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terça-feira, 6 de outubro de 2009

Registros do seminário do MHN no Twitter

Alguns registros do seminário do MHN sobre comunicação, museus e exposições estou inserindo no Twitter, embora as observações maiores estejam nas minhas anotações no tradicional bloco-caneta. O nível é ótimo, as dicussões, e salvo uma fala que não usou de teórico nenhum, mas também muito boa, as demais são uma referência bibliográfica falada. Mas o grande ponto é a escrita, aqui entendida como aquilo que se quer dizer, comunicar ao público pelo museu. A tecnologia - usos e abusos; o local - do templo ao espetáculo; o objeto - e até a sua inexistência formal; são alguns temas abordados por profissionais que vem, em grande parte, do próprio MHM, MAST, UERJ, UFRJ, Fiocruz, USP, Ibram - e divisões dessas entidades. Há outros, claro, inclusive internacionais, mas o Rio continua sendo a maioria, não só por sediar, mas por todo o desenvolvimento da área por aqui.

Tem sido interessante ver que a tecnologia não é nem vedete nem a execrada, que há quem reflita melhor a respeito e respeite as diferenças entre as características dos museus, de cada exposição e do que é necessário para cada situação. Também chamam a atenção para problemas e soluções que já existiam e que muitos atribuem a uma noção de modernidade - que aliás, já virou tradição. Escrita, enfim, é o mote.

A minha expectativa fica por conta da visão de uma assessora de imprensa (também do MHN) na programação de amanhã, pois a meu ver, embora o objeto deste seminário seja a comunicação pelas exposições, a abordagem da/com/pela mídia não pode ser tão periférica como tenho visto. Há, claro, preocupações, mas não exatamente estratégias. As reflexões sobre o poder que isso envolve também passam muito ao largo. Da mesma forma passa muito batida a questão do poder do mantenedor - seja ele governamental ou não, mas sempre um agente político. Imagino o que será de quando um partido decidir (talvez nem possa) fazer um museu próprio. Pessoas, entidades, governos, empresas... esses já o fazem. É uma sugestão para o próximo: Museus e Comunicação - Estratégia, Poder e Mídia. Afinal, o MHM promove seminários permanentes e internacionais há anos e pelo que pesquisei na web esse enfoque ainda não foi devidamente explorado. Mesmo a questão do marketing morreu na casca do turismo, sem considerar o que sai na mídia a respeito. Mas ainda pretendo me informar melhor, achar nos anais de outros anos mais referências.

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