Espaço para comentar notícias, falar sobre o cotidiano, política, comunicação, e a cultura que nos leva a ser quem somos. Ou será o contrário?

sexta-feira, 10 de junho de 2011

Pelotas debate história e saúde na academia

O III Encontro Gaúcho de História e Saúde acontece em Pelotas de ontem até hoje (10) na sala 352 do Campus das Ciências Sociais da UFPEL, com a participação de historiadores de diversas universidades e instituições, como o Museu de História da Medicina e do pesquisador argentino Adrián Carbonetti, conferencista principal do evento. O caderno de textos está disponível para consulta no site www.muhm.org.br/gthistoriaesaude, do GT História e Saúde, promotor do encontro. As inscrições para ouvintes seguem abertas até a data do evento, enquanto houver vagas.

O GT História e Saúde é um grupo de trabalho da Associação Nacional de História/Seção RS e neste encontro apresenta cerca de 30 trabalhos acadêmicos de historiadores que pesquisam a saúde e a medicina do ponto de vista histórico. O pesquisador Adrián Carbonetti falou sobre a tuberculose na conferência "História Social da Tuberculose na cidade de Córdoba na Argentina, 1911-1947".


Na foto o pesquisador argentino Adrián Carbonetti.
Foto: José Pacheco. Agradecimento especial à Comunicação Social da UFPEL

Veja mais fotos no Facebook 1 2 3 4



Entre as possibilidades de pesquisa existentes e que os historiadores estão apresentando em forma de trabalhos estão temas como saúde pública, sociedades de socorros mútuos, história das doenças, higiene, escravidão e mortalidade, estudos necrológicos, narrativas de benzedeiras, práticas terapêuticas e até temas da história mais recente como a licença maternidade. Os resumos estão no caderno de textos já divulgado pela coordenação do GT. Há poucos dias Pelotas também recebeu um encontro de História Oral, outra possibilidade de fonte de pesquisa utilizada pelos historiadores, como é o caso do Muhm, que possui um projeto nessa área e disponibiliza os vídeos em seu canal no YouTube (www.youtube.com/muhmrs).

Nenhum comentário: