Espaço para comentar notícias, falar sobre o cotidiano, política, comunicação, e a cultura que nos leva a ser quem somos. Ou será o contrário?

quarta-feira, 23 de junho de 2010

Consulta Popular 2010: votação é hoje pessoalmente ou pela Internet

Acontece hoje em todo o RS e na Internet o processo de votação de prioridades da Consulta Popular 2010. Todo portador de título de eleitor com domicílio no RS pode participar, desde que devidamente identificado por Carteira de Identidade ou com o próprio título - no caso de votação online, basta saber o número destes documentos. As urnas estão disponíveis em locais públicos como escolas, prefeituras, bancos e Coredes, entre outros, das 9h às 18h. Em cada município, pelo menos uma urna permanecerá à disposição até as 21h em locais como o Executivo Municipal e Banrisul. A votação online pode ser feita através dos sites www.consultapopular.rs.gov.br e www.sri.rs.gov.br, entre 8h e meia-noite.

As escolhas são feitas de acordo com as prioridades previamente escolhidas por Região/Corede, ou seja, quem tem o título em Porto Alegre, vai votar em projetos para a Região Metropolitano Delta do Jacuí (clique aqui para ver a lista detalhada desta Região), que possui 14 projetos que somam R$ 43.837.045,00.

Cada eleitor pode escolher quatro projetos entre os listados, que envolvem várias secretarias devido à diversidade dos projetos, que incluem reaparelhamento de bombeiros, viaturas para a Brigada Militar e Polícia Civil, conservação de estradas, manutenção e conservação de espaços escolares de ensino fundamental, quadra esportiva, implantação de centros de convivência para idosos (construção e equipamentos), ações de atendimento a crianças e adolescentes (quanto à drogadição, inserção familiar, educacional, sanitária, profissional, cultural e esportiva), pavimentação asfáltica e construção de unidades habitacionais.

Independentemente de posições políticas pré, pós, contra ou a favor ao sistema atual da Consulta Popular, os projetos existem, foram previamente votados, e para que possamos cobrar depois, precisam ser referendados com o voto. No site www.sri.rs.gov.br é possível buscar mais informações sobre como funciona o processo todo, quem está diretamente envolvido e também de edições de outros anos. Eu já votei.

Nenhum comentário: