Espaço para comentar notícias, falar sobre o cotidiano, política, comunicação, e a cultura que nos leva a ser quem somos. Ou será o contrário?

segunda-feira, 28 de junho de 2010

Sarau Lírico de 1º de julho traz o barítono Daniel Soruco e o pianista Silvio Corrêa

O Museu de História da Medicina do Rio Grande do Sul (MUHM) traz na próxima primeira quinta-feira 1º de julho  o barítono Daniel Soruco e o pianista Silvio Corrêa para interpretar obras de Giuseppe Giordani, Christoph W. Gluck, Franz Schubert, Ernest Gold, Fernando Obradors, Pablo Sorozábal, Gaetano Donizetti, Giuseppe Verdi e Ruggiero Leoncavallo, com comentários do médico Aury Hilário, responsável pela Agenda Lírica de Porto Alegre. Atualmente os saraus entraram nos eventos do projeto Música no Museu, que envolve diversos museus do país.

Programa:
1 - Giuseppe Giordani (1744-1798) - CARO MIO BEN
2 - Christoph W. Gluck (1714-1787) - O DEL MIO DOLCE ARDOR
3 - Franz Schubert (1797-1828) - SERENATA
4 - Ernest Gold (1921-1999) - EXODUS
5 - Fernando Obradors (1897-1945) - DEL CABELLO MÁS SUTIL
6 - Pablo Sorozábal (1897-1988) - NO PUEDE SER
7- Gaetano Donizetti (1797-1848) - BELLA SICCOME UN ANGELO
8 - Giuseppe Verdi (1813-1901) - IL BALEN DEL TUO SORRISO
9 - Ruggiero Leoncavallo (1857-1919) - PRÓLOGO de OS PALHAÇOS

Os Saraus Líricos acontecem na 1ª quinta-feira de cada mês dentro do projeto Quintas no Museu, com apoio da Associação Gaúcha de Cultura Musical, e do mantenedor do MUHM, o Sindicato Médico do Rio Grande do Sul.

Os eventos são realizados às 18h30min na sala Rita Lobato do MUHM, que fica na av. Independência, 270, Centro de Porto Alegre (Prédio Histórico do Hospital Beneficência Portuguesa). A entrada é gratuita e há estacionamentos próximos ao local.














Daniel Soruco, barítono

Daniel Soruco - Divulgação
Em 1977, após fazer um teste com o Maestro Pablo Komlós, iniciou estudos de canto lírico na Escola de Ópera da OSPA. Neste período foram suas professoras Helena Weinberg e Lory Keller. Mais tarde estudou também com o barítono Emilio Baldino, maestro Roberto Eggers e a professora Lídia Belardi. Atualmente faz aulas com o professor Silvio Corrêa. Durante o período em que estava na Escola de Ópera participou das Óperas “Il filosofo Di Campagna” no papel de Nardo, e em “Lo Schiavo” no papel de Caiapó. Na opereta de sucesso “Viuva Alegre” apresentou-se no papel do Barão. Desde 1988 apresenta-se anualmente no recital de Canto Lírico da Associação Médica do Rio Grande do Sul, onde participa do projeto “Médicos e Música”, que já existe há 10 anos. Participa seguidamente de apresentações líricas em locais tradicionais como a Assembleia Legislativa e Salão Mourisco da Biblioteca Pública. Cantou sob a direção do maestro Túlio Belardi acompanhado pela OSPA. 







Silvio Corrêa, pianista


"Bacharel em Piano pelo Instituto de Belas Artes da UFRGS e em Ciências Jurídicas e Sociais pela UniRitter.Há mais de 25 anos tem atuado ao lado de cantores líricos e instrumentistas.   Alguns nomes famosos do cenário lírico gaúcho já estiveram sob sua orientação, tais como: Fernando Elsner, Vera Campos, Nelly Baldauf, Daniel Soruco, Luiz E.Degrazzia, Eduardo Bighelini, Rodrigo Cadorin, Nelton Brasil, Giancarlo Barbieri, Gladys Gonçalves, Marga Alvarez, Jeanette Urtassun, Roger Scarton, Giovana Sartori, entre outros.  É reconhecido por seu refinamento quer como pianista solista ou como repassador. Em sua formação de Piano destaca-se o Prof. Hubertus Hoffmann e em Canto os Profs. Fernando Bertaso Ribeiro, Norma Fabel e a renomada soprano italiana em Milão Floriana Cavalli."



Nenhum comentário: