Espaço para comentar notícias, falar sobre o cotidiano, política, comunicação, e a cultura que nos leva a ser quem somos. Ou será o contrário?

segunda-feira, 1 de outubro de 2007

Era uma vez uma Casa Encantada: a magia do Parque Irmãos Levitan


Tudo começou em 1947, quando o terreno foi comprado. Mas o sonho começou, mesmo, um ano depois, com um bolo de aniversário em forma de cogumelo, como a casa dos 7 anões e da Branca de Neve. Do monte de areia que surgiu para fazer um lago em forma de um violão, onde ficariam peixes pescados no Guaíba, surgiu o Parque Dourado, o parquinho de brinquedos de alumínio em miniatura, feitos por Ely Levitan. Surgiu também o Jardim que o abrigava, em meio ao mato nativo de Ipanema. Ao poucos, Ely foi criando mais brinquedos, que foram tomando conta do espaço. Passado um certo tempo, desapareceram as plantas e ficou o gramado repleto de brinquedos cintilantes e dourados como um castelo rico e majestoso. Assim começa a história da Casa Encantada de Ipanema.

Mas, aí, veio a morte. E tudo começou a se desmanchar com o implacável tempo e suas mudanças. A chuva, o vento, o sol, o orvalho da noite foi cobrindo tudo com o seu ar de velhice e abandono. Há um ano de completar 60 anos do início da construção dos brinquedos, os irmãos Levitan preparam um projeto ora ousado, ora simples: ousado, porque pretendem transformar a casinha de Ipanema em um Centro Cultural. Simples, porque a pureza e a delicadeza da obra e do seu propósito pedem o mesmo tratamento com ela.

O projeto "Casa Encantada – Parque Irmãos Levitan" tem como objetivo inicial restaurar os brinquedos criados por Ely Levitan. Em seguida, ter um apoiador constante para a manutenção desses brinquedos. A reforma da casa e a transformação dela em espaço cultural vem logo a seguir. Ali a família espera criar mais que um local de preservação da memória dessa história, mas um centro de incentivo à leitura, alfabetização e difusão cultural, especialmente para o público infantil. Literatura, desenho, fotografia, música, teatro: todas as expressões artísticas terão espaço garantido lá.

A primeira ação será uma exposição de fotografias feitas pela jornalista e fotógrafa Eneida Serrano, de 10 a 30 de outubro, na livraria Letras & Cia, na av. Osvaldo Aranha, 444. O coquetel de lançamento da mostra prevê ainda a apresentação de um vídeo com imagens da casa e depoimentos da família. Na ocasião, parceiros e convidados vão poder conhecer todas as fases propostas para o projeto, que também prevê o lançamento do site www.casaencantada.net e atividades de contação de histórias e esquetes teatrais. As fotografias darão origem a um livro sobre a casa, prefaciado e comentado por autores gaúchos que apóiem o projeto.
A iniciativa também pretende ser um agente incentivador da revitalização do próprio bairro de Ipanema, envolvendo a comunidade local e trazendo de volta o caráter turístico que vem se perdendo ao longo dos anos, retomando seu caráter de área de lazer e harmonia.

Coquetel de apresentação do projeto e reunião de parceiros:
10 de outubro às 19h, na Livraria Letras&Cia. - Av. Osvaldo Aranha, 444
Exposição: até 30 de outubro, de segunda a sexta-feira, das 10h às 20h e sábados das 10h às 15h



Nenhum comentário: