Espaço para comentar notícias, falar sobre o cotidiano, política, comunicação, e a cultura que nos leva a ser quem somos. Ou será o contrário?

quinta-feira, 1 de julho de 2010

Museu da Comunicação Hipólito José da Costa tem comercial na web



Como algumas pessoas comentaram que não estavam conseguindo ver (eu, inclusive) toda a propaganda na tv do Museu Hipólito - agora procurando fixar a marca Museu da Comunicação - fui até o YouTube, onde imaginei que estaria. Algumas pessoas tem se surpreendido tanto com a peça publicitária que demoram a entender do que se trata e a associar ao museu. Então, para que fique mais clara a trajetória dessa campanha voluntária, que é da SLM Ogilvy, segue o "histórico".




Campanha renova imagem de Museu
A SLM Ogilvy assina a primeira campanha do Museu de Comunicação Social Hipólito José da Costa. O espaço, que está completando 35 anos, abriga um acervo inestimável relacionado ao patrimônio da comunicação, e está em um processo de grande renovação, para abrigar novas atrações e receber com mais conforto os visitantes.

Entretanto, como o Museu não tinha possuía verba, a agência liderou uma intensa mobilização de diversas empresas da área de comunicação. Dos banners da fachada ao folheto de divulgação, da sinalização interna à campanha publicitária, as empresas contribuíram para a causa gratuitamente, disponibilizando profissionais, equipamentos e materiais.

Quanto à estratégia, a primeira ação da agência foi propor a simplificação do nome do local, que deixa de ser "Museu de Comunicação Social" para ser simplesmente "Museu da Comunicação", indicando que se trata do registro mais completo de tudo que passou pelos meios de comunicação no Rio Grande do Sul.

Este mesmo raciocínio inspirou o conceito desenvolvido: "Você vê. Você ouve. Você lê. Você vive.", e deu origem ao mote da própria campanha, que apresenta os momentos marcantes do noticiário, da publicidade e da música retratados como verdadeiras obras de arte dentro do próprio Museu. Nesse processo de modernização da imagem do Museu da Comunicação, foi também criado um novo logotipo, relacionando sua função com os sentidos do corpo.

A campanha estará presente em TVs, rádios e veículos impressos, que estão cedendo seus espaços para divulgação do Museu.

FICHA TÉCNICA:
Cliente: Museu da Comunicação
Agência: SLM Ogilvy
Criação: Karine Brasil, Renato Angeli e Tiago Russell
Direção de Criação: Paulinho Silva
Planejamento: Eugenio Lumertz e Luiza Pereira
Atendimento: Carolina do Prado Silva
Mídia: Rosana Rodrigues de Oliveira
Produção Eletrônica: José Luce
Produção Gráfica: Vanessa Bertini da Rocha
Arte final: Thomas Rodrigues Nasário
Aprovação do Cliente: Claro Gilberto, Fernando Ernesto Corrêa e Secretária de Cultura Mônica Leal
Produtora do Comercial: Dr. Smith
Fotografia de Vídeo: Alberto La Salvia
Cenografia: Patrícia Pereira
Produtora de Áudio: Technológica
Produtora de Vídeo de Apresentação: Black Maria
Manipulação de Imagem: Leograf
Fotografia: Studio Meneghetti
Ilustrações: Mariana Valente
Empresas Apoiadoras: Impresul, Octo e Revista Shopping Life, Conexão Sul e Digisul

Nenhum comentário: