Espaço para comentar notícias, falar sobre o cotidiano, política, comunicação, e a cultura que nos leva a ser quem somos. Ou será o contrário?

segunda-feira, 26 de maio de 2008

Fé e Vida: documentários contam histórias de parteiras e benzedeiras



Histórias de parteiras que trouxeram à luz milhares de crianças, mesmo que para atender às mães fosse preciso sair na chuva, à noite, sozinha, enfrentar enchentes, estradas esburacadas e até mesmo deixar seus próprios filhos para trás. Benzedeiras que atraem pessoas de cidades distantes pela força de sua oração. Estas e outras histórias estão nos documentários Fé e Vida, produzidos pelo fotógrafo e documentarista Felipe Henrique Gavioli para a mostra Mulheres e Práticas de Saúde: Medicina e Fé no Universo Feminino, que acontece no Museu de História da Medicina do Rio Grande do Sul (MUHM) até 13 de junho.

A partir das entrevistas realizadas em Porto Alegre e Interior pelo historiador Éverton Quevedo, do MUHM, para a exposição, resultaram os documentários Fé - com duração de 20 minutos, sobre as benzedeiras - e Vida - sobre as parteiras, com 17 minutos. Para compor a trilha sonora do documentário Vida, foi escolhida a canção Deixando o Pago, de Vitor Ramil, e a música Entardecer no Pontal, de Renato Borghetti, para o documentário Fé. Felipe Henrique Gavioli é também o autor das fotos dos painéis da mostra, tanto os que retratam as parteiras e benzedeiras como as fotos com as dez médicas homenageadas na Sala Rita Lobato, que também inclui fotos antigas do acervo do museu.

Algumas histórias

Dona Iara Tavares de Ávila Veiga é parteira formada. Em 1952, concluiu o curso de Enfermeira Obstétrica na Faculdade de Medicina de Porto Alegre. Depois, fixou residência em Viamão, onde foi por anos referência. De tão conhecida, tornou-se vereadora, conquistando em seu mandato verbas para a criação de uma enfermaria destinada às parturientes no hospital do município. Sempre levou em consideração as orientações de seus professores médicos, que alertavam para a necessidade de um acompanhamento à futura mãe, desaconselhando um parto "de última hora". Já instalada em Porto Alegre, chegou a abrigar em sua casa mulheres de outras cidades e até de outros países. Mulheres do Uruguai e Argentina iam até ela em busca de atendimento. Aposentou-se com mais de 6 mil partos e uma história em cada um deles. Atendendo aos milhares de chamados, assistiu os mais diferentes costumes - e às vezes precisou intervir, em nome da saúde da mãe e da criança.

Descendente de escravos, Dona Miguelina Maria de Lemos e Silva nasceu em 1902, e é a quilombola mais idosa do Estado. Sempre morou em Mostardas, onde atuou como parteira e benzedeira. Aprendeu a fazer partos com a mãe e a benzer ao longo de sua vida. Ficava dias fora de casa, atendendo a quem precisasse, "fosse negro ou branco". Chás e rezas faziam parte de seu repertório contra todos os males. Hoje, não benze mais, mas continua sendo procurada por pessoas de todos os lugares.

Como assistir

Os visitantes da exposição podem assistir aos documentários no próprio museu, que funciona de terças a sextas-feiras, das 11h às 19h, sábados, domingos e feriados, das 14h às 19h, na avenida Independência, 270, Centro de Porto Alegre. Visitações de grupos e Ações Educativas para alunos a partir de 4ª série devem ser agendadas pelo fone (51) 3029.2900. A entrada no MUHM é gratuita.

Lançamento do livro RS NEGRO: cartografias sobre a produção do conhecimento


Na próxima terça-feira, dia 27, será lançado o livro RS NEGRO: cartografias sobre a produção do conhecimento, o Projeto de Lei que cria o Conselho Estadual dos Direitos Humanos, a Consolidação das Leis de Direitos Humanos, o Poster Book dos Direitos Humanos e a digitalização completa do acervo “Memória da Ditadura”.

A obra RS Negro: cartografias sobre a produção do conhecimento foi organizada por Gilberto Ferreira da Silva, José Antônio dos Santos e Luiz Carlos Cunha Carneiro, e traz traz artigos de intelectuais gaúchos.

Segundo a Secretaria da Justiça e do Desenvolvimento Social (SJDS), RS Negro é também uma homenagem aos 20 anos do Codene - Conselho de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra, presidido por José Antônio dos Santos da Silva, e à criação da Coordenadoria das Políticas de Igualdade Racial - Copir, coordenada por Sátira Machado, ambos órgãos públicos vinculados ao Departamento de Direitos Humanos da Secretaria.

O evento terá a participação da cantora Cláudia Quadros, que interpretará o Hino Rio-Grandense e do artista Giba-Giba, que estará acompanhado do sopapo e de banda. Acontece no dia 27 de maio, às 18 horas, no Salão Negrinho do Pastoreio, do Palácio Piratini, em Porto Alegre/RS.

O quê: Aniversário da SJDS
Quando: 27 de maio, às 18 horas
Onde: Palácio Piratini, em Porto Alegre

sexta-feira, 23 de maio de 2008

Divulgada programação do concerto de lâminas no Muhm

Lâminas de Porto Alegre
No próximo dia 29 de maio o Museu de História da Medicina do Rio Grande do Sul (MUHM) realiza, dentro seu projeto Quintas no Museu, uma homenagem especial às mães em seu mês. Além do tradicional bate-papo que acontece sempre às 18 horas, o evento terá uma segunda sessão, esta musical. A Prof.ª Dr.ª Nádia Maria Weber Santos abre os trabalhos com a palestra Medicina e História Cultural: a literatura como fonte e a loucura como objeto, e, a seguir, às 20 horas, o grupo Lâminas de Porto Alegre encanta o público com um repertório que vai do clássico ao popular. Por ser um evento especial e ter lotação limitada, pela primeira vez serão solicitadas confirmações de presença.

Serviço
Quintas no Museu: todas as quintas-feiras
Edição de 29/05/2008:
- 18 horas: Medicina e História Cultural: a literatura como fonte e a loucura como objeto - Prof.ª Dr.ª Nádia Maria Weber Santos
- 20 horas apresentação musical do grupo Lâminas de Porto Alegre
Confirmações: EXCEPCIONALMENTE, solicita-se confirmação pelo e-mail eventosmuseu@simers.org.br ou pelo fone (51) 3029-2900
Local: Museu de História da Medicina do Rio Grande do Sul (MUHM), Av. Independência, 270 – Centro – Porto Alegre
Entrada: GRATUITA
Apoio: Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (SIMERS) e Associação dos Amigos do Museu de História da Medicina do Rio Grande do Sul (AAMUHM)

Museus na Redenção

Amanhã (24) a partir das 9h30min e até às 17h acontece no Parque da Redenção a exposição de banners dos museus que compõem a 1ª Região Museológica do RS, que congrega mais de 90 museus da Região Metropolitana de Porto Alegre, Litoral Norte e Região Carbonífera.

1ª Mostra Curta-Circuito

Taí a oportunidade para quem quer conhecer a produção local de filmes curta-metragem, saber quem está despontando na área e ouvir quem entende do riscado. Entre maio e junho acontece a 1ª Mostra Curta-Circuito, que exibe filmes universitários em curta-metragem realizados pelos estudantes dos núcleos de cinema da PUCRS, UFRGS, ULBRA e UNISINOS.

Os filmes a serem exibidos serão:

Ficção (27/5)
- Das 5 às num país em Subdesenvolvimento, de Fabrício Cantanhede, Gabriel Cunha e Filipe Barros (PUCRS).
- Brainstorm Bar, de Pepe Medina e Felipe Thomé (UFRGS).
- Tabuleiro Incompleto, de Pedro Karam (UNISNOS).
Tema do debate: "Roteiro: regra ou liberdade para a improvisação?"
Debatedores: Carlos Gerbase e Fatimarlei Lunardelli

Documentário (03/6)
- Música Livre, de Bruno Carboni e Davi Pretto (PUCRS).
- Tarja Preta, de Luis Eduardo Gomes (UFRGS).
- João sem terra, de Teresa Trindade (UNISINOS).
Tema do debate: "A função social do documentário".
Debatedores: Liliana Sulbach, Juan Zapata e Guilherme Castro.

Animação (10/6)
- Deste lado, Pederneiras; realizado por Arno Schuh, Edson Gandolfi, Carmel Silveira , Felipe Antoniolli, Joana Cavinatto e Marília Bressane (ANIME-SE FILMES) .
- O barato do vovô, de Felipe Antoniolli (ULBRA).
- Tiro ao alvo, de Pedro Harres (UNISINOS).
Tema do debate: "O mercado da animação no RS".
Debatedores: Frederico Pinto, José Maia, Luciana Druzina e Marta Machado.

Experimental (17/6)
- Anagrama, de Fernanda Severo e Jaqueline Debastiane (PUCRS).
- Dor de Cabeça, de Bruno Carboni e Davi Pretto (PUCRS).
- Jordão e Marina, de Henrique Hoffmeister e Josué Bochi (UFRGS).
- Ciclos, de Tiago Bello (UNISINOS).
Tema do debate: "A função narrativa do som no cinema".
Debatedores: Cristiano Scherer, Kiko Ferraz, Cristiane Freitas e Maria Henriqueta Satt.

O evento é organizado pelas estudantes de cinema Carmel Silveira, Laura Coelho e Simone Luferrier e conta com o apoio cultural do Instituto Estadual de Cinema (IECINE), da Kromak Images e da Livraria Cultura. Os encontros acontecerão no auditório da Livraria Cultura, situada no Shopping Bourbon Country, localizado na Av. Túlio de Rose, 80 – 2º Piso, com entrada franca.

quarta-feira, 21 de maio de 2008

Padaria

Eu recebo do Jornal da Globo o que vai ser notícia no dia. Infelizmente, "Onda de assaltos assusta donos de padaria de São Paulo" não é notícia. Por quê? Primeiro, porque tem que ser novidade. E, mais infelizmente ainda, isso não é novidade para os estabelecimentos comerciais brasileiros - independente da Unidade da Federação. Depois, porque, para variar, é SP ou Rio o foco. Para um jornal que "pretende-se" nacional, digamos que é, no mínimo, falho. E nem é preciso entrar no mérito do futebol (eternamente reclamado pelas afiliadas) para comprovar isso. Não acredito nem em Papai Noel, nem em Coelhinho da Páscoa, nem em isenção jornalística. Mas, definiticamente, a escolha da pauta não precisa ser tão infeliz assim.

domingo, 18 de maio de 2008

Em ritmo de segunda-feira


Sentido da VidaPra começar a semana de trabalho. Boa semana! (http://mulhertrinta.blogspot.com)

Let's make love

Enquanto isso, Let's make love com CCS no MySpace. Aliás, tanto a banda quanto o site fazem mais sucesso fora daqui do que dentro, mas tá valendo (e muito).

Let's Make Love - New Version

Acontecendo nos museus

Hoje é o Dia Internacional dos Museus. É também o último dia das mostras de Bez Batti e Caminhos de Pedra no Margs e Índio Gaúcho no Café do mesmo museu. Mas o que promete por lá, mesmo, é a mostra que traz "Primeira Missa no Brasil", o quadro de Victor Meirelles do Rio de Janeiro e vai mobilizar muita gente só para conseguir fazer o quadro, em sua imensidão, entrar no museu. Começa dia 02 de junho. Antes de chegar ao RS, passa pelo MASC, em Santa Catarina, como parte da circulação do acervo do Museu Nacional de Belas Artes.

Primeira Missa no Brasil
MUSEU DE ARTE DO RIO GRANDE DO SUL ADO MALAGOLI
Visitação de terças a domingos, das 10 às 19 horas. Entrada franca.
Praça da Alfândega, s/n° - Centro
90010-150 - Porto Alegre - RS - Brasil
Fone (51) 3227-2311 - Fax (51) 3221-2646
museu@margs.rs.gov.br
www.margs.rs.gov.br


Lâminas de Porto Alegre

Já no Muhm a atração do mês - ainda de maio - é a homenagem às mães que vai acontecer dia 29, dentro seu projeto Quintas no Museu. Além do tradicional bate-papo que acontece sempre às 18 horas, o evento terá uma segunda sessão, esta musical. A Prof.ª Dr.ª Nádia Maria Weber Santos abre os trabalhos com a palestra Medicina e História Cultural: a literatura como fonte e a loucura como objeto, e, a seguir, às 20 horas, o grupo Lâminas de Porto Alegre encanta o público com um repertório que vai do clássico ao popular. Por ser um evento especial e ter lotação limitada, pela primeira vez serão solicitadas confirmações de presença, para o endereço eventosmuseu@simers.org.br.


MUSEU DE HISTÓRIA DA MEDICINA DO RIO GRANDE DO SUL - MUHM
Prédio histórico doo Hospital Beneficência Portuguesa
Av. Independência, 270 - CEP 90035-070 - Porto Alegre – RS
Telefone: +55 51 3029-2900
Visitações de terça a sexta-feira das 11h às 19h - Sábados, domingos e feriados das 14h às 19h. Entrada franca.
museu@simers.org.br
www.muhm.org.br

Nós que na Internet estamos, no You Tube encontramos

Dica para quem não conhece - ou quer ver de qualquer lugar do mundo - o documentário "Nós que aqui estamos, por vós esperamos", de Marcelo Masagão. Dividido em 8 partes, está no You Tube na íntegra.

Parte 1...



Parte 2 | Parte 3 | Parte 4 | Parte 5 | Parte 6 | Parte 7 | Parte 8

Maná em Porto Alegre y otras cositas

Dia 08 de junho, no Pepsi On Stage. Pode ser que assim eu me renda ao local e vá. Eu disse "pode ser". Precinhos: lote promocional - pista, 2 mil unidades - a R$ 80, depois sobre para R$ 100 e, no mezanino, R$ 150. Os gaúchos da Nenhum de Nós abrem o show. Ou seja: 2 shows em 1, para quem curtir ambos.

Antes disso, Danni Carlos agradou e volta dia 30 de maio ao Teatro do Bourbon Country. De R$ 50 a R$ 200.

Voltando a JUNHO...

Rita Lee vem dia 14, no Teatro do SESI. Preços de R$ 100 a R$ 130. Fica "salgado" ainda ir até o SESI, mas vale a pena. Eu já vi.

Também já vi...
Ney Matogrosso, então, volta dias 21 e 22 (R$ 80 a R$ 200), mas atenção para o horário do show de domingo, pois será às 19h. Também no Teatro do Bourbon Country.

Pepsi On Stage também recebe Chuck Berry. Depois do The Doors 2008, nesse mês eles parece que querem marcar o caderninho da galera de mais idade, provando que o local não é só para gurizada. De R$ 80 a 150 com possibilidade de camarote para 6 pessoas a R$ 1.200.

No Teatro São Pedro encerrou hoje a temporada de Homens de Perto, e amanhã a sua Orquestra de Câmara faz apresentação especial comemorativa aos 150 anos do teatro. No concerto oficial de maio, uma homenagem aos 80 anos do compositor Edino Krieger, com a obra Cantos de Amor e Paz, com textos de Goethe, Manuel Bandeira e Edino Krieger e a participação do Coral Porto Alegre. A apresentação conta ainda com a flautista inglesa Philippa Daves interpretando Concerto para Flauta e Orquestra, de Carl Nielsen. A última atração do repertório é Pulcinella, de Stravinsky. Preços entre R$ 20 e R$ 10. Quem disse que ouvir música clássica sai caro? Se ainda achou, quartas-feiras ao meio-dia e trinta tem Musical Petropar, e de graça. Nesta, do dia 21, a atração é Norminha Duval com seu violão. E, de 29 de maio a 15 de junho estará em cartaz Édipo Rei, de R$ 15 a R$ 30. Um pouquinho de teatro não faz mal a ninguém e ainda ajuda os preguiçosos que não leram o livro...

quarta-feira, 7 de maio de 2008

IX Mostra da 1° Região Museológica do RS

Na próxima segunda-feira (12), a partir do meio-dia, terá início na Assembléia Legislativa a IX Mostra Conjunta de Museus da 1ª Região Museológica, que congrega mais de 90 museus da Região Metropolitana de Porto Alegre, Litoral Norte e Região Carbonífera. A exposição, que segue até o dia 16 de maio, insere-se nas comemorações de maio, alusivas ao mês nacional e ao Dia Internacional dos Museus. O objetivo do evento é divulgar as instituições desta Região e contribuir para o processo de reflexão a respeito do papel social das instituições de memória na atualidade.

Segundo o coordenador da 1ª Região, o historiador e responsável pelo setor de Pesquisa do Museu de História da Medicina do Rio Grande do Sul (Muhm), Éverton Quevedo, os museus têm o compromisso de socializar os seus acervos e o conhecimento produzido, contribuindo dessa forma para o desenvolvimento da sociedade.

A atividade é uma iniciativa da coordenação da 1º Região Museológica do Rio Grande do Sul, braço do Sistema Estadual de Museus (SEM), que visa sistematizar e implementar políticas de integração e incentivo aos museus de todo o Estado. Além do apoio do SEM o evento tem como parceiro a própria Assembléia Legislativa.

As entidades que participarão do evento com banners e alguns objetos de acervo são (objetos em destaque):

Museu de História da Medicina do Rio Grande do Sul – destaque para o objeto médico "máscara de ombredanne", um dos primeiros equipamentos destinados à anestesiologia, que contribuiu enormemente para o desenvolvimento da cirurgia.
Centro Histórico-Cultural Santa Casa - armário médico, no qual serão expostos algumas peças usadas na medicina, placas de identificação e material religioso
Museu e Arquivo Histórico La Salle - lousa antiga
Memorial do Judiciário
Museu Histórico visconde de São Leopoldo (São Leopoldo) – um teodolito, material para medir terras, utilizado pelos imigrantes alemães
Museu de Ciências do Colégio La Salle Dores
Museu Joaquim José Felizardo - vitrine com objetos arqueológicos
Museu Simões Lagranha (Canoas)
Museu da Brigada Militar
Instituto de Artes da UFRGS – uma tela
Museu da Moeda
Museu de Ciências Naturais da Fundação Zoobotânica do RS - dois mini-dioramas que retratam a vegetação do RS
Ceclimar (Imbé)
Museu de Artes do Rio Grande do Sul – uma escultura
Museu de Geologia - um geodo de ametista
Mais informações pelo fone (51) 9676-2509.


Alguns objetos

Máscara de Ombredanne

Máscara de Ombredanne - um dos primeiros equipamentos destinados à anestesiologia, que contribuiu enormemente para o desenvolvimento da cirurgia. Acervo MUHM

Mini-diorama

Mini-diorama - representando a flora e fauna dos Campos do RS, do Museu de Ciências Naturais da Fundação Zoobotânica do RS

sexta-feira, 2 de maio de 2008

Livros "light" + DVD



DivulgaçãoNão é mais uma novidade, mas vale a pena: "Os Melhores Jornais do Mundo - Uma visão da Imprensa Internacional" traz uma análise detalhada dos principais jornais do mundo, seus perfis, características e influências. Não por acaso surgiu de uma série de artigos publicados no jornal Valor Econômico.




DivulgaçãoMesmo não sendo fã de livros de auto-ajuda e não tendo lido o livro em questão, é preciso reconhecer que "Cachorros Encrenqueiros se Divertem Mais" é um título muito simpático. Fala de problemas, etc, com um paralelo entre seres humanos e seus melhores amigos. Do mesmo autor do sucesso de vendas "Marley e eu".



DivulgaçãoE, para quem adora uma sessão "revival", após os Almanaques dos anos 50, 60, 70, 80 e (ufa!) 90, há também um especial sobre séries de tv, inclusive as mais atuais. O Almanaque dos Seriados é da Ediouro, por Paulo Gustavo Pereira.




<Divulgação
E, para quem gosta da música e da história de Edith Piaf, chegou o dvd duplo Piaf - Um Hino ao Amor (preço médio R$ 29,90). Além disso, o trabalho da atriz Marion Cotillard merece mesmo ser levado para casa.

1968 em cinema e livro

Essa é da Secretaria Municipal de Cultura:

Mostra do Cinema Marginal celebra os 40 Anos de Maio 1968
Nove títulos consagrados do movimento conhecido como Cinema Marginal serão apresentados pela Sala P. F. Gastal (Usina do Gasômetro - 3º a) a partir do próximo dia 1º de maio. Intitulada Cinema Marginal: A Imaginação Contra o Poder, a mostra é a principal programação da Secretaria Municipal da Cultura para marcar os 40 anos de maio de 1968.

Com curadoria de Leonardo Bomfim, a mostra apresenta filmes realizados entre 1967 e 1970. Os títulos selecionados refletem o espírito libertário que eclodiu nos protestos estudantis na França e na antiga Tchecoslováquia em maio de 1968, cuja repercussão rapidamente se espalhou pelo mundo. A mostra, que tem o apoio da Cinemateca do Museu de Arte Moderna (MAM) e da Cinemateca Brasileira, possibilitará ao público local conhecer grandes raridades da nossa cinematografia, assinadas por diretores como Neville d´Almeida, Elyseu Visconti, José Agrippino de Paula e João Callegaro, entre outros.

No dia 9 de maio, haverá um debate com a participação de Elyseu Visconti, diretor de Os Monstros de Babaloo, que estará conversando com o público sobre seu filme. Estudantes com carteirinha podem adquirir um passe para toda a mostra no valor de R$ 20,00. Confira aqui a programação.


A propósito...
Zuenir Ventura volta ao tema de 1968 com "1968 - O que fizemos de nós" em edição especial dupla, pois reedita "1968 - O ano que não terminou". No livro novo, analisa o que mudou (ou não) nos últimos 40 anos.

Novidades e Ney, o retorno

Após três dias de casa lotada, Ney Matogrosso volta a Porto Alegre no Teatro do Bourbon Country, nos dias 21 e 22 de junho. Ingressos à venda de R$ 60 a R$ 200.

Antes disso, no dia 10, Omara Portuondo e Maria Bethania cantam no SESI (ingressos de R$ 80 a R$ 150) com e no dia 11, a Whitesnake vem à Capital gaúcha no Bourbon.

E, quem diria, o Village People passou por aqui. Foi na festa de 25 anos do Opinião (e 30 do grupo).

Inicia neste sábado o Festival Palco Giratório Sesc/POA, com mais de 30 espetáculos, entre produções teatrais, musicais, de dança e circo, além de debates e oficinas. São produções nacionais e regionais que se apresentam em diferentes pontos da Capital.

O Teatro de Porto Alegre está com uma programação intensa, de AntígonaBR e Ópera do Malandro a Hamlet Sincrético, passando por espetáculos infantis e o já clássico da comédia Homens de Preto.

Aliás: o Fumproarte está com inscrições abertas a partir de 9 de junho, e o edital já está disponível no site da Prefeitura de Porto Alegre. Lembrando que agora as datas são por área de interesse.