Espaço para comentar notícias, falar sobre o cotidiano, política, comunicação, e a cultura que nos leva a ser quem somos. Ou será o contrário?

terça-feira, 4 de agosto de 2009

MUHM sedia curso de fotografia aplicada a acervos

O Museu de História da Medicina do Rio Grande do Sul (MUHM) sedia, nas terças e sextas-feiras de 21 de agosto a 04 de setembro, o Curso de Fotografia Aplicada a Acervos, ministrado por Sérgio Sakakibara, professor de fotografia do Instituto de Artes da UFRGS, e promovido pela 1ª Região Museológica do Sistema Estadual de Museus (SEM/RS). O curso apresenta técnicas básicas de fotografia digital abordando o uso da fotografia no cotidiano de um acervo. Serão trabalhados aspectos como o uso da câmera, controles básicos, transferência para o computador, tratamentos essenciais, uso de metadados, arquivamento e conservação. Digitalização por scanner e registro de objetos bidimensionais, tridimensionais, ambientes e eventos também serão temas abordados no curso, que inclui ainda técnicas de impressão, montagem e iluminação de uma exposição.
O curso é voltado para integrantes de museus da 1ª Região Museológica, que congrega mais de 90 instituições da Região Metropolitana e Litoral Norte. Cada instituição pode enviar um representante para as 30 vagas desta edição do curso, que é gratuito.
 
As aulas acontecem às terças e sextas-feiras nos dias 21, 25, 28 de agosto e 1º e 4 de setembro das 9 às 12h, totalizando 15 horas aula. Apenas a aula prática do dia 28 de agosto será na Casa de Cultura Mario Quintana.

SERVIÇO
Ministrante: Sérgio Sakakibara, prof. de fotografia IA-UFRGS
Locais:
Museu da História da Medicina do RS - Av. Independência, 270
A aula prática do dia 28 de agosto será na Casa de Cultura Mario Quintana - Rua dos Andradas 736, Sala C3, terceiro andar, ala Oeste.
Requisitos: Noções básicas de informática e possuir câmera digital simples (pode ser adquirida após a primeira aula).
Vagas: 30 – apenas para integrantes de museus da 1º Região, limitadas a um representante por museu
Certificados: fornecido a quem obtiver 75% de frequência
Inscrições: Gratuitas mediante envio de ficha de inscrição disponível em www.muhm.org.br para o endereço eventosmuseu@simers.org.br.
Promoção: 1ª Região Museológica SEM/RS, MUHM e CCMQ

Nenhum comentário: