Espaço para comentar notícias, falar sobre o cotidiano, política, comunicação, e a cultura que nos leva a ser quem somos. Ou será o contrário?

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Casa M: novo espaço cultural de Porto Alegre pode revitalizar área da escadaria da João Manoel

Escadaria da rua João Manoel. Foto. Letícia Castro

Até que enfim pode ser que a área da escadaria da João Manoel, que é crítica. Há tempos eu penso que só a ocupação da região por algo que a movimente, como comércio ou cultura, poderia ajudar. Afinal, na rua 24 de maio, os barzinhos e a própria existência de entrada de edifícios ao longo da escadaria, faz a situação ser bem diferente. Na João Manoel, não: é abandonada, suja, esconderijo para uso de drogas ou assaltos. Uma pena. Sem falar "no lado de lá", um pouco menos abandonado, mas com uma calçada que diz tudo.
Agora, quem sabe. A Casa M vem a ser um novo espaço e será aberto amanhã - casualmente no dia 24 de maio, mas não confundir: ela fica na Fernando Machado, na altura da escadaria da João Manoel. A conferir a programação, que promete ser intensa. E eu espero poder cruzar a escadaria para conferir. Festa de abertura aberta à comunidade amanhã a partir das 17h.

Abaixo um trecho da notícia que está completa no site da Bienal.

Será inaugurada na terça-feira, 24 de maio, a Casa M, um dos projetos-chave da 8ª Bienal do Mercosul. Pensada para expandir a Bienal no tempo, a Casa M é um espaço cultural dedicado à promoção, ao desenvolvimento e ao intercâmbio artístico a nível regional, nacional e internacional, com ênfase no estímulo à cena artística local. A casa, que deve permanecer aberta até dezembro, vai oferecer atividades de diferentes linguagens, mesclando artes visuais, literatura, cinema, música, dança e teatro, entre outras expressões e áreas do conhecimento. 
Segundo a curadora assistente da Bienal, Fernanda Albuquerque, o nome "Casa M" (de Mercosul) pretende dar ênfase ao seu caráter de "casa", de local de integração e recepção, de situação doméstica, aberta e informal. Na programação estão previstas atividades voltadas ao público em geral e do meio artístico, como conversas, debates e workshopsentrevistas com artistas da 8ª Bienal do Mercosul, pocket-shows e mostras audiovisuais, além de ações especiais oferecidas à vizinhança. 
A Casa M terá uma sala de leitura, um espaço experimental de exposição (Vitrine), ateliê, área de convivência ambientes para projeção de vídeos e debates. O Projeto Pedagógico da 8ª Bienal do Mercosul vai promover, na Casa M, cursos de formação para professores e oficinas voltadas à arte-educação. 
No dia 24, acontece uma grande festa de inauguração aberta ao público: entre as 17h e as 24h, a Casa M vai receber os visitantes com uma intensa programação de performances, discotecagem, mostra de vídeos e apresentação do projeto da Bienal. 





Serviço Casa M
De segunda a sexta-feira, das 12h às 20h | Sábado, das 10h às 18h Rua Cel. Fernando Machado, 513 - Centro (em frente à escadaria da Rua João Manoel) CEP 90010-321 - Porto Alegre-RS Todas as atividades são gratuitas. Para oficinas, cursos, inscrições e informações: telefone 51 3519 7109 |casam@bienalmercosul.art.br| www.bienalmercosul.art.br/casam 

Nenhum comentário: