o casal paranaense, em que o rapaz morreu ao defender a namorada de um estupro são de um amadorismo generalizado imperdoável. Ninguém pensou na privacidade da moça. Primeiro, divulgam o nome e a foto do namorado, o que já ajuda 90% dos conhecidos a "juntar os pontinhos". Não satisfeitos, começaram a divulgar o nome da jovem. A não ser que ela tenha autorizado - o que acho muito difícil, até pelo fato de estar se recuperando também de um tiro - foi pior que um amadorismo, foi de uma insensibilidade humana ímpar, independente da profissão.