Espaço para comentar notícias, falar sobre o cotidiano, política, comunicação, e a cultura que nos leva a ser quem somos. Ou será o contrário?

sábado, 25 de setembro de 2010

Twitteiros e profissionais de museus discutem a “mediação 2.0” nas Redes e Mídias Sociais

Neste sábado (25) profissionais de museus e twitteiros interessados em cultura passaram boa parte da tarde e da noite discutindo a presença dos museus em perfis e contas de Twitter, Facebook, Orkut e outros sites de relacionamento. A parceria inusitada foi o 'Encontro de Museus e Redes Sociais – Mediação 2.0' e o 4º Encontro de Twitteiros Culturais de Porto Alegre. 
A atividade aconteceu no Museu de História da Medicina do Rio Grande do Sul (MUHM) e integrou a 4ª Primavera dos Museus, proposta do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) que termina domingo e tem as Redes Sociais como tema neste ano.

Museu do Inter, Memória Carris, Museu de Arte do Rio Grande do Sul (MARGS), Fundação Iberê Camargo, Museu da UFRGS, Memorial do Rio Grande do Sul, Museu de Comunicação Hipólito José da Costa (MUSECOM), Sistema Estadual de Museus (SEM/RS), Secretaria de Estado da Cultura, IBRAM e Sistema Brasileiro de Museus (SBM) apoiaram o evento, que também contou com a exibição de vídeos dos museus agora disponíveis no Canal do MUHM no YouTube – www.youtube.com/muhmrs. O vídeo do projeto Memória Carris será veiculado também nos ônibus da empresa a partir da segunda-feira e logo os dos demais museus também serão reunidos e exibidos nos coletivos.

Jennifer Cuty (E), Silvana Sandini, Silvio Belbute e Ana Kretzmann (D)
Os debatedores foram a professora Jeniffer Cuty, vice-coordenadora do curso de Museologia da UFRGS, a professora Silvana Sandini, da FAMECOS/PUCRS e o consultor Silvio Belbute, empresário da área de Tecnologia de Informação. A mediação do encontro foi feita pela curadora dos Twitteiros Culturais, ETC_POA, Ana Kretzmann, e pela responsável pelo setor de Comunicação do MUHM, Letícia Castro.

Jennifer Cuty iniciou a discussão falando de conceitos da área museológica e de redes de museus. "A própria universidade possui um projeto de Rede Virtual de Museus da UFRGS", lembrou a professora, que é também arquiteta e desenvolve pesquisa sobre os temas redes de museus, políticas de preservação, imaginário e memória coletiva.

"Acredito que os modelos de comunicações devem mudar", disse a relações públicas Silvana Sandini, que acredita na integração dos museus. A professora chamou a atenção para o fato de que as Redes Sociais não se restringem ao ambiente virtual e que muitas vezes as instituições não aproveitam os recursos digitais para dialogar e registrar suas histórias. 

Silvio Belbute disse acreditar que a dificuldade de diálogo que muitas vezes existe entre os museus e o público pode mudar a partir das ferramentas virtuais. "No momento em que há colaboração do sujeito na história, há um vínculo", refletiu o consultor em TI. Ele também propôs que os museus formassem uma rede própria para tratar da Comunicação entre eles e com a sociedade, proposta que foi muito bem recebida pelos representantes das instituições presentes.

Os museus presentes também falaram sobre as suas experiências com as mídias e redes sociais, assim como as suas expectativas, já que nem todos possuem perfis e contas nesses canais. Alguns vivem situações bastante distintas. No Twitter é possível encontrar os perfis @muhmrs, @MuseudoInter, @margsmuseu, @memoriacarris, @F_IbereCamargo. Museu da UFRGS e Museu de Comunicação – que recentemente lançou seu site – ainda não possuem esses canais O Memorial do RS acaba de estrear no Twitter com o perfil @memorialdors. Os endereços antecedidos por "@" no Twitter são sempre o endereço que vem após http://www.twitter.com.



Nenhum comentário: