Espaço para comentar notícias, falar sobre o cotidiano, política, comunicação, e a cultura que nos leva a ser quem somos. Ou será o contrário?

quinta-feira, 1 de novembro de 2007

Livro "Interação Mediada por Computador"


No dia 09 de novembro (a OUTRA sexta-feira), será a sessão de autógrafos do livro "Interação Mediada por Computador", de Alex Primo.

Lembram da participação do blog em uma reunião de blogueiros "convocada" pelo PPG em Comunicação e Informação da Ufrgs, em julho deste ano? Pois é, essa é uma produção do programa.

O site de mesmo nome tem um material complementar ao livro, que pode ser acessado pelos mais curiosos. É também nesse endereço que estão alguns trechos como o reproduzido abaixo:

O que é "interatividade"? Esta foi a pergunta que inicialmente motivou este livro. Muito além de uma aparente simplicidade, tal problema exige uma reflexão cautelosa, que coloque em revista até mesmo o que se pensa e se sabe sobre os processos de comunicação. A utilização dos conceitos e teorias da comunicação de massa pouco servem para esse debate. Não se quer, claro, menosprezar décadas de estudos rigorosos sobre os processos midiáticos. Mas se a interconexão na Internet permite ultrapassar diversas barreiras até então impostas pelos meios massivos, como estudar a interação mediada por computador com auxílio apenas das tradicionais senhas explicativas?

(da Introdução)


Quem é o autor (do mesmo site):

Alex Primo é professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação da UFRGS. Possui mestrado em Jornalismo (Ball State University) e doutorado em Informática na Educação (UFRGS). Sua tese de doutorado foi premiada pela Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom) e pela Sociedade Brasileira de Infomática na Educação (SBIE). Foi secretário da Compós (2005-2007) e editor dos periódicos e-compós e Intexto. Atualmente pesquisa escrita colaborativa de hipertextos e conversações online. Coordena o Laboratório de Interação Mediada por Computador (LIMC).


Quem quiser se aprofundar e acompanhar as novidades na área de pesquisa sobre esse assunto, pode ir direto à fontec, o LIMC. Lá é possível baixar artigos, conhecer projetos, entrar em contato, etc.

Título: Interação Mediada por Computador
Autor: Alex Primo
Editora: Sulina
Preço médio: R$ 35,00

Sessão de autógrafos: 09/11/2007, às 19h30min, na Praça de Autógrafos da Feira do Livro de Porto Alegre

2 comentários:

Anônimo disse...

Muito interessante essa página. Originalíssima!

Escrivinhadora disse...

Muito obrigada, Lena! E parabéns pelo seu blog, do qual também gostei muito. Falta mesmo um pouco de poesia nesse nosso corre-corre diário.