Espaço para comentar notícias, falar sobre o cotidiano, política, comunicação, e a cultura que nos leva a ser quem somos. Ou será o contrário?

sábado, 20 de outubro de 2007

Olodum visita escola na Lomba do Pinheiro


Foi como na música: avisa lá que eu vou. O grupo baiano Olodum, de passagem por Porto Alegre neste sábado (20) para fazer um show, aproveitou a vinda para atender um pedido muito especial: visitar alunos da Escola Municipal São Pedro, na Lomba do Pinheiro, em Porto Alegre. As crianças e adolescentes de 10 a 14 anos vinham estudando a cultura afro-brasileira através de músicas do grupo, o que sensibilizou os integrantes. Tonho Matéria, um dos vocalistas, foi quem respondeu o e-mail da professora Vanessa Castro. Mas não só respondeu: disse que ia e ainda levou mais quatro integrantes com ele.

Recepcionados com uma explosão de alegria, os músicos falaram da origem humilde, os problemas enfrentados, a importância do estudo e o trabalho que o Olodum faz na Bahia. Tonho citou seu exemplo: se forma em Publicidade no mês que vem. Após a conversa com as crianças, tocaram sucessos da banda, cantados em coro pelos alunos. Nem mesmo uma das letras em inglês intimidou a gurizada. Eles haviam treinado com o auxílio da professora de inglês, e pediram para cantar para os músicos, que se emocionaram. Difícil mesmo foi deixar eles irem embora. O resultado: o Olodum vai voltar no ano que vem, para ministrar oficinas aos alunos da escola. Em uma tarde, crianças e artistas saíram todos sentido-se "baiúchos", como disse a professora Vanessa. O Olodum levou uma cuia e um dicionário de porto-alegrês, para estreitar ainda mais os laços com a escola e a comunidade, que nunca mais vai esquecer o dia de hoje.

Um comentário:

Cor de Rosa e Carvão disse...

E eu subindo a lomba do Sta. Teresa, que é o bairro onde moro, só vendo gringo na minha frente...