Espaço para comentar notícias, falar sobre o cotidiano, política, comunicação, e a cultura que nos leva a ser quem somos. Ou será o contrário?

terça-feira, 27 de novembro de 2007

VII Congreso de Archivología del Mercosur, Chile

Na última semana, de 21 a 24, participei do VII Congresso de Arquivologia do Mercosul, no Chile. O evento - apesar de alguns pequenos detalhes, outros literalmente "o fim da picada" - foi muito bom: abordou de diplomática a conservação, passando por gestão, arquivos públicos, privados, particulares, memória e patrimônio.

Orla de Viña del Mar e Castelo Wulff

O cenário é contraditório (ou não!): Viña del Mar é uma cidade relativamente nova, mas cheia de museus e espaços culturais (a preocupação vai além do turismo), e suas construções, embora em estilo clássico, tem cerca de 100 anos. Não que por aqui seja muito diferente. Mas depois de ir a Santiago e da visita ao Museu de Arte Pré-Colombiana, tudo fica muito novinho. Aliás, uma ótima pedida pra quem está indo pra lá, especialmente a exposição temporária sobre a civilização Moche.

Museu de Belas Artes

No Museu de Belas Artes, o destaque fica para a exposição do fotógrafo Robert Frank. E não dá pra ir ao Chile e não ir ao Museu Histórico Nacional. Como tudo é pertinho e o Metro é tudo de bom, não tem problema.

Outra pedida é conhecer as casas do Neruda. La Sebastiana, em Valparaíso, ou as de Isla Negra e de Santiago - todas viraram museus, e a visão delas é incrível.

Por enquanto, fica o "gostinho"...

La Sebastiana

terça-feira, 13 de novembro de 2007

Semana da Consciência Negra: pioneiros do RS são destaque na programação

O Museu de História da Medicina do Rio Grande do Sul (Muhm) apóia a XVI Semana da Consciência Negra, que iniciou neste domingo (11) e segue até o dia 20, data alusiva à morte de Zumbi dos Palmares. Quem participar da programação da semana, poderá conhecer um pouco da história dos primeiros médicos negros do Estado.

Panatiri, à direita, com seus colegas, em 1949Luciano Raul Panatieri
Porto Alegre, 1897 – 1972

Formado pela Faculdade de Medicina de Porto Alegre em 1922, é, conforme os registros, o primeiro médico negro formado no Rio Grande do Sul.

Trabalhou em Rio Pardo e na capital gaúcha. O interesse pela literatura o levou ao Grêmio Rio-pardense de Letras.


Veridiano FariasVeridiano Farias
Rio Grande, 1906 – 1952

Concluiu os estudos secundários aos 36 anos, prestando vestibular para medicina em seguida. Em 1943 foi aprovado, matriculando-se na Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro, conseguindo transferência para Porto Alegre logo em seguida. Durante os anos de estudo trabalhou como chofer e motoneiro de bonde. Formou-se em 1951 e iniciou a vida profissional no Hospital Colônia Itapuã. Faleceu pouco tempo depois.

Mais fotos

Durante a Semana da Pátria. Rio Pardo, 1934. Panatieri, no canto à direita.Durante a Semana da Pátria. Rio Pardo, 1934. Panatieri, no canto à direita.


Veridiano FariasVeridiano Farias

segunda-feira, 5 de novembro de 2007

Levitando na feira

Na próxima terça-feira (06) às 9h, Cláudio Levitan estará na Casa do Pensamento, no Armazém A do Cais do Porto, participando do "Papo-cabeça – Lingüidificadora – Misturando as linguagens numa língua", que integra a programação da 53ª Feira do Livro. No bate-papo, o autor de livros infantis como Pimenta do Reino em Pó (que concorre ao Prêmio Açorianos de Literatura 2007) e O Porão Misterioso (vencedor do Açorianos de melhor livro infantil em 2001) vai falar sobre literatura, música, teatro e as múltiplas possibilidades das artes, e o que faz um autor se tornar multimídia. Ele também participa de outras atividades hoje (05) e amanhã na feira.

Compositor, músico, ilustrador, produtor e diretor de espetáculos cênico-musicais, Levitan está com uma agenda intensa na feira. No dia 30 autografou o livro Tangos e Tragédias em quadrinhos, com Edgar Vasques.

Nesta segunda (05) e na quarta-feira, também participa da programação infanto-juvenil no Teatro Sancho Pança, no Armazém B do Cais do Porto, onde apresenta, atua e canta a Opereta Infantil Pé de Pilão, com texto de Mario Quintana e música própria em parceria com Vitor Ramil e Nico Nicolaiewsky.

Cláudio Levitan está em estúdio em tempo quase integral: além de estar gravando as músicas da Opereta Pé de Pilão para a um cd que garantiu o apoio do Fumproarte, e que deve ser lançado no início de 2008, também grava com os Tripulantes as músicas do Outro Lado B, o novo cd da banda (Levitan e Os Tripulantes).

domingo, 4 de novembro de 2007

Opereta Infantil Pé de Pilão na Feira do Livro

Nesta segunda-feira (05) às 14h e quarta-feira (07) às 10h, o espetáculo que ganhou o troféu Tibicuera 2006 de melhor trilha e se confirmou como um dos maiores sucessos do teatro infantil, misturando teatro, bonecas e musical, poderá ser visto por quem passar pelo Teatro Sancho Pança - Armazém B do Cais do Porto, dentro da programação da 53ª Feira do Livro de Porto Alegre: é a Opereta Infantil Pé de Pilão entrando em cena. Escolas podem agendar a participação na feira desde o turno da manhã, pois a área infantil abre às 9h.

Com texto de Mário Quintana, música de Nico Nicolaiewsky, Vitor Ramil e Cláudio Levitan, e direção de Mário de Ballentti, o grupo de cinco atores-músicos conta e canta a história do menino que virou pato e sua avó enfeitiçada, que perde seu encanto, o de nunca envelhecer. O pato, na tentativa de reencontrar sua avó enviando-lhe uma foto, é preso pelo cavalo-polícia, junto com o macaco retratista e o passarinho da máquina fotográfica. Uma aventura que envolve cobra, fada enfeitiçada, Nossa Senhora, meninas traquinas, professor Dom Galaor, e muitos feitiços até ele reencontrar a sua avó enfeitiçada. O elenco é composto por Cláudio Levitan, Ju Dariano, Ian Ramil, Ed Lannes e Melissa Arievo.

Após 20 anos de dificuldades em lançar a opereta, o grupo fez suas primeiras apresentações nas comemorações do centenário do poeta, e agora, além das apresentações em teatros e escolas de Porto Alegre e Interior, se empenha nos projetos de lançamento de um CD - que já conquistou o apoio do Fumproarte em 2007 - e de um DVD com as músicas que encantam os espectadores. A obra Pé de Pilão foi lançada em 1976, depois de 30 anos censurada pelo Estado Novo de Vargas, que condenou o texto por se referir à polícia como "um cavalo montado noutro cavalo". Cláudio Levitan também fez, nos anos 80, uma edição em quadrinhos, do livro, cuja edição está esgotada.


Informações sobre agendamentos e participação de escolas nos eventos da 53ª Feira do Livro podem ser consultadas no site da Câmara Rio-Grandense do Livro: http://www.camaradolivro.com.br, pelo fone (51) 3225-5096, fax 3228-3282 ou pelo e-mail leitura@camaradolivro.com.br.

quinta-feira, 1 de novembro de 2007

Livro "Interação Mediada por Computador"


No dia 09 de novembro (a OUTRA sexta-feira), será a sessão de autógrafos do livro "Interação Mediada por Computador", de Alex Primo.

Lembram da participação do blog em uma reunião de blogueiros "convocada" pelo PPG em Comunicação e Informação da Ufrgs, em julho deste ano? Pois é, essa é uma produção do programa.

O site de mesmo nome tem um material complementar ao livro, que pode ser acessado pelos mais curiosos. É também nesse endereço que estão alguns trechos como o reproduzido abaixo:

O que é "interatividade"? Esta foi a pergunta que inicialmente motivou este livro. Muito além de uma aparente simplicidade, tal problema exige uma reflexão cautelosa, que coloque em revista até mesmo o que se pensa e se sabe sobre os processos de comunicação. A utilização dos conceitos e teorias da comunicação de massa pouco servem para esse debate. Não se quer, claro, menosprezar décadas de estudos rigorosos sobre os processos midiáticos. Mas se a interconexão na Internet permite ultrapassar diversas barreiras até então impostas pelos meios massivos, como estudar a interação mediada por computador com auxílio apenas das tradicionais senhas explicativas?

(da Introdução)


Quem é o autor (do mesmo site):

Alex Primo é professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação da UFRGS. Possui mestrado em Jornalismo (Ball State University) e doutorado em Informática na Educação (UFRGS). Sua tese de doutorado foi premiada pela Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom) e pela Sociedade Brasileira de Infomática na Educação (SBIE). Foi secretário da Compós (2005-2007) e editor dos periódicos e-compós e Intexto. Atualmente pesquisa escrita colaborativa de hipertextos e conversações online. Coordena o Laboratório de Interação Mediada por Computador (LIMC).


Quem quiser se aprofundar e acompanhar as novidades na área de pesquisa sobre esse assunto, pode ir direto à fontec, o LIMC. Lá é possível baixar artigos, conhecer projetos, entrar em contato, etc.

Título: Interação Mediada por Computador
Autor: Alex Primo
Editora: Sulina
Preço médio: R$ 35,00

Sessão de autógrafos: 09/11/2007, às 19h30min, na Praça de Autógrafos da Feira do Livro de Porto Alegre