Espaço para comentar notícias, falar sobre o cotidiano, política, comunicação, e a cultura que nos leva a ser quem somos. Ou será o contrário?

quinta-feira, 1 de julho de 2010

São Borja encaminha à AL projeto de restauração Museu Getúlio Vargas

Vou até reproduzir na íntegra, enfim esse projeto foi apresentado, e todos os louros aos que finalmente o fizeram. Aos poucos vejo São Borja mudar e investir, crescer, em especial quanto a área de Patrimônio, que é tão rica e tão pouco explorada - no bom sentido da palavra. Vem enriquecer o "Caminho dos Presidentes" que e deve (precisa!) se equiparar ao inaugurado Memorial Casa do Jango. Que continue assim. E, é claro, vamos acompanhar de perto.

Projeto de restauração do Museu Getúlio Vargas é apresentado na ALRS
Claudia Paulitsch - MTB 9095 | Presidência   11:48 - 30/06/2010
Edição: Letícia Rodrigues - MTB 9373     Foto: Guerreiro / Ag. AL

Comitiva de São Borja pediu apoio do Parlamento para a obra
Comitiva de São Borja pediu apoio do Parlamento para a obra
O projeto de restauração do Museu Getúlio Vargas, localizado em São Borja, foi apresentado na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul (ALRS), nesta manhã (30), durante audiência com o presidente do Parlamento gaúcho, Giovani Cherini (PDT). “É uma obra fundamental para a preservação da história, e com parceria da AES Sul e poder público. É com esta visão, a da cooperação, que precisamos trabalhar”, afirmou Cherini.
O presidente do Parlamento gaúcho manifestou apoio institucional à iniciativa. “O projeto traz a visão do passado, mas se relaciona com o presente e é importante para projetar o futuro”, acrescentou. Cherini aproveitou para destacar a importância histórica da inauguração do Memorial do Legislativo, na tarde desta quarta-feira.
De acordo com a diretora da Lahtu Sensu Administração Cultural, Lúcia Silber, que apresentou o projeto na ALRS, a ideia é inaugurar a obra em 18 meses. Numa segunda fase deve ocorrer a restauração de parte do acervo documental, que contém toda a trajetória política de Getúlio Vargas, acrescentou Lúcia.
A proposta de restauração deve ser aprovada ainda pelas Leis de Incentivo à Cultura (LIC) estadual e federal. Além disso, a iniciativa conta com patrocínio da AES Sul; apoio da Prefeitura de São Borja e Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan); e realização da Cida Planejamento Cultural.
Participaram da audiência, na Sala da Presidência, o prefeito de São Borja, Mariovane Gottfried Weis; o diretor geral da AES Sul, Antônio Paulo Mena Berdet; o representante da Secretaria de Estado da Cultura, Fábio Rosenfeld; o presidente do Memorial de João Goulart, Cristopher Goulart; o vice-presidente do PDT-RS, Flávio Lammel; vereadores de São Borja e outras autoridades.

Nenhum comentário: