Espaço para comentar notícias, falar sobre o cotidiano, política, comunicação, e a cultura que nos leva a ser quem somos. Ou será o contrário?

domingo, 29 de agosto de 2010

Encontro de Twitteiros Culturais realiza evento em Porto Alegre


O 3º Encontro de Twitteiros Culturais de Porto Alegre realizou neste sábado à tarde na Livraria Cultura um debate com o tema  “Relacionamento Politico x Eleitor nas Redes”. O evento teve a presença de Ricardo Cappra (@cappra), Willian Araujo (@willianaraujo) e Sílvio Belbute (@belbute), além de Fabiano Correa (@fabianomcorrea), da Vivo. A mediação foi de Ana Kretzmann (@anakretzmann), curadora do evento. Para buscar a discussão do dia, é possível buscar as hashtags #ETC_POA e #etc_br, que inclui outros eventos que estavam ocorrendo pela ETC Brasil hoje, como em Curitiba. O blog Escrivinhadora transmitiu pelo @LeticiaCastro79.


Estratégia política e influência foram os pontos altos do debate, que registrou que os políticos ainda são "analógicos", conforme @belbute e que muitos não sabem como se posicionar. @cappra apontou que os políticos falam para homens em redes dominadas por mulheres, por exemplo. Também falou sobre a autoria dos tweets, que em geral são de assessores ou de uma equipe. @willianaraujo lembrou que entre os que usam pessoalmente o Twitter, há político tão "autênticos" que acabam se prejudicando. @fabianomcorrea falou sobre a cobrança que as mídias e redes sociais permitem. 


Um consenso: os perfis da maioria dos candidatos irá sumir após as eleições. Cabe a nós, eleitores, cobrar que mantenham esses canais abertos, já que possibilitam uma aproximação (além da comodidade) para interar-se do que eles estão (ou não) fazendo. Um ótimo debate com promessa de ser retomado após as eleições.







  


quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Os exemplos que legamos

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

PEC dos Jornalistas em votação no Senado em setembro

Acompanhe aqui ou diretamente no site da Fenaj como estão prevendo votar os senadores na PEC 33/09, a "PEC dos Jornalistas", mas que é de toda a sociedade, prevista para ser votada na primeira semana de setembro. Atenção especial para políticos concorrendo a cargos eletivos.



quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Palestra sobre acervos fotográficos no Museu da Comunicação

O Museu da Comunicação Hipólito José da Costa promove no dia 19 de agosto às 14 horas o início de um ciclo de debates sobre acervos fotográficos, marcando o Dia Mundial da Fotografia. A primeira palestra, "Resultados de trabalhos com acervos fotográficos desenvolvidos no Programa de Pós-graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural da UFPel" será ministrada pela professora Dra. Francisca Ferreira Michelon. O público preferencial é de pessoas vinculadas a instituições museológicas, professores, acadêmicos e fotógrafos, mas é aberto ao público. As inscrições são gratuitas. Mais informações em museuhjc@cultura.rs.gov.br.

terça-feira, 3 de agosto de 2010

I Seminário de Ações Afirmativas UFRGS


A Comissão de Acompanhamento dos Alunos do Programa de Ações Afirmativas/UFRGS divulga o seu I Seminário de Ações Afirmativas. O evento, que ocorre de 18 a 20 de agosto, prevê certificado de participação.  Inscrições até 17/08. Mais informações e programação completa pode ser vista no site: www.prograd.ufrgs.br e/ou pelo e-mail comissaodeacompanhamento@ufrgs.br.

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Música gratuita no Museu? Sarau Lírico de agosto no MUHM traz Elenara Nunes e Alexander de Lara

O Museu de História da Medicina do Rio Grande do Sul (MUHM) traz na próxima primeira quinta-feira 05 de agosto a soprano Elenara Nunes e o pianista Alexander Ribeiro de Lara para interpretar obras de Mignone, Villa-Lobos, Schumann, Puccini, com comentários do médico Aury Hilário, responsável pela Agenda Lírica de Porto Alegre. Atualmente os saraus entraram nos eventos do projeto Música no Museu, que envolve diversos museus do país.


Os Saraus Líricos fazem parte do projeto Quintas no Museu e tem o apoio da Associação Gaúcha de Cultura Musical e do mantenedor do MUHM o Sindicato Médico do Rio Grande do Sul. Os eventos acontecem na 1ª quinta-feira de cada mês às 18h30min na sala Rita Lobato do MUHM, que fica na av. Independência, 270, Centro de Porto Alegre (Prédio Histórico do Hospital Beneficência Portuguesa). A entrada é gratuita e há estacionamentos próximos ao local.

PROGRAMA

Elenara Nunes, soprano
Alexsander Ribeiro de Lara, piano


Widmung - Robert Schumann
Après un rêve - Gabriel Fauré
Vergin tutto amor - Francesco Durante

Madrigal - José Siqueira
Melodia sentimental - Heitor Villa-Lobos
Improviso - Francisco Mignone

Dove sono (Le nozze di Figaro) - Wolfgang A. Mozart
Vissi d'arte (Tosca) Giacomo Puccini