Espaço para comentar notícias, falar sobre o cotidiano, política, comunicação, e a cultura que nos leva a ser quem somos. Ou será o contrário?

sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Praça da Matriz: esquecida ou negligenciada, @Prefeitura_POA?


Todos os dias deputados, prefeitos, o governador, o bispo, público que visita o museu, a Catedral, que necessita de serviços judiciários ou acompanha as atividades do legislativo e executivo passam pela Praça da Matriz, em Porto Alegre. O ônibus da Linha Turismo passa diariamente por ali e turistas espontâneos e estudantes visitam a área para conhecer a história e apreciar o local. Moradores levam crianças e animais para brincar, e muitos levam tricô e chimarrão para a praça. Adolescentes saem das escolas próximas e andam de skate ou bicicleta, sentam para conversar. Mesmo assim, com tanta atividade e com a teórica segurança por conta de todos os poderes reunidos ao redor da praça, com policiais e câmeras em volta, como pode o local estar tão abandonado, pichado, quebrado, com lâmpadas e peças das luminárias faltando? O que falta? Para mim é um mistério que um local onde tantas autoridades passam, onde o público frequenta e que é próximo de um posto da Brigada Militar - não contando os que ficam fixos na guarita do Palácio - e com câmeras possa ser tão abandonado ao ponto de ser possível tanta depredação e pichação. Há um jardineiro que tenta manter o local em ordem, mas o problema vai além das plantas. É preciso que seja feita uma parceria urgente entre a prefeitura e a BM para garantir que o Centro Histórico, em especial este local e o entorno da Prefeitura sejam locais de segurança pessoal e patrimonial com cuidado exemplar. Também é possível traçar parcerias e até convocar para mutirões para limpeza e pintura do local, tenho certeza de que haveria colaboração, desde que houvesse orientação sobre produtos e forma de limpeza e pintura e posterior aplicação de tinta anti-pichação, seguida de segurança efetiva e punição aos infratores. Um outro trabalho paralelo seria com a comunidade quanto ao lixo na Riachuelo, mas isso é tema para outro post. Nunca vi, pensando bem, a Guarda Municipal no local. Me parece que embora já tenha sido sugerido que houvesse um guarda por praça e que a prefeitura tenha dito que é inviável, um revezamento entre BM e GM somado ao controle pelas câmeras e ação quando algo suspeito for notado não me parece ser. O que não é possível é que coisas tão simples fiquem sem solução. 


Precisamos de obras de infra-estrutura, de transporte, de melhoria no atendimento de saúde, fim das filas, etc, sim, mas precisamos manter e melhorar coisas simples como a limpeza e segurança patrimonial urbana, que também influi na sensação de insegurança e abandono dos locais, que, felizmente, no caso desta praça, ainda não houve.




2 comentários:

Adeli Sell disse...

Total concordância e apoio. Nós estamos propondo criar no Centro um movimento que eu chamaria de CENTRO MAIS
Centro mais limpo
Centro mais cuidado
Centro com mais segurança
ETc etc etc
Que tal?
Adeli Sell
adeli13601@gmail.com
99335309

Escrivinhadora disse...

Apoiado!