Espaço para comentar notícias, falar sobre o cotidiano, política, comunicação, e a cultura que nos leva a ser quem somos. Ou será o contrário?

sexta-feira, 23 de julho de 2010

Eleições na Fenaj e Sindicatos - entre eles, o do RS

De 27 a 29 de julho acontece em todo o Brasil a eleição para a nova diretoria da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj). O pleito se dará principalmente nas sedes dos sindicatos, que como no caso do Rio Grande do Sul, também realizam a eleição da diretoria local, mas também em redações, assessorias e outros pontos. Aqui, há apenas uma chapa concorrendo, já na Fenaj, são duas. O sindicato gaúcho já anuncia em seu site para 04 de agosto a data da próxima reunião de negociação salarial, e, de 18 a 22 de agosto, acontece também o 34º Congresso Nacional de Jornalistas, que este ano será em Porto Alegre.


FENAJ convoca jornalistas a participarem do processo eleitoral da entidade

De 27 a 29 de julho os jornalistas brasileiros estão convocados a fortalecer o movimento sindical nacional da categoria. Única Federação a realizar eleição direta, a FENAJ terá processo eleitoral para renovação de sua direção e da Comissão Nacional de Ética nos dias 27, 28 e 29 de julho. O processo conta com a participação de duas chapas.

O envolvimento da categoria no fortalecimento de suas entidades é fundamental neste momento em que tramitam no Congresso Nacional duas Propostas de Emenda Constitucional prevendo o retorno da exigência do diploma de curso superior em Jornalismo como requisito para o exercício da profissão. Considerado um dos pilares da regulamentação profissional dos jornalistas, após vigir por 40 anos no Brasil este requisito foi derrubado pelo STF que, no ano passado, acatou recurso impetrado por entidades patronais.

Urnas fixas e volantes estarão presentes nas capitais e principais cidades dos 26 estados e do Distrito Federal para coletar votos da categoria. Poderão votar os jornalistas em dia com seus sindicatos até o mês de junho, como também jornalistas aposentados.

Em reunião realizada no dia 14 de julho, a Comissão Eleitoral Nacional definiu que o quorum mínimo para validação da eleição em primeira convocação é de 30% dos jornalistas sindicalizados e em dia com suas obrigações sindicais. Disputam o pleito para a FENAJ a chapa 1, "Virar o jogo: em defesa do Jornalismo e do Jornalista", liderada por Celso Schröder, e a chapa 2, "Luta Fenaj", liderada por Pedro Pomar. Cinco candidaturas estão inscritas para as cinco vagas da Comissão Nacional de Ética dos Jornalistas.

Os Sindicatos dos Jornalistas do Município do Rio de Janeiro, Bahia, Rio Grande do Sul, Sergipe, Ceará, Londrina e Goiás realizarão eleição para renovação de suas direções simultaneamente à eleição para a FENAJ.


--
Letícia Castro
Jornalista Profissional Diplomada
Mtb 11802RS

Nenhum comentário: