Espaço para comentar notícias, falar sobre o cotidiano, política, comunicação, e a cultura que nos leva a ser quem somos. Ou será o contrário?

sexta-feira, 25 de junho de 2010

10 anos do Memorial do Rio Grande do Sul


O Memorial do Rio Grande do Sul está completando 10 anos com uma programação que segue durante a semana e vai de exposições a apresentações musicais. A história do espaço por si só já faz merecer a visita, e desde que virou memorial o antigo prédio dos Correios tornou-se um importante centro cultural. Salas de vídeo e auditório além de um ótimo espaço permitem contar a trajetória gaúcha de forma a complementar ao que vemos em outros museus como o Julio de Castilhos.

Uma pena que não possui mais os audioguias e computadores dos quais ainda hoje lembro - e lembro do quão entusiasmada eu fiquei ao ver tudo isso, orgulhosa, mesmo. Bastava apenas aproximar-se com os fones de determinados totens para começar a ouvir Lupicínio Rodrigues, Elis Regina e informações diversas. Aos poucos o material foi sendo sucateado e saindo de circulação. Espero e torço que apesar do pouco tempo à frente da instituição a historiadora Leonor Schwartsmann consiga mais apoios como os da comemoração de aniversário desta vez para restabelecer este recurso que não deixava nada a dever a outros museus de dentro e de fora do país. Em ano de eleição é mais difícil, mas, quem sabe?

Nenhum comentário: