Espaço para comentar notícias, falar sobre o cotidiano, política, comunicação, e a cultura que nos leva a ser quem somos. Ou será o contrário?

segunda-feira, 11 de abril de 2011

Liberdade, Igualdade... e a Fraternidade?

Hoje e amanhã acontecem em Porto Alegre dois fóruns: o da Liberdade - http://www.forumdaliberdade.com.br/ - já na sua 24ª edição; e o da Igualdade - http://www.forumdaigualdade.org.br/ - que está iniciando este ano com o lema "Uma outra Comunicação é Necessária". Tenho minhas dúvidas quanto à liberdade pregada nesse fórum, mas achei muito interessantes os convidados deste ano, como a blogueira cubana, Yoani Sánchez, que obviamente faz uma intervenção apenas digital. Uma cartada genial.



No entanto, o lema do Fórum da Igualdade é igualmente de gênio, com o acréscimo "Não há liberdade sem igualdade". O da Liberdade há anos recebe espaço da mídia patronal e tem patrocinadores de peso econômico. Peso político, porém, o da Igualdade possui, porém bem direcionado: os apoiadores são sindicatos, centrais sindicais, entre outros movimentos políticos de algo que, antigamente, pelo menos, chamava-se esquerda.



As provocações, porém, são o grande ponto comum a ambos os eventos.

Por isso fica aqui a provocação: vamos lançar o Fórum da Fraternidade, para que todos estes segmentos vão discutir em um mesmo espaço ideias aparentemente antagônicas mas que, quero crer, deveriam ser todas a favor de um mundo melhor (possível)? Talvez em 2012, ano em que, dizem, o mundo vai mesmo acabar...

Nenhum comentário: