Espaço para comentar notícias, falar sobre o cotidiano, política, comunicação, e a cultura que nos leva a ser quem somos. Ou será o contrário?

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Um Museu Rosa: campanha contra o câncer de mama

O Museu de História da Medicina (MUHM) e seu mantenedor, o Sindicato Médico do RS (SIMERS), entraram na campanha mundial do Outubro Rosa, ação que marca a mobilização para alertar as mulheres para a detecção precoce do câncer de mama. O MUHM já está "vestido" com a cor desde o dia 18 (Dia do Médico e Aniversário do Museu). A iluminação noturna especial permanecerá até o dia 30. 

Para a direção do Sindicato, trata-se de um engajamento que mostra a preocupação com um tema que exige atenção e atitude. Porto Alegre lidera o ranking de incidência da doença. O número de casos a cada cem mil mulheres é de 127 na Capital, enquanto a média brasileira é de 49 por cem mil. O câncer é a primeira causa de óbitos entre mulheres em idade fértil e a segunda em todas as faixas etárias. 

Com a ação o Museu espera diversificar o seu papel educativo, contribuindo para a conscientização da sociedade: todos os dias 30 mulheres morrem da doença, uma história que o MUHM quer ajudar a mudar. 

No dia 27, o Museu entra no roteiro do Flashmob, manifestação liderada pelo Imama e que posicionará diversas voluntárias em frente ao prédio da instituição. A concentração começa às 12h30, na Avenida Independência, 270 (prédio histórico do Hospital Independência), com largada a partir das 13h da atividade. Dezenas de participantes portarão guarda-chuvas da cor rosa simbolizando o alerta.

Foto: João Mattos/Divulgação


Serviço

Durante as comemorações de seu aniversário o MUHM fica aberto até às 22h durante a semana e a iluminação pode ser conferida por fora e o Museu visitado por dentro. 

Confira as atividades da Semana de Aniversário do MUHM

Enquanto vigorar o horário de verão a visitação acontece de terças a sextas-feiras do meio-dia às 20h e nos finais de semana e feriados das 15h às 20h. Entrada franca.

Nenhum comentário: