Espaço para comentar notícias, falar sobre o cotidiano, política, comunicação, e a cultura que nos leva a ser quem somos. Ou será o contrário?

quarta-feira, 9 de março de 2011

Porque ainda precisamos de um Dia Internacional da Mulher



Ontem quando recebi de algumas amigas mensagens sobre o Dia Internacional da Mulher fiquei, como todos os anos, pensando a respeito da data e do porque de ser preciso marcá-la. Pensei várias vezes em fazer um post na época em que os vídeos deste caso da escrivã foram divulgados. Fui achando mais e mais coisas a respeito até ver que não só há vídeos diversos em que mostram quase tudo e entrevistas em que é plenamente possível identificar a vítima - porque ela é vítima, mesmo que culpada de outro delito  - e finalmente vi que é possível ter todas as informações possíveis dessa mulher: nome completo, documentos, etc. Quem foi inserindo em seus blogs trechos de processos e e-mails foi deixando partes em que é possível ver as informações de início codificadas. Ou seja: a invasão foi muito pior agora. A única coisa positiva é que se não fosse tudo isso os delegados e a corregedora estariam ainda numa boa. Para o que fizeram - ou no caso da corregedora, não fizeram - nada é suficiente. Mas é um começo. Não há o que comentar além de que não é possível que esses homens sigam na Polícia - assim, com "P" maiúsculo. É preciso que o delegado que "conduziu" esse show de horrores seja exonerado e impedido de atuar em qualquer cargo do gênero para sempre e ainda seja obrigado a fazer um tratamento psiquiátrico, seguido de horas de serviço de interesse público. Que o processo paralelo contra a escrivã siga. Uma coisa nada tem a ver com a outra. Que retrocesso. Até em Luanda o caso foi parar. Enfim... "Feliz" Dia da Mulher.

Em tempo: uma boa iniciativa da presidente Dilma é a exposição que aborda a trajetória feminina na arte brasileira. Esperamos que possa circular pelo país em algum momento. A propósito: Centro Cultural Caixa em Porto Alegre segue prometido para 2012? Quem trabalha nesses centros é concursado ou contratado de outra forma - qual? Se alguém souber informar, por favor, e-mails!

Nenhum comentário: